AMP
Boletim do IDR-Paraná detalha El Niño em novembro e volume de chuva sobre o campoFoto: IDR-PR

Boletim do IDR-Paraná detalha El Niño em novembro e volume de chuva sobre o campo

A agricultura do Paraná foi prejudicada nas regiões mais ao Sul, onde ocorreram altos índices de precipitações. Nas demais regiões a agricultura se desenvolveu dentro da......

Publicado em

Por CGN

Boletim do IDR-Paraná detalha El Niño em novembro e volume de chuva sobre o campoFoto: IDR-PR

Novembro de 2023 foi novamente um mês marcado por muita chuva no Paraná, assim como outubro, devido principalmente à atuação do fenômeno El Niño, que favoreceu a passagem de frentes frias, configurações de sistemas de baixa pressão entre o Paraguai e norte da Argentina e fluxos de umidade e calor proveniente do Norte do Brasil, aponta o boletim do IDR-Paraná que analisa o impacto das variações do clima nas culturas do campo.

A agricultura do Paraná foi prejudicada nas regiões mais ao Sul, onde ocorreram altos índices de precipitações. Nas demais regiões a agricultura se desenvolveu dentro da normalidade.

A média estadual de precipitação foi de 212,6 mm e a média histórica é de 144,2 mm. A maior precipitação registrada foi de 421,6 mm em São Miguel do Iguaçu, no Oeste, sendo que desse total 127,2 mm ocorreu em um único dia (03). 

Houve precipitações em quantitativos elevados em todas as regiões durante o mês de novembro, especialmente nas regiões Sudoeste, Oeste e Sul. A região Sudoeste registrou 190,1 mm acima da média histórica. Em Palmas, por exemplo, a média histórica é de 149,4 mm e choveu 416,2 mm, 266,8 mm a mais. Em vários municípios do Paraná as chuvas de novembro atingiram recordes históricos desde 1997, como em Curitiba, Pato Branco, Pinhais, Ubiratã, Francisco Beltrão, entre outros.

Menores quantitativos pluviométricos ocorreram nas regiões Noroeste e Norte, mas ainda assim com valores próximos da média histórica.

As temperaturas máximas do ar foram bastante variáveis no Paraná. Na maioria das localidades onde houve chuvas constantes e excessivas, como Sul, Sudoeste, RMC e Litoral, as temperaturas máximas do ar foram mais amenas, inferiores à média histórica. Por outro lado, nas regiões em que as chuvas não foram extremamente volumosas as temperaturas máximas do ar foram mais elevadas que a média histórica do local.

Já as temperaturas mínimas do ar foram superiores à média histórica em todo o Paraná, o que significa que as noites e madrugadas foram bastante quentes. Em novembro houve outra onda de calor, além da de setembro. Na média estadual, em novembro a temperatura máxima e mínima do ar foram 0,2 ºC e 1,4°C acima da média histórica, respectivamente. As anomalias foram superiores na grande maioria das regiões, com destaque para o Centro, Norte, parte do Sudoeste, Campos Gerais e parte da RMC. 

Confira o impacto nas culturas:

SOJA – Até o final de novembro foi realizada 96% da semeadura da safra de soja no Paraná e desse montante 86% apresentaram boas condições, 12% condições medianas e 2% condição ruim, sendo essas duas últimas concentradas na região Sul e Sudoeste. Nas regiões Oeste e Centro-Oeste houve um desenvolvimento mais lento da cultura devido as precipitações volumosas, pouca luminosidade e calor excessivo.

Nas regiões Sudoeste e Sul, devido às chuvas constantes e excessivas, houve atraso no plantio, florescimento precoce com porte baixo das plantas e muitas áreas com necessidade de replantio. Nas regiões Norte e Noroeste o clima favoreceu a cultura, as chuvas foram suficientes para um bom desenvolvimento das plantas.

MILHO 1ª SAFRA – De acordo com a Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), 99% da área de milho 1ª safra foram semeadas até novembro no Paraná e 80% apresentaram condições consideradas boas, 16% médias e 4% ruins. O milho em condição ruim e mediana encontra-se majoritariamente nas regiões que ocorreram chuvas intensas, como Sul e Sudoeste. Nas demais regiões, as chuvas de novembro favoreceram o abastecimento hídrico do solo e das plantas.

FEIJÃO 1ª SAFRA – As chuvas intensas ocorridas em novembro prejudicaram muito a cultura do feijão no Paraná, uma vez que as principais regiões de cultivo estão mais sul do Estado onde ocorreram altos índices pluviométricos. A umidade do solo excessiva e a baixa luminosidade registrada em novembro prejudicaram o desenvolvimento das lavouras, as quais apresentaram porte baixo, alta incidência de doenças e redução no potencial produtivo. Até o final do mês a semeadura atingiu 99% do total previsto, estando 53% sob boas condições, 38% mediana e 9% ruim.

TRIGO – Encerrou-se a colheita do trigo no Paraná. O trigo foi a cultura que mais foi prejudicada pelas chuvas, apresentando baixa produtividade e qualidade. Altos índices de pragas e doenças como brusone e giberela, umidade excessiva do solo, atraso na colheita, alta umidade dos grãos, foram algumas adversidades enfrentadas pela cultura.

MANDIOCA – A colheita da mandioca ocorreu em um ritmo mais lento devido ao excesso de precipitação. O plantio da nova safra foi concluído e as lavouras apresentaram bom desenvolvimento.

CANA-DE-AÇÚCAR – Em novembro deu-se continuidade na colheita da cana-de-açúcar. As novas lavouras apresentaram bons desenvolvimentos.

FRUTICULTURA – De acordo com a Seab, as chuvas excessivas no Sul do Estado prejudicaram alguns pomares de ameixa, pêssego, uva, maçã e tangerina devido à queda das frutas e ataque de doenças. Nas demais regiões o desenvolvimento das frutíferas ocorreram dentro da normalidade.

OLERÍCOLAS – O grande quantitativo de precipitação prejudicou muitas áreas olerícolas, com erosão e apodrecimento das plantas, principalmente as folhosas cultivadas a céu aberto.

CAFÉ – A colheita do café foi finalizada e as plantas apresentaram um bom desenvolvimento.

PASTAGENS – Devido ao alto quantitativo pluviométrico de novembro, as pastagens aumentaram a produção da massa verde.

MANANCIAIS HÍDRICOS – As chuvas elevaram consideravelmente os níveis dos rios, represas e córregos.

SOLO – Devido aos altos qualitativos pluviométricos houve muitos episódios de erosão hídrica no solo. A demanda pela semeadura e outros manejos culturais em solos úmidos também provocaram compactação de solos por máquinas agrícolas. Ressalta-se a necessidade de ampliação das práticas conservacionistas para a preservação dos solos.

Quanto ao efeito do clima na agricultura do Paraná, os altos índices pluviométricos prejudicaram parcialmente a agricultura nas regiões que o quantitativo de precipitação foi extremo. Nas demais regiões a agricultura se desenvolveu dentro da normalidade.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Vazio sanitário da soja passa a valer em todo o Paraná a partir deste sábado
Colheita de 713 mil sacas de café chega a 36% no Paraná; cultura alcança R$ 1,1 bilhão
Estado reforça medidas de contenção após detecção de greening no Vale do Ribeira
Paraná mostra resultados da política de saúde animal para a agroindústria em evento global
Gestores se reúnem no Paraná para alinhar futuro da inspeção de produtos de origem animal
Protagonismo paranaense na cadeia de proteínas animais é destaque em congresso nacional
Adapar apresenta ações de saúde animal e inspeção de produtos a outros estados
Adapar orienta produtores sobre transporte de animais após País ganhar certificação internacional
IDR e UFPR testam alternativa para cultivo do maracujazeiro em busca de produtividade
Programação de Corpus Christi: Ceasa de Maringá estará aberta na quinta-feira
Adapar recebe comitiva do Japão para auditorias sanitárias de carne bovina e suína
Em seis anos, Paraná eleva produção de suínos em 34% e de frangos em 24,4%
Carlópolis, que produz 37,7 mil toneladas de frutas, sediará o VI Simpósio da Fruticultura
Produtores da região Sudoeste entram no vazio sanitário da soja, que vai até setembro
Governo apresenta iniciativas e possibilidades no setor agroindustrial para cooperativas
Governo apresenta propostas de investimentos no setor agro para cooperativas
Paraná apresenta experiência em sanidade animal e vegetal em evento nacional
Paraná bate recorde de produção de carne de frango, suína e bovina no 1º trimestre de 2025
Do plantio direto ao manual agropecuário: editora do IDR celebra 50 anos com 600 obras
Paraná recebe encontro nacional para debater incentivo ao turismo rural no Brasil
Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X