CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Programa de Educação Musical gratuito abre vagas em nove Regionais de Curitiba
Programa de Educação Musical gratuito abre vagas em nove Regionais de Curitiba. Foto: Cido Marques/FCC

Programa de Educação Musical gratuito abre vagas em nove Regionais de Curitiba

Mantido pela Fundação Cultural de Curitiba em parceria com o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), o MusicaR tem como objetivo proporcionar uma......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Programa de Educação Musical gratuito abre vagas em nove Regionais de Curitiba
Programa de Educação Musical gratuito abre vagas em nove Regionais de Curitiba. Foto: Cido Marques/FCC

O MusicaR, programa de Educação Musical destinado a crianças e jovens entre 7 e 17 anos, está com inscrições abertas para 92 vagas distribuídas em nove Regionais da cidade. As vagas são para as Regionais Matriz, Cajuru, Boqueirão, Boa Vista, CIC, Portão, Tatuquara, Pinheirinho e Santa Felicidade e as matrículas podem ser feitas de graça através do site www.sympla.com.br/produtor/programamusicar.

Mantido pela Fundação Cultural de Curitiba em parceria com o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), o MusicaR tem como objetivo proporcionar uma educação musical democrática e inclusiva. As aulas acontecem duas vezes por semana no contraturno escolar, com duração de 1h15 por dia, e englobam práticas de música corporal, instrumental e canto coral.

Os professores do programa são, em sua maioria, egressos e estudantes de cursos de Licenciatura em Música, e a equipe de coordenadores, professores e estagiários realiza reuniões semanais para o planejamento pedagógico e participa de cursos de capacitação.

O plano pedagógico do MusicaR foi elaborado sob a supervisão da professora Ângela Sasse, docente na Universidade Estadual do Paraná/Curitiba – Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com a colaboração de profissionais renomados na área de Educação Musical.

“A ideia é de que o aluno tenha acesso a um campo variado de expressões musicais para que possa estabelecer conexões com sua bagagem cultural e construir sua autonomia musical. As crianças e jovens se aproximam da música aprendendo uns com os outros de um jeito espontâneo e criativo”, diz Ângela.  

Histórico

Desde sua criação, em outubro de 2017, o MusicaR expandiu suas atividades e atualmente está presente em dez Regionais de Curitiba, atendendo uma média de 400 crianças por ano, a maioria delas proveniente da rede pública de ensino.

Além das atividades regulares ao longo do ano, durante as férias de janeiro, o MusicaR oferece oficinas no período da Oficina de Música de Curitiba (OMC), abertas tanto para os participantes do programa quanto para interessados em conhecer a iniciativa.

O programa também integra a programação artística da Oficina de Música, com participações especiais de artistas renomados, como o show de Toquinho no Teatro Guaíra (2018), a participação do coro de crianças da Ópera Carmen de Bizet, em dois recitais, e a atuação no Concerto de encerramento ao lado de Danilo Caymmi (2020). No ano de 2021, mesmo de forma virtual, o MusicaR apresentou a Homenagem a Astor Piazzola.

Serviço

Boa Vista – 9 Vagas
Boqueirão – 9 vagas
Cajuru – 1 vaga
CIC – 7 Vagas
Portão – 15 vagas
Matriz – 14 vagas
Pinheirinho – 13 vagas
Santa Felicidade – 9 vagas
Tatuquara – 15 vagas

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais