CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Ações ambientais marcam o Dia do Rio em Cascavel

Ações ambientais marcam o Dia do Rio em Cascavel

“Precisamos cuidar do nosso bem maior, que é o rio, a água, tão necessária para a sobrevivência de muitas espécies”, diz o secretário de Meio Ambiente,...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Publicidade
Imagem referente a Ações ambientais marcam o Dia do Rio em Cascavel

O Dia do Rio, celebrado nesta sexta-feira (24), foi marcado por ações ambientais em Cascavel. Logo pela manhã, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a ONG Amigos dos Rios, Sanepar, Rotary Club e outras entidades, uniram forças para promover o recolhimento de resíduos no entorno do Lago Municipal. Também houve uma caminhada para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos, cujo destino inadequado impacta diretamente nos rios e no ambiente natural.

“Precisamos cuidar do nosso bem maior, que é o rio, a água, tão necessária para a sobrevivência de muitas espécies”, diz o secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth.

Presente nas atividades, o vice-prefeito Renato Silva destacou a interligação entre cuidar do meio ambiente e preservar a saúde.

“Tudo o que fazemos ainda é pouco. Precisamos fazer mais, cuidar mais, preservar mais, do meio ambiente à saúde das pessoas. Cuidando do meio ambiente, cuidando da preservação da saúde, prevenimos. E nada melhor do que essas ações aqui, com a sociedade inteira envolvida. E tudo o que fazemos ainda é pouco. Precisamos fazer mais, cuidar mais, preservar mais, cuidar do meio ambiente, da natureza, do nosso lar e da saúde das pessoas”, enfatiza.

O Lago Municipal de Cascavel está passando por um processo de desassoreamento. Rita Camana, gerente regional da Sanepar, disse que a ação desta sexta-feira também teve como objetivo mostrar à população o trabalho realizado e despertar a consciência pela preservação.

“A Sanepar está quase concluindo o trabalho de desassoreamento e é necessário manter esse cuidado com o lago municipal. Foram instaladas várias contenções e ainda temos mais para colocar. Essas contenções foram colocadas nos pontos de vulnerabilidade do lago, onde chegam os resíduos, sejam eles maiores ou a areia, pedra. Depois disso, precisamos manter a limpeza para evitar que esses resíduos cheguem ao lago municipal”, enfatiza.

Adelar Valdameri, representante da ONG Amigos Rios, ressaltou que a retirada dos resíduos evita a proliferação do mosquito da dengue e defendeu a ampliação do programa de educação ambiental para sensibilizar e mudar a conduta em relação ao cuidado com a vida.

Dando sequência às ações, no sábado (25), será realizada a soltura de 30 mil peixes nas bacias do Rio Cascavel, Rio Saltinho e Rio Peroba. O ponto de encontro será a partir das 8h30, no vertedouro do Lago Municipal. A ação é voltada para toda a comunidade.

E para encerrar a celebração, no sábado, 2 de dezembro, a atividade segue para a área rural de Cascavel. Mais 30 mil alevinos e peixes serão soltos no Rio São José e no Rio do Salto. O ponto de encontro será às 8h30, na Igreja do distrito de São Salvador.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN