CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Barômetros Globais têm em agosto 2ª alta consecutiva, com melhora disseminada entre regiões

O Barômetro Econômico Global Coincidente cresceu 1,5 ponto em agosto, para 87,2 pontos. Já o Barômetro Econômico Global Antecedente avançou 2,9 pontos, para 96,3 pontos, nível...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Os Barômetros Globais Coincidente e Antecedente da Economia avançaram em agosto, o segundo mês seguido de alta, com melhora disseminada entre as regiões, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). “O Barômetro Coincidente segue evoluindo lentamente em 2023, enquanto o Barômetro Antecedente avança mais rapidamente e se aproxima, em agosto, da média histórica dos 100 pontos”, ponderou a FGV.

O Barômetro Econômico Global Coincidente cresceu 1,5 ponto em agosto, para 87,2 pontos. Já o Barômetro Econômico Global Antecedente avançou 2,9 pontos, para 96,3 pontos, nível mais alto desde fevereiro de 2022.

“O nível de atividade e o mercado de trabalho nas economias ao redor do mundo vêm demonstrando resiliência no início do segundo semestre, a despeito de movimentos restritivos de política monetária face ao desafio inflacionário. Os Barômetros Globais refletem a melhora das expectativas nesse contexto, onde a probabilidade de uma desaceleração mais forte nas várias regiões e setores foi, pelo menos por hora, significativamente reduzida”, avaliou Paulo Picchetti, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

O Barômetro Coincidente reflete o estado atual da atividade econômica. O Barômetro Antecedente emite um sinal cíclico cerca de três a seis meses à frente dos desenvolvimentos econômicos reais. Os dois indicadores são produzidos pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV) em colaboração com o Instituto Econômico Suíço KOF da ETH Zurique.

No Barômetro Global Coincidente, a região da Ásia, Pacífico & África contribuiu com 0,8 ponto, seguida pela Europa, com 0,5 ponto, e o Hemisfério Ocidental, com 0,2 ponto.

“Após certa estabilidade, o indicador Coincidente começa a esboçar alguma melhora, que é ainda insuficiente para sinalizar uma recuperação robusta, um reflexo do aperto monetário observado em diversos países como estratégia de combate à inflação”, apontou a FGV.

No Barômetro Global Antecedente, a região da Ásia, Pacífico & África contribui com 1,2 ponto, enquanto a Europa impacta em 1,0 ponto, e o Hemisfério Ocidental, 0,7 ponto.

“O nível dos indicadores, no geral, sugere expectativas pessimistas moderadas para a atividade mundial, com melhora gradativa nos últimos dois meses”, ressaltou a FGV.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN