CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Bolsas da Europa fecham em alta, com Lagarde ‘dovish’ após aumento de juros do BCE

Em Londres, o FTSE 100, subiu 0,21% a 7.692,76 pontos, enquanto o índice DAX, em Frankfurt, fechou em alta de 1,70%, a 16.406,03 pontos. O CAC...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

As bolsas europeias fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira, 27, após investidores interpretarem as declarações da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, como “dovish” depois da alta de 25 pontos-base nas taxas de juros da zona do euro.

Em Londres, o FTSE 100, subiu 0,21% a 7.692,76 pontos, enquanto o índice DAX, em Frankfurt, fechou em alta de 1,70%, a 16.406,03 pontos. O CAC 40, em Paris, cresceu 2,05%, a 7.465,24 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, também teve ganhos, de 2,13%, a 29.597,81 pontos. Em Madri, o índice Ibex 35 subiu 1,05%, a 9.702,60 pontos. Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 teve queda de 1,36%, a 6.188,54 pontos. As cotações são preliminares.

Segundo o Nordea, o comunicado do BCE e a coletiva de imprensa de Lagarde foram interpretados como um sinal de que o fim da alta de juros está próximo, sobretudo uma pausa no aperto na próxima reunião de política monetária, o que dá mais segurança aos investidores europeus. “Acreditamos que o movimento de hoje marcou a última alta do ciclo, embora analistas mais céticos indiquem que os riscos apontam para uma nova alta no outono no Hemisfério Norte”, afirmou o banco nórdico.

Na bolsa de Paris, as ações do Carrefour surfaram nos resultados trimestrais publicados no pós-mercado ontem e subiam 3,25%. Os papéis do banco BNP Paribas também subiram, em 2,89%, depois de lucro cair menos do que o esperado. A fim de conter perdas, as negociações de papéis da Casino, que controla o Grupo Pão de Açúcar (GPA) no Brasil, foram suspensas no início da madrugada, a pedido da própria varejista, depois de mostrar crescimento na dívida, de acordo com balanço trimestral divulgado hoje.

Em Londres, as ações do banco Barclays despencaram 5,11%, na esteira da redução de sua projeção para a margem líquida de juros em 2023, de 3,20% para 3,15%. O banco ajudou a conter os ganhos do FTSE 100, que subiu menos que os pares que sofrem influência da política monetária do BCE. Reagindo aos resultados trimestrais de instituições financeiras publicados ontem e hoje, o sub-índice bancário do pan-europeu Stoxx 600 caía em 0,83%.

De acordo com a Bloomberg, membros do Conselho Consultivo Econômico do Reino Unido acreditam que o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) pode apertar as taxas de juros acima do necessário e jogar o país em recessão, e por isso aconselham o BoE a pausar a alta nos juros.

Na bolsa de Madri, os papéis da Telefónica escalaram 3,57% depois da companhia de telecomunicações superar expectativas de lucro, receita e lucro operacional antes de depreciação e amortização (Oibda). A companhia elétrica Iberdrola também puxou a Bolsa de Madri para cima, depois de ampliar lucro e receita no segundo semestre e subir 0,74% na Ibex 35.

Investidores alemães digeriram nesta quinta um novo estudo do instituto GFK que apontou melhora na confiança do consumidor da Alemanha em agosto. Além disso, também se voltaram para o balanço da montadora Volkswagen, que teve queda no lucro após impostos e viu suas ações caírem 2,06% na bolsa de Frankfurt.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN