Greca recebe a visita do novo diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento e discute investimentos
A AFD é parceira de Curitiba em uma série de projetos estruturantes. Dominique estava acompanhado do gerente de projetos da AFD, Rogério Barbosa.......
Publicado em
Por CGN
O prefeito Rafael Greca recebeu, nesta quarta-feira (22/11), a visita do novo diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para o Brasil e Cone Sul, Dominique Hautbergue.
A AFD é parceira de Curitiba em uma série de projetos estruturantes. Dominique estava acompanhado do gerente de projetos da AFD, Rogério Barbosa.
- Concluído, Plano de Ação de Gênero para o Bairro Novo da Caximba entra na fase de execução
- Tecnoparque gera R$ 6 bilhões ao ano para empresas e 20 mil empregos diretos em Curitiba
- Pirâmide Solar ajuda a reduzir gasto de energia das atrações do Natal de Curitiba
- Novo diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento conhece o Bairro Novo da Caximba em Curitiba
Participaram também do encontro os secretários Luiz Fernando Jamur (Governo Municipal e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e Marilza Dias (Meio Ambiente), além da equipe técnica do IPPUC: Antônio Taboada e Raquel Cruz (coordenadores do Programa de Desenvolvimento do Umbará e Ganchinho); Sueli Hass (diretora de Planejamento); e Ana Jayme (Assessora de Investimentos).
Boa impressão
O novo diretor da AFD veio conhecer o Programa de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo da Caximba, que tem financiamento do órgão em parceria com a Prefeitura de Curitiba.
“Ficamos muito impressionados com o avanço do projeto. Sem dúvida é um trabalho muito importante que estamos realizando juntos”, comemorou Dominique, que contou que residiu em Curitiba em 1991 e atuou em projetos de pesquisas no período em que Jaime Lerner foi prefeito da cidade.
O prefeito comentou que este é um dos principais programas da administração. “Este é um projeto redentor. Foi durante uma visita a esta região em que decidi disputar a Prefeitura para ajudar a mudar a triste realidade que vi lá”, explicou o prefeito.
O Bairro Novo do Caximba prevê a retirada de 1.147 famílias da região mais próxima ao rio e para serem reassentadas nas novas casas. A Área de Preservação Permanente (APP) será totalmente recuperada com a instalação do corredor ecológico, um parque linear, lagoas de contenção e um dique, para absorver as cheias do Barigui.
Desenvolvimento do Umbará e Ganchinho
Os executivos da AFD também conheceram os projetos do Programa de Desenvolvimento dos bairros Umbará e Ganchinho, que entre outras intervenções prevê a primeira fase da Reserva Hídrica do Futuro e a implantação de um Parque Linear, desde a região da Linha Verde até o encontro com o Rio Iguaçu, no limite com São José dos Pinhais.
Parceira de Curitiba
A AFD já atuou em vários projetos com parceira com a Prefeitura de Curitiba. Entre as intervenções estão a implantação em Curitiba dos parques lineares Guairacá, na Fazendinha; Yberê, na região do Rio Bonito; e Mairi, na divisa com a CIC. Todos ao longo do Rio Barigui.
Também contaram com financiamento da AFD a trincheira da Rua Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, que forma binário com a trincheira existente do Bacacheri-Bairro Alto, formado pelas ruas Gustavo Rattman (Bacacheri) e José Zgoda (Bairro Alto) e a implantação do Ligeirão FagundesVarela/Pinheirinho, pela Linha Verde, como parte do Programa de Recuperação Ambiental e Ampliação da Capacidade da RIT (Rede Integrada de Transporte).
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou