MON em Cascavel: exposição “Ásia: a mão do povo” já está aberta para visitação
A mostra é um recorte inédito da coleção de arte asiática do MON, apresentado pela primeira vez na cidade. No total, mais de 160 obras de......
Publicado em
Por CGN
Um grande movimento cultural se desenha em Cascavel, no Oeste do Paraná, com novas ações e políticas públicas voltadas ao setor, atraindo cada vez mais a população aos espaços culturais. Na noite dessa quarta-feira (13), o Complexo Cultural Sefrin Filho inaugurou a exposição “Ásia: a mão do povo”, como parte da célula do Museu Oscar Niemeyer (MON), implantada na cidade desde o ano passado.
A mostra é um recorte inédito da coleção de arte asiática do MON, apresentado pela primeira vez na cidade. No total, mais de 160 obras de diversos países asiáticos integram a exposição, que tem entrada gratuita.
A iniciativa faz parte das políticas culturais de descentralização e democratização da arte e da cultura, ultrapassando os limites físicos do museu e alcançando públicos ainda maiores por todo o Estado. O Complexo Cultural Sefrin Filho já recebeu parte da coleção de obras de arte africanas do museu. O espaço é, atualmente, uma importante extensão do MON, oferecendo opções de mostras de arte para os cidadãos cascavelenses e também aos moradores dos municípios da região.
A abertura contou com grande presença do público visitante, autoridades municipais, representantes do Museu Oscar Niemeyer e do curador da mostra e doador da coleção de obras asiáticas ao museu, Fausto Godoy. Uma apresentação de taiko (tambor japonês) também marcou a cerimônia de inauguração.
Jader Alves, diretor cultural do MON, destacou a parceria entre o Estado e o município de Cascavel no setor cultural. Ele lembrou que o sucesso da exposição “África” foi fundamental para trazer a nova mostra. “A visitação da exposição foi fenomenal, os números realmente são incríveis, o que nos motivou a continuar a parceria e fechar agora esse novo ciclo com a vinda da exposição asiática. Essa é apenas a segunda de várias que a gente pode planejar”, enfatizou.
OUTRA EXPOSIÇÃO – Na mesma noite, outra exposição foi inaugurada oficialmente no complexo. “Caminhos da Desmemória”, mostra individual da artista visual Karina Amadori, é um mergulho nas profundezas da feminilidade, natureza e psicanálise. Para o secretário de Comunicação e Cultura de Cascavel, Jefferson Lobo, o trabalho de Karina Amadori representa a expressão do povo paranaense por meio das araucárias. “Ela traduz a força da natureza, a força dessas árvores que formam um grande exército, ao mesmo tempo em que apresenta a sensibilidade e sutileza”, observou.
Serviço:
“Ásia: a mão do povo”
Exposição de longa duração das obras de arte asiática da coleção do Museu Oscar Niemeyer
Local: 3º andar do Complexo Cultural Sefrin Filho – Rua Rio de Janeiro, 905 – Centro, Cascavel
A entrada é gratuita, com acesso de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 8h às 13h.
Fonte: AEN
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou