CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

IBC-Br sobe 0,35% em fevereiro ante janeiro, com ajuste, afirma Banco Central

Em fevereiro, os efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a economia ainda não haviam se intensificado, o que justifica os dados mais favoráveis do IBC-Br....

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Após recuar 0,01% em janeiro (dado revisado), a economia brasileira teve resultado positivo em fevereiro de 2020. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu 0,35% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, informou nesta Terça-feira (14) a instituição.

Em fevereiro, os efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a economia ainda não haviam se intensificado, o que justifica os dados mais favoráveis do IBC-Br. A tendência é de que os números de março, a serem divulgados apenas em maio, revelem maior impacto da pandemia sobre a atividade econômica.

De janeiro para fevereiro, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 139,18 pontos para 139,67 pontos na série dessazonalizada. Este valor iguala o de novembro do ano passado.

A alta do IBC-Br ficou dentro do intervalo projetado pelos analistas do mercado financeiro consultados pelo Broadcast Projeções, do sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, que esperavam resultado entre -1,00% e +0,62% (mediana em +0,20%).

Na comparação entre os meses de fevereiro de 2020 e fevereiro de 2019, houve alta de 0,60% na série sem ajustes sazonais. Esta série encerrou com o IBC-Br em 134,31 pontos em fevereiro. Este é o melhor resultado para meses de fevereiro desde 2015 (136,82 pontos).

O indicador de fevereiro de 2020 ante o mesmo mês de 2019 mostrou desempenho abaixo do apontado pela mediana (+0,70%) das previsões de analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Broadcast Projeções (+0,08% a +1,00% de intervalo).

Conhecido como uma espécie de “prévia do BC para o PIB”, o IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. A projeção atual do BC para a atividade doméstica em 2020 é variação zero.

No entanto, o próprio presidente do BC, Roberto Campos Neto, já afirmou publicamente que esta projeção está defasada, considerando os efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a atividade. No Relatório de Mercado Focus divulgado pelo BC na segunda-feira, 13, a projeção é de queda de 1,96% do PIB em 2020.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN