CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Para FGV, IPC-S de dezembro deve subir em torno de 0,2%; expectativa anterior era de 0,4%

O IPC-S arrefeceu de 0,33% para 0,25% na passagem da primeira para a segunda quadrissemana de dezembro, conforme divulgou a FGV. O resultado levou o indicador...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da segunda quadrissemana de dezembro reforça o cenário de surpresas positivas com a inflação, avalia o economista da Fundação Getulio Vargas (FGV) André Braz. A expectativa agora é que o indicador encerre dezembro com alta em torno de 0,2%, projeta Braz, ante estimativa anterior de 0,4%.

O IPC-S arrefeceu de 0,33% para 0,25% na passagem da primeira para a segunda quadrissemana de dezembro, conforme divulgou a FGV. O resultado levou o indicador a uma alta de 3,51% no acumulado em 12 meses, nível semelhante ao que Braz projeta para a métrica ao final do ano.

Entre as surpresa positivas da divulgação, o economista destaca as variações comportadas do grupo Alimentação (0,57% para 0,49%) e do item passagem aérea (5,53% para 4,13%).

“São grupos e itens que geralmente tendem a pressionar a inflação no período, por uma demanda mais forte, mas não é o que estamos vendo. Há uma perda de tração, que contribui para a inflação subir menos”, resume Braz.

Ele cita ainda que a perspectiva para a inflação no curto prazo pode ficar ainda mais positiva em caso de novo corte da Petrobras no preço dos combustíveis. “Um corte agora ou a partir de janeiro seria muito bem vindo para a inflação. A depender da data, poderia ter impacto baixista ainda nos números de 2023”, observa.

Nessa leitura, a gasolina registrou novo recuo, de 1,20%, mas em menor intensidade do que na quadrissemana anterior, quando a queda foi de 1,84%.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN