CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Itamaraty confirma que mais 32 brasileiros e familiares deixaram a Faixa de Gaza

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou na manhã desta quinta-feira, 21, rumo ao Aeroporto Internacional de Cairo. Esse é o terceiro voo de repatriação...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O Itamaraty confirmou que mais 32 brasileiros e familiares próximos deixaram a Faixa de Gaza nesta quinta-feira, 21. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o grupo já está no Egito e seguirá viagem para a capital Cairo, acompanhado por uma equipe da embaixada brasileira.

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou na manhã desta quinta-feira, 21, rumo ao Aeroporto Internacional de Cairo. Esse é o terceiro voo de repatriação de brasileiros em Gaza, desde que Israel declarou guerra em resposta ao ataque terrorista do Hamas, em 7 de outubro.

O voo decolou com um carregamento de seis toneladas de ajuda humanitária que será fornecido pelo Brasil, informou o governo. A carga inclui purificadores de água, painéis solares e outros equipamentos para geração de energia. O avião da FAB deve chegar ao Egito na noite desta quinta-feira e, na volta, trará o grupo de repatriados. O desembarque é esperado para manhã sábado, em Brasília.

Ao todo, foram repatriados 1.525 brasileiros desde o início da guerra, sendo 1.413 vindos de Israel, 80 da Faixa de Gaza e mais 32 da Cisjordânia, território palestino ocupado que também viu a violência aumentar em meio à guerra.

A entrada de ajuda humanitária para Gaza pela fronteira terrestre foi autorizada por Israel no final da semana passada em meio à crescente pressão internacional por uma redução do drama humanitário que atinge civis no enclave. O apelo tem sido reforço pelos Estados Unidos, principal aliado israelense.

O conflito se arrasta desde outubro, quando terroristas do Hamas mataram 1.200 pessoas e levaram 240 como reféns em um ataque sem precedentes contra Israel. Em resposta, Tel-Aviv tem bombardeado o enclave constantemente e lançou uma incursão terrestre com o objetivo declarado de “aniquilar” o grupo terrorista. Do lado palestino, a guerra deixou mais de 20 mil mortos, segundo o ministério da Saúde de Gaza, que é controlado pelo Hamas.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN