CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Todos pela saúde compartilhará decisões com autoridades de saúde pública

O presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, frisou que a ação não foi combinada com o Ministério da Saúde ou com o governo. “Trata-se de uma...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O diretor-geral do Hospital Sírio Libanês, Paulo Chapchap, que lidera o grupo formado pelo Itaú Unibanco na iniciativa Todos pela Saúde, afirmou que o objetivo do grupo e da doação de R$ 1 bilhão feita pela banco privado é para ajudar o governo federal e o sistema público de saúde a implementar medidas no combate à covid-19.

O presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, frisou que a ação não foi combinada com o Ministério da Saúde ou com o governo. “Trata-se de uma iniciativa de solidariedade”, disse, observando que a proposta é contribuir para combater a pandemia nas diferentes classes sociais e apoiar as iniciativas da saúde pública.

Segundo Chapchap, entre as propostas de trabalho estão tentativas de uma ampla testagem de pessoas no País para que a atividade econômica possa ser retomada com segurança. Chapchap afirmou ainda que a iniciativa também buscará fomentar a indústria nacional de saúde para a fabricação de equipamentos, entre os quais respiradores, a fim de suprir necessidades que não possam ser cobertas com a importação.

Os comentários foram feitos durante coletiva à imprensa para comentar sobre a iniciativa do Itaú Unibanco, da qual participaram também o presidente da instituição financeira, Cândido Bracher, o médico e escritor Drauzio Varella, o ex-presidente da Anvisa Gonzalo Vecina Neto, o ex-diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS) Maurício Ceschin, o consultor do Conselho dos Secretários de Saúde (CONASS) Eugênio Vilaça Mendes, o presidente do Hospital Albert Einstein, Sidney Klajner, e o presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), instituição ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Pedro Barbosa.

Drauzio Varella comentou, assim como todos os outros especialistas do grupo que participam da videoconferência, que o isolamento continua sendo a medida mais eficiente para o combate do coronavírus e que se trata de prevenção não só a si mesmo, mas da sociedade. Sobre o uso da cloroquina, todos os especialistas concordam que os estudos científicos não são ainda suficientes para que sua utilização seja feita com segurança.

Chapchap comentou ainda que o sistema de saúde está, por enquanto, mais sobrecarregado em Manaus, Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro. Seu entendimento é de que o sistema de saúde apresentará sobrecarga de modo diferente, a depender do Estado.

Drauzio Varella destacou que a desigualdade social terá impacto grande na disseminação da pandemia. O presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), instituição ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Pedro Barbosa, observou ainda que os governos precisam contribuir para o isolamento. “Vemos baixa no isolamento por conflito provocado pelo governo”, afirmou. Segundo ele, os governos estaduais precisam apoiar à população mais pobre para fortalecer o isolamento, com renda e garantir a vida dessas pessoas.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN