AMP

Missão japonesa fortalece parceria para ação climática e bem-estar da população idosa

O trabalho conjunto com representantes do município visa a elaboração de políticas públicas de prevenção a desastres vinculados às mudanças climáticas, projetos urbanos com......

Publicado em

Por CGN

Uma comitiva japonesa de especialistas em planejamento cumpre nesta semana, em Curitiba, a terceira e última etapa de visita técnica como parte do convênio da cidade com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e o Boston Consulting Group (BCG), com a participação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

O trabalho conjunto com representantes do município visa a elaboração de políticas públicas de prevenção a desastres vinculados às mudanças climáticas, projetos urbanos com foco no envelhecimento da população e inovação para a sustentabilidade.

As reuniões desta semana na cidade antecedem a terceira visita técnica de representantes de Curitiba ao Japão, com agenda prevista para o período de 2 a 6 de outubro, com a participação do prefeito Rafael Greca, do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur e da secretária Municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.

De parte da JICA, lidera a missão em Curitiba o diretor-geral adjunto do Departamento de Gestão de Infraestrutura, Naomichi Murooka. Acompanharam a reunião os representantes da agência japonesa no Brasil, Issei Aoki e Katsuya Ishihara, com o representante ABC, Josué Nunes. Também participaram técnicos de Himeji, cidade-irmã de Curitiba, acompanhados dos representantes do corpo diplomático, a vice-cônsul Misaki Shoji e Kumiko Abe, do staff do Consulado-Geral do Japão em Curitiba.

Compromisso

Nesta terça-feira (19/9) o grupo foi recebido no Ippuc por Jamur, Marilza e o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro.

“Quero cumprimentar os técnicos do município pelo envolvimento no projeto. É muito importante termos o melhor aproveitamento dessa parceria, porque Curitiba está comprometida com o que é proposto no PlanClima no desenvolvimento de ações vinculadas às mudanças climáticas. O Japão tem muito a contribuir conosco neste campo e também em políticas voltadas à atenção ao envelhecimento da população, que fazem parte do escopo da cooperação”, afirmou Jamur.  

Formalizada em 25 de fevereiro de 2022, a cooperação entre as partes tem vigência pelo período de dois anos, a contar da data de formalização, e prevê a capacitação de técnicos do Ippuc e da Prefeitura de Curitiba e a troca de experiências com equipes japonesas para a formulação de políticas públicas inovadoras, e o desenvolvimento de projetos orientados à sustentabilidade urbana.

Troca de experiências

A secretária do Meio Ambiente também ressaltou a expertise japonesa em projetos para a sustentabilidade e a importância da troca de experiências para Curitiba.

“Agradeço ao Ippuc por ter feito o resgate da cooperação técnica com a JICA. Tive a oportunidade de ir ao Japão há 29 anos para um curso de especialização, aprendi muito e isso contribuiu com minha carreira pública. É importante a cooperação para gerar oportunidades aos técnicos da nova geração que atuam no município”, disse Marilza. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, que participou da visita técnica ao Japão em junho, Curitiba já está desenvolvendo um projeto inspirado em um  modelo japonês. “Tive a oportunidade de conhecer as experiências deles em prevenção ante às mudanças climáticas. Com base no que vimos, começamos a desenvolver em Curitiba o programa que será chamado Família Resiliente, de orientar famílias de áreas de risco sobre como agir em situações de emergência”, explicou Ribeiro.

Sociedade 5.0

No encontro no Ippuc foi apresentada a palestra sobre a construção de uma smart city pelo doutor em Engenharia e professor emérito da Universidade de Tsukuba, Haruo Ishida. Ele também é integrante da comissão que orienta diretrizes de desenvolvimento no Ministério da Terra do Japão, presidente da comissão de Transporte e Trânsito do ministério e diretor do programa de desenvolvimento da plataforma de mobilidade inteligente daquele país.

Segundo o professor Ishida, é bastante significativo o projeto em andamento em Curitiba, coordenado pela JICA e o Ippuc. Para ele, no processo de construção de uma smart city são imprescindíveis a inclusão do planejamento urbano e a participação da comunidade.

“É importante a colaboração com a população para que o resultado possa ser compartilhado para outras cidades e países”, disse Ishida.

De acordo com o especialista, no Japão o processo de consolidação da cidade inteligentes está no contexto denominado de sociedade 5.0. A sociedade 1.0 se limitava às ações de caça e coleta; a 2.0 evoluiu para a agricultura; a 3.0 para a indústria; a 4.0 à construção de sistemas de informação e a 5.0 tem a Smart-City como uma das ações.

O caminho para a formatação de uma cidade inteligente de fato, segundo os apontamentos do professor, está em uma boa cooperação entre governos locais e federais com a identificação das demandas pelas administrações locais e a assistência técnico-financeira e de recursos humanos por parte do governo central e a criação de uma plataforma de compartilhamento e acompanhamento de ações pelas partes envolvidas.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X