Zelo da Prefeitura de Curitiba garante segurança à travessia de pontes e passarelas
Somente neste ano, 60 pontes e passarelas receberam melhorias em ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), por meio dos Departamentos de......
Publicado em
Por CGN
O cuidado da Prefeitura de Curitiba para que os cidadãos tenham deslocamentos seguros na cidade vai além das obras de implantação e manutenção da malha viária. Também se estende aos cuidados, à substituição e à implantação de pontes e passarelas que facilitam a movimentação das pessoas, ligam bairros e melhoram a fluidez do tráfego.
Somente neste ano, 60 pontes e passarelas receberam melhorias em ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), por meio dos Departamentos de Edificação e de Pontes e Drenagem. Desde 2017, foram melhoradas, substituídas ou implantadas 944 estruturas.
- Prefeitura de Curitiba revitaliza passarela sobre o Rio Barigui no Fazendinha
- Zelo pelos curitibinhas: Greca vistoria obras de escola e CMEI que vão gerar 800 vagas
“Isso reduz os custos a longo prazo, pois evita que pequenos problemas se transformem em grandes danos estruturais”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
De acordo com Rodrigues, essas estruturas desempenham um papel fundamental na vida cotidiana, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental das regiões em que estão localizadas.
São exemplos atuais desse trabalho as melhorias na ponte sobre o Rio Vila Formosa, no bairro Fazendinha, passarelas na CIC e no Boqueirão e a implantação de uma nova ponte de madeira no Parolin.
Novo visual e maior segurança
A ponte sobre o Rio Vila Formosa, localizada na Rua Adorides de Jesus Cruz Camargo, dá acesso à Rua da Cidadania Portão, no bairro Fazendinha. O processo de revitalização da ponte envolveu uma série de etapas, desde a lavagem dos gradis, serviços de solda, pintura e a instalação de um gradil protetor na lateral da passagem.
Finalizados em 16 de agosto, os serviços deixaram contente o segurança Marcos Dutra, morador do bairro que passa diariamente pela ponte para ir de casa ao trabalho. “Serviço bom e bem-feito, parece pouco, mas deixar os caminhos seguros é importante demais para nós”, diz Dutra.
Sobre o Rio Belém
Também já foram concluídos os reparos em duas passarelas sobre o Rio Belém, no bairro Boqueirão, que receberam instalação de gradis e reforço metálico nos pontos de ancoragem. As duas vão receber nova pintura nas próximas semanas. As passarelas ficam entre as ruas Ariane Maria França de Souza e a Marginal Leste do Canal Belém.
Outra passarela recentemente recuperada está sobre o Rio Barigui, na CIC, entre as ruas Adelino Vessossi e Waldemar Cavanha, nas proximidades do Parque Guairacá.
Revitalização em andamento
Nesta semana, sob a coordenação do Departamento de Edificação, a passarela que recebe melhorias também fica na CIC, na ligação das ruas Jornalista Pedro Viana à Rua Luiz Scussiato, sobre o Rio Barigui.
A manutenção teve início com a lavagem da passarela, seguida dos serviços de serralheria, solda, pintura e instalação de gradis na lateral. Na sequência, para melhorar a acessibilidade no local, serão refeitas as rampas e escadas de acesso à passagem.
Morador do bairro, Amilton Paz de Camargo vende produtos de limpeza na região e faz as entregas de bicicleta. A passarela é sua conexão com os clientes, razão pela qual ele comemora as melhorias.
“Vai ficar muito melhor, mais segura, mais resistente. É muito bom que a Prefeitura atenda a gente com serviços assim”, avalia Camargo.
Além das manutenções, há ações em andamento nos bairros para substituição e manutenção de pontes de madeira, coordenadas pelo Departamento de Pontes e Drenagens da Smop.
Um exemplo está em andamento na Rua Augusto De Mari, entre as ruas Assis Figueiredo e Bahia, no bairro Parolin. Desgastada pela ação do tempo, a estrutura foi substituída por uma maior. O novo tablado já foi implantado e os trabalhos agora são para a readequação das cabeceiras da ponte.
Como solicitar o serviço
O cidadão pode solicitar a manutenção de pontes e passarelas pelo telefone 156, por abertura de protocolo nas regionais administrativas da Prefeitura ou por proposição de vereador. A coordenadoria de obras encaminha as demandas para que os fiscais verifiquem a competência de execução do serviço solicitado.
Se o local tiver uma ponte ou passarela em situação precária, é interditado e sinalizado. Por fim, uma empresa — que trabalha por contrato via licitação — é acionada para realizar a intervenção.
A solicitação também pode ser feita a partir do Fala Curitiba, programa de audiências públicas no qual a Prefeitura ouve as demandas coletivas que os moradores têm para seus bairros.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou