CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Com alívio do calor, Rio fará manutenção do Sistema Guandu na 5ª feira
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Com alívio do calor, Rio fará manutenção do Sistema Guandu na 5ª feira

Depois de seguidos adiamentos causados pela onda de calor extremo que atingiu grande parte do Brasil, incluindo o Rio de Janeiro, nas últimas semanas, a Companhia......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Com alívio do calor, Rio fará manutenção do Sistema Guandu na 5ª feira
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Depois de seguidos adiamentos causados pela onda de calor extremo que atingiu grande parte do Brasil, incluindo o Rio de Janeiro, nas últimas semanas, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio (Cedae) confirmou que fará a manutenção do Sistema Guandu na próxima quinta-feira (30). 

A estação de tratamento de água (ETA) é responsável pelo abastecimento de mais de 10 milhões habitantes em municípios do Rio e da Baixada Fluminense, na região metropolitana. A operação de manutenção, que inclui vistoria de estruturas e equipamentos, deve se iniciar às 4h do dia 30 e durar 24 horas.

Além da ETA Guandu, passarão pela manutenção preventiva dois subsistemas de água tratada, Marapicu e Lameirão. Mais de 500 profissionais participarão da operação, incluindo engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento.

Os técnicos farão inspeções e correções para reforçar a eficiência do sistema, como instalação de equipamentos, reparos gerais, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza das estruturas que não podem ser acessadas durante a operação normal.  

Procedimento no verão 

A Cedae explica que o procedimento é feito perto do verão – que começa em dezembro – justamente para garantir que a ETA entre no período mais quente do ano funcionando sem intercorrências e com a capacidade total.  

Economia de água 

A Cedae pede que a população economize água durante o período de manutenção, adiando tarefas não essenciais. Os municípios que terão o abastecimento afetado são o Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados.  

A operação do sistema será retomada de forma gradativa logo após a conclusão da manutenção. 

Fonte: Agência Brasil

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais