Férias: época propícia para a transmissão de vermes
Rede de Farmácias Estrela oferece variedade de medicamentos para combater a verminos...
Publicado em
Por Redação CGN
O aumento na procura de medicamentos para vermes é um fenômeno comum nas férias, devido a vários fatores, como: grande fluxo de pessoas em um mesmo local, clima tropical, pés descalços e consumo de alimentos sem a higienização correta.
Os vermes são organismos que precisam de outro organismo, o hospedeiro, para sobreviver. Eles se nutrem do hospedante e esse ato pode provocar uma série de problemas de saúde, incluindo anemia, diarreia, dor abdominal entre outros. Os parasitas não fazem distinção de sexo, idade ou classe social.
O que são verminoses?
As verminoses, doenças causadas pelos vermes, são um problema de saúde pública global. No Brasil, as verminoses são mais comuns em áreas rurais e em regiões com baixo saneamento básico. No entanto, elas também podem ocorrer em áreas urbanas, principalmente em crianças. As principais formas de transmissão de vermes parasitas são: ingestão de água ou alimentos contaminados, contato com fezes contaminadas e pequenos ferimentos na pele.
Como prevenir?
Por isso, é importante seguir bons hábitos de higiene (lavar bem mãos e alimentos frescos antes de comer, ferver água sem tratamento e manter unhas cortadas), evitar o consumo de carnes cruas ou malpassadas, assim como não andar descalço em locais suspeitos.
Os principais sintomas de quem está com verminose são: dor e inchaço abdominal, diarreia, náuseas, vômitos, cansaço, perda de peso sem causa aparente e alterações do apetite. Se suspeita que possa estar infectado por vermes, procure um médico. O tratamento é feito com medicamentos antiparasitários.
Tratamento
Você encontra em toda a Rede de Farmácias Estrela uma variedade de medicamentos para combater a verminose. Alguns são de dose única, enquanto outros podem conter mais comprimidos e esquemas de dias a serem tomados. Por isso, é importante consultar um farmacêutico Estrela para receber orientação sobre qual medicamento é o mais adequado para cada caso.
Texto de Valéria Andrade Suetake.
Foto: Edgar Rodrigues
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou