CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Sanepar amplia capacidade de produção e de armazenamento de água para Cascavel

Sanepar amplia capacidade de produção e de armazenamento de água para Cascavel

Ao completar 61 anos, nesta terça-feira (23), a Sanepar comemora com a comunidade de Cascavel as conquistas e os avanços no saneamento básico, que colocam a...

Publicado em

Por Isabella Chiaradia

Publicidade
Imagem referente a Sanepar amplia capacidade de produção e de armazenamento de água para Cascavel

O Rio do Salto irá contribuir com o abastecimento e o novo reservatório aumentará a capacidade de reserva de água na região do Bairro Morumbi, a partir do próximo ano.

Ao completar 61 anos, nesta terça-feira (23), a Sanepar comemora com a comunidade de Cascavel as conquistas e os avanços no saneamento básico, que colocam a cidade em destaque no cenário nacional. Os investimentos feitos pela Companhia em Cascavel ao longo de cinco décadas garantem abastecimento para 100% da população urbana e levam a cidade rumo à universalização dos serviços de esgotamento sanitário.

Cascavel tem indicadores de saneamento que a igualam a cidades do primeiro mundo. A manutenção desses índices, que auxiliam a cidade a ser uma das melhores do país para se viver, requer trabalho constante e volumosos recursos financeiros. Por isso, os investimentos não param.

A Sanepar já tem programado investimentos de R$ 1,086 bilhão para os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, até 2048. Parte desses recursos está direcionada para duas importantes obras que se iniciam em fevereiro.

Será ampliada a capacidade de oferta e a de reserva de água com a construção de uma nova capação que fará a transposição da água do Rio do Salto até o Rio São José e também de mais um reservatório de água para a região do Bairro Morumbi. A obra deve ser concluída em janeiro de 2025.

A prorrogação do prazo do contrato, autorizada pelo município em outubro do ano passado, já garante novos investimentos para o saneamento básico e para obras e projetos ambientais. Na segunda-feira (22), o governador Ratinho Júnior, o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e o prefeito Leonaldo Paranhos anunciaram a liberação de recursos para a cidade.

Ainda neste mês, Cascavel vai receber cerca de R$ 58 milhões, parte de um total de 196,1 milhões, que serão utilizados pelo município em ações ambientais, incluindo de educação socioambiental. O restante do valor será repassado em duas parcelas anuais durante a vigência do contrato, até 2048.

A presença da Sanepar em Cascavel permitiu a expansão urbana, o crescimento vertical e o desenvolvimento econômico da cidade. A área ambiental teve grande aporte de recursos financeiros que possibilitaram, entre tantas ações, readequar o Lago Municipal Paulo Gorski, ampliar a cobertura florestal, melhorar a qualidade das águas dos rios e mananciais da cidade. As obras de desassoreamento do Lago, que estão em fase de finalização, revitalizaram o cartão postal da cidade, embasadas no Plano de Segurança da Água.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN