AMP
Conservatório comemora 30 anos com convidados especiais e programas tradicionais. Foto: Divulgação

Conservatório de MPB mistura os programas tradicionais com músicos especiais

Fãs do Castelo Rá-Tim-Bum têm tarde de autógrafos com ídolos em Curitiba Poeta curitibano recebe homenagem no Festival da Palavra Encerra a programação......

Publicado em

Por CGN

Conservatório comemora 30 anos com convidados especiais e programas tradicionais. Foto: Divulgação

O Conservatório de MPB de Curitiba comemora três décadas de história nesta semana com programações de alta qualidade e convidados de renome nacional. De terça-feira (3/10) a domingo (8/10), estão previstas apresentações dos mais importantes programas artísticos do Conservatório: o Terça Brasileira, as rodas de Choro, de Samba e de Música Caipira e o tradicional Domingo Onze e Meia com DJ na Praça Jacob do Bandolim. Tudo isso de graça.

Encerra a programação da semana, em grande estilo, a cantora e pianista Leila Pinheiro e os cinco grupos artísticos do Conservatório: Orquestra à Base de Corda, Orquestra à Base de Sopro, Vocal Brasileirão, Brasileiro (infantojuvenil) e Coral Brasileirinho (infantil), que estarão pela primeira vez no mesmo palco.

A apresentação acontece no domingo (8/10), às 19h, no Teatro Guaíra. CLIQUE AQUI para conseguir o ingresso.

Programas históricos

A semana de celebração também destaca programas já estabelecidos que desempenham um papel crucial na promoção da música brasileira. O Domingo Onze e Meia, que existe desde 1994, continua a cativar o público com diversidade musical. Por sua vez, o Terça Brasileira, inaugurado em 1997, foi seguido, em 2002, pela Roda de Choro, que mais tarde deu origem às rodas de Samba e de Música Caipira.

Segundo Janete Andrade, coordenadora de música do Conservatório, esses programas desempenham um papel fundamental na construção da identidade do Conservatório e na revitalização da cultura local.

“Esses programas não apenas celebram a riqueza da música brasileira, mas também enriquecem a cultura de Curitiba. Todos são a essência do Conservatório e contribuem para a renovação da cultura curitibana.”

Rodas Musicais

Nas atrações mais aguardadas estão a Roda de Música Caipira, a Roda de Choro e a Roda de Samba, que contarão com a participação de convidados especiais.

Passoca, conhecido por suas composições que unem poesia urbana e rural com o suporte da viola caipira, será um dos artistas. Ronaldo do Bandolim, um dos principais bandolinistas do país e membro do conjunto Época de Ouro, compartilhará sua expertise musical. Para completar o quadro, Tuco Pellegrino, cantor e compositor, cujo talento recebeu elogios de nomes consagrados do samba, como Monarco, também se juntará à celebração.

Programação da semana

Terça-feira, 3 de outubro, às 20h
Terça Brasileira no Paiol – Amanda Cortes no show Tributo à Rita Lee
Local: Teatro do Paiol (R. Cel. Zacarias, 51 – Prado Velho)
Amanda Cortes, cantora e compositora, homenageia uma de suas influências na música: Rita Lee. Suas composições são marcadas por mensagens de amor, esperança e inclusão.

Quarta-feira, 4 de outubro, às 19h
Roda de Música Caipira especial em comemoração aos 30 anos do Conservatório de MPB
Músico convidado – Passoca
Local: Conservatório de MPB de Curitiba (R. Mateus Leme, 66 – São Francisco)
Cantor, compositor, violeiro e pintor. Em 1977 grava a música Curió com o grupo Flyng Banana dando início à carreira profissional. Sua música contém a dualidade cidade/campo, a poesia urbana sobre um suporte de viola caipira, que tem seu melhor exemplo na composição.

Quinta-feira, 5 de outubro, às 19h
Roda de Choro especial em comemoração aos 30 anos do Conservatório de MPB

Músico convidado – Ronaldo do Bandolim
Local: Conservatório de MPB de Curitiba (R. Mateus Leme, 66 – São Francisco)
É um instrumentista brasileiro e considerado um dos maiores bandolinistas do país. É o bandolinista do conjunto Época de Ouro e do Trio Madeira Brasil. Já participou de gravações com Marisa Monte, Paulinho da Viola, Rafael Rabello e Chico Buarque.

Sexta-feira, 6 de outubro, às 19h
Roda de Samba especial em comemoração aos 30 anos do Conservatório de MPB

Músico convidado – Tuco Pellegrino
Local: Conservatório de MPB de Curitiba (R. Mateus Leme, 66 – São Francisco)
Cantor e compositor nascido no ano de 1979 em São Paulo. Participa do agrupamento de pesquisas Glória ao Samba. É integrante da ala de compositores da Portela e apontado por Monarco como a grande revelação no atual cenário do samba. Integrou e foi um dos líderes do Terreiro Grande com o qual, ao lado de Cristina Buarque, gravou dois Cds (2007 e 2009).

Domingo, 8 de outubro, às 11h30
Domingo Onze e Meia com Beduíno & Jaquelivre

Local: Conservatório de MPB de Curitiba (R. Mateus Leme, 66 – São Francisco)
O repertório será composto de músicas autorais que bebem de influências que vão do clássico Boom Bap à MPB, transitando por Samba, Pisadinha, Mangue Beat, Bossa Nova, Jazz.

Domingo, 8 de outubro, às 19h
Leila Pinheiro e grupos artísticos do Conservatório

Local: Teatro Guaíra (R. XV de Novembro, 971 – Centro)
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Compre ingressos aqui.
SAIBA MAIS NESTE LINK

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X