CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Acolhimento familiar transforma vidas de crianças e adolescentes com medida protetiva em Curitiba
Acolhimento Familiar: transformando vidas de crianças e adolescentes com medida protetiva em Curitiba. Foto: Divulgação

Acolhimento familiar transforma vidas de crianças e adolescentes com medida protetiva em Curitiba

O evento marca o quarto ano de implementação do Programa Acolhimento Familiar na modalidade Família Acolhedora em Curitiba. Servidores da Fundação de Ação Social......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Acolhimento familiar transforma vidas de crianças e adolescentes com medida protetiva em Curitiba
Acolhimento Familiar: transformando vidas de crianças e adolescentes com medida protetiva em Curitiba. Foto: Divulgação

O acolhimento familiar tem se destacado como a alternativa prioritária para crianças e adolescentes que precisam ser afastados de suas famílias de origem devido à violação de seus direitos. Essa visão é defendida pelo desembargador Sérgio Luiz Kreuz, referência no país no assunto. Ele compartilhou suas perspectivas no Seminário sobre o Programa Acolhimento Familiar, promovido pela Prefeitura de Curitiba, nesta terça-feira (24/10), no Salão de Atos do Parque Barigui.

O evento marca o quarto ano de implementação do Programa Acolhimento Familiar na modalidade Família Acolhedora em Curitiba. Servidores da Fundação de Ação Social (FAS), que coordena o programa na capital com as secretarias municipais da Saúde e da Educação, membros da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, conselheiros tutelares e representantes de órgãos judiciais e do Ministério Público discutiram a importância do acolhimento família para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

De acordo com o desembargador Kreuz, a modalidade Família Acolhedora deve ser a preferência quando se trata de substituir o acolhimento institucional para crianças e adolescentes sob medida protetiva devido a violações de direitos, como violência, abuso sexual, abandono ou negligência. Ele enfatiza que, embora, em algumas situações, o acolhimento institucional seja necessário, isso frequentemente viola o direito das crianças de conviver em um ambiente familiar.

Experiência

Curitiba está fazendo esforços para conscientizar a população sobre a importância do acolhimento familiar e para encorajar mais famílias a se tornarem parte do Programa Acolhimento Familiar. Atualmente, o município conta com 169 famílias inscritas, das quais 85 estão habilitadas para acolher crianças e adolescentes. Antes de receberem os acolhidos, essas famílias passam por avaliação, treinamento e supervisão por técnicos e recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 998.

Tatiana Possa Schafachek, diretora de Proteção Social Especial da FAS, destaca que um maior número de famílias aderindo ao programa garantiria que mais crianças e adolescentes tenham a oportunidade de crescer em um ambiente familiar. Atualmente, de 600 crianças e adolescentes acolhidos em Curitiba, apenas 22 estão em famílias acolhedoras, refletindo um quadro semelhante ao do estado e do país.

No Paraná, das 3.105 crianças e adolescentes sob medida protetiva, apenas 499 vivem em famílias acolhedoras, enquanto o restante está em instituições de acolhimento.

Campanha

Para promover o programa e sensibilizar a população, a superintendente da FAS, Melissa Cristina Alves, lançou uma campanha publicitária durante o seminário.

O material, já visível em pontos de ônibus e nas redes sociais, destaca a importância do apoio e do carinho de uma família na vida de toda criança e adolescente, destacando gestos simples como brincar de aviãozinho, preparar um bolo, fazer acampamento na sala de casa ou cortar o cabelo juntos.

As peças da campanha incluem um QR Code que direciona para informações sobre o programa e detalhes sobre como se inscrever para se tornar uma família acolhedora.

Presenças

Participaram também do seminário a promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná que atua na Vara da Infância e Juventude de Curitiba, Fernanda Nagl Garcez; a juíza Manuela Simion Pereira Rattmann, do Fórum Descentralizado do Pinheirinho; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), Renan Gustavo Costa Ferreira; e a coordenadora do Serviço Família Acolhedora da Acridas, associação da sociedade civil que executa o serviço de acolhimento em Família Acolhedora em Curitiba, Andrea Bonfim Luchesi.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN