CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a UEPG reuniu 6,9 mil pessoas em quatro cidades do Paraná neste vestibular
UEPG reuniu 6,9 mil pessoas em quatro cidades do Paraná neste vestibularFoto: Aline Jasper/UEPG

UEPG reuniu 6,9 mil pessoas em quatro cidades do Paraná neste vestibular

A novidade deste vestibular foi a gratuidade das inscrições para as Licenciaturas. Angela Dejanira de Moura é babá e aproveitou a oportunidade para lutar por seu......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a UEPG reuniu 6,9 mil pessoas em quatro cidades do Paraná neste vestibular
UEPG reuniu 6,9 mil pessoas em quatro cidades do Paraná neste vestibularFoto: Aline Jasper/UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou no último domingo (26) o vestibular de 2023. Quase 7 mil pessoas (6.936 candidatos) compareceram às provas para disputar as 1.495 vagas em 39 cursos presenciais de graduação. A prova foi realizada em 23 locais de quatro cidades (Ponta Grossa, Curitiba, Maringá e Cascavel) envolvendo quase mil servidores da UEPG. O resultado será divulgado até 22 de dezembro. 

A novidade deste vestibular foi a gratuidade das inscrições para as Licenciaturas. Angela Dejanira de Moura é babá e aproveitou a oportunidade para lutar por seu sonho de fazer Letras – Português/Inglês. “Estava gratuito, então eu pensei: eu vou fazer. É o que eu gosto, gosto muito de ler, então para mim foi muito bom”, disse.

Assim como nas edições anteriores, os vestibulandos moram de Norte a Sul no Paraná. André Victor Betim Viana, de 19 anos, de Imbaú, tenta uma vaga no curso de Direito. “É a primeira vez que eu estou prestando UEPG, é a universidade pública gratuita mais próxima da minha cidade”, disse. André se preparou estudando matérias de exatas, redação, assistindo a videoaulas e aproveitou que tem familiares morando na cidade para apostar na UEPG.

Eliziane Ribeiro Breula tem 47 anos e é de Ponta Grossa. Ela tenta uma vaga em Ciências Biológicas. A última prova que Eliziane prestou foi o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2003. Para ela, fazer o vestibular da UEPG é um ato de coragem. “Não é fácil estudar, a gente trabalha o dia todo, chega em casa, faz janta e só depois estuda até a hora que dá. Minha filha que me inscreveu no Vestibular, a gente estudava junto, foi bem legal”, conta.

Assim também pensa Elio Pupo, de 68 anos, servidor aposentado da UEPG que é formado em Geografia e era auxiliar de atividades de ensino no Bloco M. Elio fez o vestibular sonhando com uma vaga no curso de Artes Visuais. “Eu andei pesquisando, envolve cinema, pintura e outras artes. Escolhi o curso pelo fato de estar aposentado e começar a mexer com artesanato. Isso me chamou atenção para essa área de Artes Visuais; para passar na prova, estou contando com meus estudos de atualidades e minha experiência pessoal”, disse.

Rosane de Fátima Belter também fez a prova para Licenciatura em Artes Visuais. Ela conta que se preparou bastante com o apoio dos professores da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (Apadevi). “Como eu perdi a visão faz nove meses, eu ainda não sei totalmente o Braille, então eu vou fazer a prova oral. Vai ter um ledor que vai ler a prova pra mim e um transcritor que vai escrever tudo pra mim. Espero fazer uma prova bem tranquila”, conta. 

Rosane e Elio participam, nesta segunda-feira (27), do Teste de Habilidades Específicas (THE) – uma prova prática voltada para os candidatos de Música e Artes Visuais. O curso de Artes Visuais completa 20 anos em 2023.

Todas as informações sobre redação, gabarito e provas estão disponíveis na página da CPS: https://cps.uepg.br/inicio/. Os recursos podem ser enviados até 48h depois da divulgação dos gabaritos.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais