CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

‘Temos baixo estoque de EPIs e dificuldade para adquirir novos’, diz Wilson Lima

“Estamos enfrentando uma concorrência mundial pelos EPIs. Não encontramos para comprar e, quando encontramos, o preço é muito alto”, afirmou Lima, que governa um dos Estados...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou há pouco que o Estado tem um estoque baixo de EPIs (equipamentos de proteção individual) para profissionais de saúde e que tem encontrado dificuldades para adquirir novas unidades, durante a pandemia do novo coronavírus.

“Estamos enfrentando uma concorrência mundial pelos EPIs. Não encontramos para comprar e, quando encontramos, o preço é muito alto”, afirmou Lima, que governa um dos Estados mais afetados pela pandemia, em entrevista à GloboNews.

Para driblar a falta de produtos e os preços altos, o governador disse que tem recorrido a outras alternativas, como o desenvolvimento de protótipos por parte da Universidade Estadual do Amazonas, com produção a cargo de uma empresa instalada localmente. “Compramos dessa empresa e distribuímos para o nosso pessoal”, disse.

Ele disse também que fez uma parceria com o Hospital Sírio-Libanês e recebeu doações de equipamentos. Além disso, recebeu de uma outra empresa R$ 1 milhão em insumos, para garantir o fornecimento de EPIs aos profissionais de saúde.

Lima contou ainda que uma empresa do setor de motocicletas instalada na Zona Franca de Manaus fez uma parceria com o governo estadual para produzir respiradores. O protótipo ficou pronto há uma semana e já está na segunda fase de testes.

“Nos próximos dias esperamos ter resultados positivos, para produzir os respiradores e usar no nosso sistema de saúde, para depois naturalmente disponibilizar para outras partes do País”, disse o governador, que afirmou também que deve receber 35 respiradores na quarta-feira, para a montagem de novas UTIs.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN