CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Mostra sobre diáspora negra no Brasil chega à Rua da Cidadania Santa Felicidade
Mostra sobre diáspora negra no Brasil chega à Rua da Cidadania Santa Felicidade, em Curitiba. - Na imagem, Artista visual Miriane Figueira. Foto: Divulgação

Mostra sobre diáspora negra no Brasil chega à Rua da Cidadania Santa Felicidade

Com entrada livre, a mostra traz reflexões sobre iconografia do período da diáspora negra – reconhecida, historicamente, como imigração forçada dos negros para escravidão......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Mostra sobre diáspora negra no Brasil chega à Rua da Cidadania Santa Felicidade
Mostra sobre diáspora negra no Brasil chega à Rua da Cidadania Santa Felicidade, em Curitiba. - Na imagem, Artista visual Miriane Figueira. Foto: Divulgação

A Rua da Cidadania Santa Felicidade recebe, entre os dias 4 e 28 de setembro, na Casa da Leitura Maria Nicolas, a exposição itinerante Reaproprio—me de mim, Futuro Subjetivo, da artista visual, fotógrafa e pesquisadora histórica Miriane Figueira. 

Com entrada livre, a mostra traz reflexões sobre iconografia do período da diáspora negra – reconhecida, historicamente, como imigração forçada dos negros para escravidão no Brasil, principalmente de mulheres negras.

O projeto da exposição foi aprovado em edital do Circuito de Arte e Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e tem apoio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura. Até esta quinta-feira (31), a mostra permanece aberta para visitação na Casa da Leitura Jamil Sneg, na Rua da Cidadania Fazendinha-Portão.

Itinerante

A exposição vai percorrer até junho de 2024, as dez regionais da cidade. Na programação já definida, em outubro, a mostra acontece na Regional Boqueirão. Em novembro, na Rua da Cidadania Tatuquara. Em todos os espaços, a visitação é gratuita, das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Imaginário iconográfico

Na mostra são expostas 18 reproduções das obras em placas PS com imagens iconográficas do período da diáspora negra no Brasil. Para a produção, as obras originais foram feitas com fotografia impressa por transfer em algodão, tinta para tecido e costura.

“As obras foram impressas em algodão para pensar de modo simbólica essa construção do Brasil através da mão de obra negra, na plantação de fumo, algodão e café”, explicou a artista e fotógrafa, Miriane Figueira.

A exposição destaca, principalmente, fotografias de mulheres negras e nuas e ressignifica essas imagens com emblemas, símbolos e abordagens de empoderamento.

Serviço: Reaproprio-me de mim e Futuro Subjuntivo

Local: Casa da Leitura Maria Nicolas, Rua da Cidadania Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 231)
Visitação: de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h, e das 13h às 17h.
Gratuito

Próximas datas

Setembro – Regional Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213)
Outubro – Regional Boqueirão (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430)
Novembro – Regional Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n, esquina com a Rua Pres. João Goulart)
Visitação gratuita de segunda a sexta, das 8h às 18h

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN