CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Tebet, sobre emenda de Lindbergh: Equipe econômica ainda não discutiu mudança de meta

Tebet ainda destacou que o governo também trabalha com o prazo relativo ao período em que parlamentares podem apresentar emendas ao projeto da LDO. Ele foi...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse nesta terça-feira, 14, que a equipe econômica “não discutiu ainda” a possibilidade de mudança ou não da meta do resultado primário de 2024, hoje estabelecida com déficit zero. A declaração foi dada após Tebet ser questionada sobre o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) ter apresentado duas emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) do próximo ano que alteram a meta fiscal do ano que vem. Uma delas prevê déficit de 0,75% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e a outra, de 1%.

Tebet ainda destacou que o governo também trabalha com o prazo relativo ao período em que parlamentares podem apresentar emendas ao projeto da LDO. Ele foi estendido até sexta-feira, 17, pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A ministra ainda citou a possibilidade de uma nova prorrogação, até segunda-feira, 20.

“Não posso falar em nome da equipe econômica, até porque a gente não discutiu ainda essa possibilidade de mudança de meta ou não. Nós temos esse prazo, até sexta-feira, talvez até segunda – há possibilidade de ser estendida a apresentação de emendas até segunda – não sei se seremos convocados para discutir a questão de meta até lá. Cada parlamentar tem direito, não só de colocar meta de menos 1% do PIB, menos 0,75%, como até falar assim, nós queremos superávit de 0,25% do PIB“, respondeu a ministra após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Ela pontuou que a equipe está “tranquila” porque mantém bom diálogo com o relator da LDO, Danilo Forte (União-CE), que, na avaliação da ministra, “no momento certo irá ponderar se vai mexer ou não na meta”. “E é o Congresso Nacional, o relator, provavelmente vai nos ouvir, saber de dados, das informações da equipe técnica. O Danilo tem conversado conosco, perguntado, tem vindo atrás de informação, números técnicos para embasar seu relatório, então nesse aspecto da comunicação estamos muito tranquilos. E no momento certo ele vai ponderar se vai mexer ou não na meta, e de quando isso se dará”, disse.

O governo enfrenta uma discussão interna sobre a meta do próximo ano, que divide principalmente a Fazenda e a Casa Civil, capitaneada por Rui Costa. O titular da Casa Civil defende uma mudança da meta fiscal para um rombo de 0,5% do PIB, enquanto Haddad tenta convencer Lula a segurar o alvo atual pelo menos até março do próximo ano.

A expectativa é que o parecer do projeto da LDO seja votado no dia 22 de novembro na Comissão Mista de Orçamento (CMO). Depois, o texto ainda precisará ser aprovado em sessão conjunta do Congresso, que pode ocorrer no dia 23. No último dia 7, o relatório preliminar passou no colegiado orçamentário com a meta de déficit zero nas contas públicas em 2024.

Com a aprovação do parecer preliminar, o governo ficou impedido de enviar uma mensagem modificativa com alteração da meta na LDO, mas a objetivo fiscal ainda pode ser alterado este ano se o relator acatar alguma emenda apresentada por parlamentar ou se o Palácio do Planalto fizer um acordo amplo com o Congresso para que o próprio Forte mude a meta em seu parecer.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN