CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

‘Meta zero, para mim, é programática, não precisa nem estar na lei’, diz Haddad

“Para mim, a meta zero é programática, não precisa nem estar na lei para perseguir”, declarou o ministro ao participar de evento do Itaú BBA. O...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Em meio à pressão política pela mudança do objetivo, por enquanto previsto na peça orçamentária, de zerar o déficit das contas públicas primárias, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou a meta como “programática”.

“Para mim, a meta zero é programática, não precisa nem estar na lei para perseguir”, declarou o ministro ao participar de evento do Itaú BBA. O ministro iniciou a sua fala pregando responsabilidade fiscal, defendida por ele, conforme pontuou, desde antes de assumir o cargo.

“Desde dezembro, quando fui anunciado ao cargo, disse que não acreditava que o impulso fiscal era a melhor coisa para a economia crescer com sustentabilidade fiscal, ambiental e social”, lembrou.

O ministro defendeu que o País deve “melhorar” tanto a política fiscal quanto a monetária para, com reformas macro e microeconômicas, decolar de novo. “Posso assegurar que não vou deixar esqueleto para ninguém”, disse Haddad, ao prometer não entregar uma herança ruim ao próximo governo.

O ministro pontuou que se fosse aprovada a medida provisória 1185, que limita a redução dos tributos federais devido a subvenções de ICMS, responsável por uma renúncia de R$ 64 bilhões, o governo já teria déficit zero neste ano. “A falta de bom senso compromete quatro ou cinco anos da história de um País.”

Mais uma vez, Haddad declarou que o Brasil tem tudo para crescer acima da média mundial, apontando o ambiente geopolítico, com o mundo buscando fontes de energia limpa, favorável ao País.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN