CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Começa megaleilão do pré-sal para venda de campos de Búzios, Itapu, Sépia e Atapu

A Petrobras antecipou seu interesse por Búzios e Itapu e, antecipadamente comunicou à União que pretende exercer o direito de ficar com pelo menos 30% delas....

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) iniciou na manhã desta quarta-feira, 6, o megaleilão do pré-sal, no Rio de Janeiro. Na licitação serão ofertadas quatro campos da Bacia de Santos – Búzios, Itapu, Atapu e Sépia. O diretor-geral da agência já sinalizou que duas delas poderão ficar sem ofertas – Atapu e Sépia.

A Petrobras antecipou seu interesse por Búzios e Itapu e, antecipadamente comunicou à União que pretende exercer o direito de ficar com pelo menos 30% delas. Para o mercado, essa é uma indicação de que esses campos são nobres.

Além de ser a licitação de petróleo mais cara entre as realizadas até hoje, essa concorrência tem a peculiaridade de ser uma oportunidade única do ponto de vista geológico. Não existe a chance de os vencedores investirem e não acharem petróleo ou gás, como pode acontecer com as áreas licitadas até então.

A região já foi explorada pela Petrobras, que confirmou a existência de um reservatório gigantesco de petróleo e gás de boa qualidade.

“Não podemos deixar de explorar o pré-sal, seria uma opção pela pobreza”, afirmou Oddone, na cerimônia de abertura do leilão. Ele antecipou que a expectativa é de arrecadar mais do que o somatório de todos os lances pagos desde que a Petrobras perdeu o monopólio da produção, no fim da década de 1990.

O diretor-geral acrescentou ainda que esse leilão “vai catapultar a indústria do Brasil para classe mundial” e que “foi quase um milagre chegar a esse ponto (leilão) devido à sua complexidade”, disse.

Além do diretor-geral da ANP, estão presentes na cerimônia o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e representantes do Ministério da Economia.

O senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) também está na plateia e, ao entrar no hotel onde está sendo realizado o leilão, afirmou que conta com a venda de 100% das áreas ofertadas.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN