CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Desenvolvimento de Paranaguá é destaque em seminário sobre dez anos da Lei de Portos
Foto: Portos do Paraná

Desenvolvimento de Paranaguá é destaque em seminário sobre dez anos da Lei de Portos

O secretário nacional de Portos, Fabrizio Pierdomenico, destacou o desenvolvimento do Porto de Paranaguá durante essa última década, desde a criação da nova lei. Segundo ele,......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Desenvolvimento de Paranaguá é destaque em seminário sobre dez anos da Lei de Portos
Foto: Portos do Paraná

O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Fabrizio Pierdomenico, e o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, abriram nesta sexta-feira (25), em Curitiba, a programação de painéis do 2º Seminário Portos Brasileiros, focado na Lei de Portos. O evento contou com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que destacou os investimentos feitos pelo Governo do Estado no Porto de Paranaguá e nos demais modais de infraestrutura.

O secretário nacional de Portos, Fabrizio Pierdomenico, destacou o desenvolvimento do Porto de Paranaguá durante essa última década, desde a criação da nova lei. Segundo ele, é um exemplo a ser seguido por todos os gestores de portos públicos no País. “Nesses últimos dez anos, a lei criou um ecossistema equilibrado em que, de um lado, a gente tem os terminais de uso privado, TUP, porto privado, e de outro, os portos públicos”, afirmou.

E nesse ambiente equilibrado, segundo o secretário nacional, a iniciativa privada assume o risco de fazer investimento, focada no viés de negócio, e o porto público segue sendo estratégico para o País. “Os portos públicos têm a missão de movimentar todas as cargas, mesmo as que, do ponto de vista do negócio portuário, sejam insignificantes. Para a cadeia produtiva e para a estratégia de desenvolvimento do País, isso é fundamental”, completou.

Ainda nas palavras do secretário nacional, a Lei 12.815, de 2013 (que veio substituir o marco regulatório anterior, Lei 8.630/1993), contribui para o crescimento do setor portuário nacional ao permitir à iniciativa privada desenvolver e criar os TUPs. “Essa liberdade tem um efeito colateral positivo que é igual aos dos arrendamentos portuários no setor público. É oferta de capacidade portuária para a economia”, destacou.

Para o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o atual marco regulatório proporcionou maior e melhor planejamento ao setor. “Anteriormente à lei, cada porto fazia seu próprio planejamento de forma individual. Com a lei, foi centralizado, hoje, no Ministério de Portos. É um dos avanços que tivemos”, comentou.

Nesse cenário, o desafio, como aponta Garcia, é vencer a insegurança jurídica, o excesso de “judicialização”, em especial dos processos licitatórios para os arrendamentos portuários, que interfere diretamente na vantagem competitiva do porto público. “Hoje, em qualquer licitação portuária, seguimos um rito, com governança e transparência muito fortes. É a forma mais legítima de escolhermos, ao fim do contrato, o próximo arrendatário, concessionário. Precisamos racionalizar essa judicialização”, afirmou.

Essas “amarras” aos processos licitatórios para os arrendamentos das áreas nos portos públicos traz, segundo Garcia, um desequilíbrio entre os portos públicos e os privados. “Nosso desafio é equalizar. Queremos um regime eficiente aos portos públicos e é justamente o investimento privado, nas áreas dos portos públicos, que vai desenvolvê-los. Temos que dar melhores condições para que o modelo tenha as mesmas condições competitivas”, completou.

EXEMPLO – Ainda durante o painel, o secretário Fabrizio Pierdomenico, que também preside o Conselho de Administração da Portos do Paraná, destacou o desenvolvimento do Porto de Paranaguá durante essa última década, desde a criação da nova lei. Segundo ele, é um exemplo a ser seguido por todos os gestores de portos públicos.

“O Porto de Paranaguá é um benchmarking por si só, apenas pela métrica dos prêmios de gestão que tem conquistado. É muito importante que todos olhem e vejam o trabalho de excelência que está sendo desenvolvido aqui”, disse.

Segundo o presidente Luiz Fernando Garcia, enquanto um dos poucos portos do País a conquistar a autonomia de gestão para administrar os contratos de exploração de áreas dos portos organizados, Paranaguá é, de fato, modelo de sucesso. “É resultado de uma sinergia muito grande que mantemos com toda a cadeia logística, em especial, a portuária. Desde órgãos anuentes até comunidade portuária e a cidade”, afirmou.

Exatamente essa relação entre porto e cidade, segundo ambos, é um dos principais pontos a serem melhorados e desenvolvidos nos próximos dez anos. Para os especialistas do setor portuário nacional, a nova lei deve seguir sendo revisitada e amplamente debatida, visando seu aperfeiçoamento alinhado com as expectativas de um mercado cada vez mais exigente em relação ao desenvolvimento sustentável.

EVENTO – Idealizado pela Portos do Paraná, o seminário é realizado pela Academia Brasileira de Formação e Pesquisa, com apoio institucional da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH). O evento, que ocorre durante todo o dia, nesta sexta-feira (25), reuniu ministros, juristas, representantes de autoridades portuárias, agências reguladoras e empresários do setor portuário nacional.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Ações socioambientais da Portos do Paraná são apresentadas na COP28
Ações socioambientais da Portos do Paraná são apresentadas na COP28
Em 10 meses, Portos do Paraná registra crescimento de 15% nas exportações
Em 10 meses, Portos do Paraná registra crescimento de 15% nas exportações
Excelência na gestão: Portos do Paraná é tricampeã em premiação da Antaq
Excelência na gestão: Portos do Paraná é tricampeã em premiação da Antaq
Inova Portos: Paranaguá será sede do maior evento sobre tecnologia portuária do Brasil
Inova Portos: Paranaguá será sede do maior evento sobre tecnologia portuária do Brasil
Portos do Paraná certifica sete empresas da Ilha do Mel com “Selo Verde 2023”
Portos do Paraná certifica sete empresas da Ilha do Mel com “Selo Verde 2023”
Portos do Paraná ganha prêmio nos EUA por relacionamento com a comunidade
Portos do Paraná ganha prêmio nos EUA por relacionamento com a comunidade
Portos do Paraná lança nova edição do seu relatório de sustentabilidade
Portos do Paraná lança nova edição do seu relatório de sustentabilidade
Porto de Paranaguá recebe mais 30 veículos blindados para o Exército Brasileiro
Porto de Paranaguá recebe mais 30 veículos blindados para o Exército Brasileiro
Portos do Paraná prevê aumento de 203% na movimentação de soja no último trimestre
Portos do Paraná prevê aumento de 203% na movimentação de soja no último trimestre
Com 5,8 milhões de toneladas movimentadas, portos registram melhor setembro da história
Com 5,8 milhões de toneladas movimentadas, portos registram melhor setembro da história
Porto de Paranaguá recebe carga recorde de fertilizante no cais público
Porto de Paranaguá recebe carga recorde de fertilizante no cais público
Com melhor gestão do Brasil, Portos do Paraná recebe homenagem da Assembleia
Com melhor gestão do Brasil, Portos do Paraná recebe homenagem da Assembleia
Concessão do Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá já tem data para consulta pública
Concessão do Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá já tem data para consulta pública
Navio de velas metálicas, Pyxis Ocean começa embarque de 63 mil toneladas em Paranaguá
Navio de velas metálicas, Pyxis Ocean começa embarque de 63 mil toneladas em Paranaguá
Ratinho Junior conhece o primeiro navio sustentável do mundo, que está no Paraná
Ratinho Junior conhece o primeiro navio sustentável do mundo, que está no Paraná
Painéis fotovoltaicos incrementam sustentabilidade no terminal da Klabin no porto
Painéis fotovoltaicos incrementam sustentabilidade no terminal da Klabin no porto
Portos do Paraná ajuda a retirar 220 quilos de resíduos de praia da Ilha do Mel
Portos do Paraná ajuda a retirar 220 quilos de resíduos de praia da Ilha do Mel
Porto de Paranaguá recebe primeiro navio
Porto de Paranaguá recebe primeiro navio "verde" do mundo nesta sexta-feira
Com 42 milhões de toneladas, movimentação nos portos do Paraná cresce em 2023
Com 42 milhões de toneladas, movimentação nos portos do Paraná cresce em 2023
Investimento da Portos do Paraná em capacitação cresce 79% em quatro anos
Investimento da Portos do Paraná em capacitação cresce 79% em quatro anos

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais