CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Iphan recebe até sexta-feira contribuições sobre samba de bumbo
© Paulo Pinto/Agência Brasil

Iphan recebe até sexta-feira contribuições sobre samba de bumbo

O Iphan está recebendo as sugestões sobre o samba de bumbo paulista por meio de formulário digital. Há também a alternativa de se enviar as contribuições......

Publicado em

Por CGN

Publicidade

Mais acessadas agora

Imagem referente a Iphan recebe até sexta-feira contribuições sobre samba de bumbo
© Paulo Pinto/Agência Brasil

O Iphan está recebendo as sugestões sobre o samba de bumbo paulista por meio de formulário digital. Há também a alternativa de se enviar as contribuições pelo e-mail do Iphan.

Coube ao Fórum de Culturas Populares e Tradicionais, que tem sede em São Paulo, a iniciativa para início do processo de consulta pública. O samba de bumbo paulista mescla elementos de dança, poesia e religião e tem origem nas fazendas de café do interior do estado, no século 19. Com a migração de uma parcela da população do campo para a capital, na virada para o século 20, a manifestação se difundiu. Os municípios de Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba contam atualmente com dois grupos tradicionais importantes, o Samba do Cururuquara e o Grito da Noite, além de outros contemporâneos.

Santana de Parnaíba foi o destino de uma parcela significativa de negros escravizados no contexto da mineração de ouro no país, e a região Cururuqura tornou-se referência no campo do samba de bumbo. O que se narra é que, para marcar a abolição da escravatura, em 1888, os ex-escravizados foram à Capela de São Benedito, conhecida como Capela das Palmeiras, e lá permaneceram por quatro dias, tocando samba de bumbo.

Conta-se que plantaram quatro coqueiros em frente à capela e que seus descendentes realizam, todos os anos, durante a Festa de Cururuquara, um encontro no local, para lembrar o 13 de maio, data de assinatura da Lei Áurea.

No samba de bumbo, predominam instrumentos de percussão, como a caixa, sem nenhum de corda ou sopro, conforme explica o  coordenador da Casa do Samba Parnaibano, João Mário Machado. Segundo ele, a manifestação assimila um traço muito próprio da música africana, que consiste em fazer sobressair as tonalidades mais graves, o que, neste caso, aparece no bumbo, associado ao umbigo do corpo humano e que recebe um nome, quando é feito. Os instrumentos que produzem notas mais agudas fazem apenas a marcação da melodia. Tal peculiaridade é encontrada em qualquer grupo de samba de bumbo, independentemente do “sotaque”, que é o conjunto de particularidades de cada um, como acontece em outras manifestações de cultura popular, como o maracatu.

“O improviso nos versos também é uma característica. A gente, muitas vezes, canta verso que existe há muitos anos, que os mais velhos passaram para a gente, mas tenta sempre improvisar, utilizando metáforas. Assim como a capoeira, em que se tinha que fingir que se estava dançando, quando, na verdade, se estava aprendendo a lutar, no samba, ao cantar, era um meio de se comunicar”, esclarece Machado.

Carmelino de Jesus, de 102 anos, um dos precursores da manifestação em Santana de Parnaíba – Paulo Pinto/Agência Brasil

Eny Soares, que se aposentou como técnica de enfermagem, jamais largou o samba de bumbo, desde que começou a participar da brincadeira, aos 4 anos de idade. Hoje Eny é mestra do Grupo 13 de Maio. Sobrinha de um dos precursores da manifestação em Santana de Parnaíba, Carmelino Eusébio de Jesus, de 102 anos, e de dona Luíza Camargo de Jesus, de 89 anos, ela assumiu, de repente, uma posição de destaque.

“Tive o privilégio de sambar com eles e de conhecê-los, poder conviver um pouquinho. Sei de muita história. Aprendi, de pequenininha, de ouvir eles falarem. Não sou tímida. Então, fui a única que conseguiu cantar. Chegou uma época em que os antepassados foram morrendo e só tinha mulher, não tinha quem segurasse o bumbo. Então, eu tinha que tocar, cantar. E sem microfone. Foi superpesado para mim, mas, para o samba não morrer, eu segurei o bumbo. Meus netos foram entrando também, hoje estão moços. São os caixeiros”, relata.

Reverência aos mestres

João Mário Machado salienta que o principal préstimo do registro é o que os grupos de samba de bumbo podem conseguir para proteger essa manifestação cultural, por meio de políticas públicas que visem sua perpetuação. Ele acrescenta que os brincantes de samba de bumbo têm outra mentalidade, no que concerne a valores. Por isso, diferentemente do que acontece com outros artistas, a preocupação com o lucro não está em primeiro lugar. A prática do samba de bumbo também significa “cuidar dos mais velhos, cuidar da manifestação”, já que a oralidade e o aprendizado repassado pelos mestres, que têm mais idade e experiência ocupam um lugar de apreço.

“No samba de bumbo, por ser uma cultura popular tradicional, a perspectiva que a gente tem é diferente da perspectiva que um profissional da música, do teatro ou da dança tem em relação à sua arte. Costumamos chamar as pessoas que fazem samba de bumbo de brincantes. É que, além de ser uma brincadeira muito séria, o termo 'brincante' está mais ligado ao lugar de afeto, de troca, de amor, de estar com a família, que é diferente do 'vou me apresentar, ganhar um cachê', diz o arte-educador e vivente de cultura popular.

De acordo com Machado, para que o samba de bumbo se mantenha, é preciso pensar nos mestres, em quem faz de fato esse samba, porque, muitas vezes, ao pensar na coisa pronta, isso acaba se tornando um produto. “E o samba se tornar um produto não é uma história longe da gente, que está em São Paulo, onde o samba partiu de Anhembi, que partiu do samba aqui do interior”,acrescenta.

*Colaboraram o produtor Thiago Padovan e a repórter Priscila Kerche, ambos da TV Brasil

Fonte: Agência Brasil

Notícias Relacionadas:

Artista multimídia Stephen Feather é o novo residente da Academia Alfredo Andersen
Artista multimídia Stephen Feather é o novo residente da Academia Alfredo Andersen
MON convida educadores para roda de conversa e oficina sobre a arte na rua
MON convida educadores para roda de conversa e oficina sobre a arte na rua
Entre famílias de instrumentos, movimentos e disposição: como funciona a Orquestra Sinfônica
Entre famílias de instrumentos, movimentos e disposição: como funciona a Orquestra Sinfônica
Entre famílias de instrumentos, movimentos e disposição: veja como funciona a Orquestra Sinfônica
Entre famílias de instrumentos, movimentos e disposição: veja como funciona a Orquestra Sinfônica
São Paulo goleia para assumir 3ª colocação do Brasileiro Feminino
São Paulo goleia para assumir 3ª colocação do Brasileiro Feminino
Suplicy pede investigação sobre sumiço de usuários da Cracolândia
Suplicy pede investigação sobre sumiço de usuários da Cracolândia
“Noget’s de Sobremesa” entra em cartaz no Miniauditório do Teatro Guaíra no final de semana
“Noget’s de Sobremesa” entra em cartaz no Miniauditório do Teatro Guaíra no final de semana
Museu Casa Alfredo Andersen recebe Jocy de Oliveira para lançamento de livro inédito
Museu Casa Alfredo Andersen recebe Jocy de Oliveira para lançamento de livro inédito
Símbolo da cultura no Estado, Orquestra Sinfônica do Paraná celebra 40 anos
Símbolo da cultura no Estado, Orquestra Sinfônica do Paraná celebra 40 anos
Estado promove encontros regionais de museus em oito cidades do Paraná
Estado promove encontros regionais de museus em oito cidades do Paraná
Cultura é fundamental para a defesa da democracia no Brasil, diz Lula
Cultura é fundamental para a defesa da democracia no Brasil, diz Lula
Teste descarta gripe aviária em trabalhador de Montenegro no RS
Teste descarta gripe aviária em trabalhador de Montenegro no RS
Cultura promove encontros regionais de museus em oito cidades do Paraná
Cultura promove encontros regionais de museus em oito cidades do Paraná
Zeca Baleiro apresenta show “Piano” no Guairão no dia 23 de maio
Zeca Baleiro apresenta show “Piano” no Guairão no dia 23 de maio
Receita Federal leiloa mercadorias apreendidas ou abandonadas em SP
Receita Federal leiloa mercadorias apreendidas ou abandonadas em SP
Governo de São Paulo tem 3,5 mil vagas para 100 cursos gratuitos
Governo de São Paulo tem 3,5 mil vagas para 100 cursos gratuitos
Exposição em São Paulo reúne peças do período da escravidão
Exposição em São Paulo reúne peças do período da escravidão
EBC apresenta ações em reunião da Rede Nacional de Comunicação Pública
EBC apresenta ações em reunião da Rede Nacional de Comunicação Pública
Museu da Imagem e do Som sedia palestra sobre tratamento sonoro para síndrome do pânico
Museu da Imagem e do Som sedia palestra sobre tratamento sonoro para síndrome do pânico
Gripe: cidade de SP amplia vacinação para população acima de 6 meses
Gripe: cidade de SP amplia vacinação para população acima de 6 meses
Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN