CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Servidores da Prefeitura de Curitiba participam de diálogo sobre a causa da diversidade sexual
Servidores da Prefeitura de Curitiba participam de diálogo sobre a causa da diversidade sexual. Foto: Hully Paiva/SMCS

Servidores da Prefeitura de Curitiba participam de diálogo sobre a causa da diversidade sexual

FAS promove oficina para apresentar atividades de apoio a pessoas em situação de rua em Curitiba Memorial de Curitiba é palco da celebração......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Servidores da Prefeitura de Curitiba participam de diálogo sobre a causa da diversidade sexual
Servidores da Prefeitura de Curitiba participam de diálogo sobre a causa da diversidade sexual. Foto: Hully Paiva/SMCS

Os servidores da Prefeitura têm compromisso com a causa da diversidade sexual nesta quinta-feira (10/8). Eles são o público do seminário Dialogando Sobre a Diversidade nas Políticas Públicas, que acontecerá no Salão de Atos do Parque Barigui. A abertura será às 9h, com a palestra magna seguida de debate com o psicólogo, especialista em Políticas Públicas LGBT+ e ex-subsecretário de Políticas Públicas LGBT+ do Mato Grosso do Sul Leonardo Bastos.

A coordenação é da Assessoria de Políticas para Diversidade Sexual, que está oferecendo 220 vagas para servidoras e servidores dos diferentes órgãos municipais. “É um evento para aprimorar o olhar sensível desse público no debate sobre o desenvolvimento de ações que contribuam para o fim da discriminação, do preconceito e da violência contra o público LGBTI+”, explica o assessor da área, Fernando Ruthes.

Mesa de debates

À tarde, a partir das 14h, será a vez da mesa de debates com a especialista em Direitos Constitucionais e em Gestão Pública Ana Raggio; e o coordenador nacional do Ibrat (Instituto Brasileiro de Transmasculinidades da Aliança Nacional LGBTI+) e membro do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania Fabian Algarte.

Também participarão do evento a coordenadora nacional do LesboCenso e vice-presidenta do Conselho Municipal de Diversidade Sexual, Grazielle Tagliamento; a ouvidora-geral da Defensoria Pública do Paraná, Karollyne Nascimento; e a fundadora e coordenadora da ONG Mães pela Diversidade no Paraná, Marise Felix.

Cenário

No Brasil, segundo o Mapa da Violência, publicado pelo governo federal, 14.995 denúncias de violências contra pessoas LGBTI+ foram registrados no Disque 100 entre 2011 a 2019. De acordo com os dados do Observatório de Mortes Violentas contra LGBTI+, em 2022 houve 273 mortes de pessoas do segmento no País. Desse total, 228 foram assassinatos, correspondendo a 83,52% dos casos; 30 suicídios (10,99%) e 15 por outras causas, como morte decorrente de lesões por agressão (5,49%).

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, em Curitiba foram registradas 266 notificações de violência em pessoas autodeclaradas homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais no ano passado.

Estratégias

O seminário é mais uma estratégia da Prefeitura para sensibilizar o público sobre a importância do respeito e da acolhida do público LGBTI+ que procura os diferentes serviços públicos municipais.

Duas vezes por ano, sob coordenação da Secretaria de Governo Municipal, grupos de servidores fazem cursos de educação continuada em que a temática Direitos Humanos – como Igualdade Racial, Direitos das Mulheres e da Pessoa com Deficiência – é abordada.

No âmbito da Assessoria de Políticas para Diversidade Sexual, também são ofertados cursos, palestra e eventos temáticos. O mais recente foi o Festival da Diversidade, que no último sábado (5/8) atraiu centenas de pessoas para uma colorida tarde musical na Praça Santos Andrade.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN