CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Milhares de pessoas participam do desfile de 7 de setembro em Curitiba
Milhares de pessoas participam do desfile de 7 de setembro em CuritibaFoto: Gabriel Rosa/AEN

Milhares de pessoas participam do desfile de 7 de setembro em Curitiba

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, que representou o Governo do Paraná, as comemorações em alusão à Independência do Brasil, ocorrida......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Milhares de pessoas participam do desfile de 7 de setembro em Curitiba
Milhares de pessoas participam do desfile de 7 de setembro em CuritibaFoto: Gabriel Rosa/AEN

A típica manhã de frio do inverno curitibano não desanimou as milhares de pessoas que compareceram à Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico da capital paranaense, para assistirem ao desfile de 7 de setembro. Entre estudantes de escolas estaduais e municipais, associações e representantes das Forças Armadas e de segurança, cerca de 5 mil de pessoas marcharam no desfile, que também contou com a apresentação de carros históricos, veículos e equipamentos militares e das forças policiais.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, que representou o Governo do Paraná, as comemorações em alusão à Independência do Brasil, ocorrida há exatos 201 anos, é uma forma de reafirmar o espírito cívico e amor pela Pátria.

“É um momento de alegria no nosso País. Tivemos uma adesão muito grande das escolas e das famílias, com ônibus da Região Metropolitana vindo para cá, o que fez com que a festa ficasse muito bonita e à altura do que o 7 de setembro representa”, afirmou.

“Temos aqui os comandantes das forças de segurança representando o Poder Público, além dos integrantes e veteranos das polícias do Estado, bombeiros, da Guarda Municipal e do Exército nesta grande celebração”, concluiu o secretário da Segurança Pública do Paraná.

SOLENIDADE – As atividades começaram às 8 horas com a tradicional revista das tropas, feita primeiramente pelo comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, general de Brigada Ricardo Santos Taranto, e depois pelo comandante da 5ª Divisão de Exército, general de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes.

De acordo com o comandante, as comemorações da Independência do País são um momento oportuno para aproximar as forças de segurança do restante da sociedade brasileira. “Foi um desfile cívico e militar com a participação de mais de três mil militares, 300 veículos, representantes das forças de paz, veículos antigos da Segunda Guerra Mundial e de muitos grupamentos diferentes”, disse.

“O Exército sempre esteve muito próximo da população, e a presença do público, em especial de muitas crianças, sempre nos estimula e nos anima”, acrescentou Nunes.

A partir das 9h, o desfile organizado pelo Governo do Estado e pela 5ª Divisão de Exército começou pelos alunos das escolas civis e cívico-militares, seguidas pelas demais associações e agremiações participantes, como os escoteiros.

Na sequência, houve a apresentação militar, com desfile do Exército, Marinha e da Aeronáutica, além das unidades da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Penal e Guarda Municipal estiveram envolvidos no desfile militar. Alunos do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Academia Policial Militar do Guatupê também participaram.

SIMBOLISMO – A cerimônia foi encerrada pelo secretário da Segurança Pública, que apagou o Fogo Simbólico disposto ao lado do palco das autoridades. A pira havia sido acesa no dia 4 de setembro, em um evento no Palácio Iguaçu, marcando o início da Semana da Pátria.

Na ocasião, o governador Carlos Massa Ratinho Junior reforçou a importância dos símbolos nacionais. “O Paraná sempre valorizou a história da independência do Brasil e sempre fortaleceu em seus cidadãos a bandeira do patriotismo. Continuaremos sempre crescendo em unidade, cumprindo nossos deveres cívico-militares e protegendo a nossa democracia”, declarou.

Durante o desfile, a estudante do ensino médio Raquel Maria do Amaral, de 16 anos, não escondeu a empolgação por participar da celebração. “Estou com o coração alegre, porque eu sempre via os batalhões andando na rua e ficava maravilhada com a postura deles, mas nunca tinha visto o desfile de perto. O Brasil conseguiu evoluir muito mais a partir do momento em que conseguiu a Independência”, contou.

Quem também estava sorridente era a jornalista e professora Luciane Antoniutti, 51, que chegou bem cedo junto com a filha caçula para conseguir um lugar privilegiado para assistir ao desfile. “A família toda é envolvida com o mundo militar. Meu marido era coronel do Exército, o meu filho mais velho está na Marinha e a filha do meio vai desfilar, então todos os anos nós comparecemos para privilegiar o desfile”, disse.

PRESENÇAS – Também acompanharam a solenidade o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva; a controladora-geral do Estado, Luciana Carla de Azevedo; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Vasco de Figueiredo Junior; o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Rockembach; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; o prefeito em exercício de Curitiba, Marcelo Fachinello; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Guimarães; e o deputado estadual Tito Barrichello.

Fonte: AEN

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN