CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Bolsas de NY fecham em alta com ações do Fed, apesar de decepção com Opep+

O índice Dow Jones fechou em alta de 1,22%, a 23.719,37 pontos, o Nasdaq avançou 0,77%, a 8.153,58 pontos, e o S&P 500 teve alta de...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta quinta-feira, 9, na esteira do anúncio do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de um pacote de US$ 2,3 trilhões em empréstimos para empresas e governos locais. Os ganhos, no entanto, foram contidos pela decepção quanto aos resultados da teleconferência da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), que teriam concordado com cortes mais tímidos do que o esperado pelo mercado.

O índice Dow Jones fechou em alta de 1,22%, a 23.719,37 pontos, o Nasdaq avançou 0,77%, a 8.153,58 pontos, e o S&P 500 teve alta de 1,45%, a 2.789,82 pontos. Nesta semana, o S&P 500 registrou ganho de 12,10%, seu melhor desempenho semanal desde 1974, o Dow Jones subiu 12,67% e o Nasdaq, 10,59%.

As bolsas operaram em território positivo desde o início do dia, após o Fed divulgar um pacote de crédito a empresas e governos locais. Em discurso realizado virtualmente, o presidente da autoridade monetária, Jerome Powell, afirmou que a crise provocada pelo coronavírus fará o desemprego subir a níveis “muito altos, embora temporários”. Ele também demonstrou otimismo de que a recuperação poderá ser “robusta” e renovou o compromisso por ações, caso seja necessário mais apoio.

Para o Wells Fargo, as medidas do Fed são “bem-vindas”, porque vão prover liquidez à economia, em um momento de estresse por conta da pandemia. “O que é impressionante é o nível de cooperação entre o Fed e o Departamento do Tesouro, o que ficou claro no anúncio de hoje”, desta o banco, em relatório enviado a clientes. Entre os bancos, Bank of America subiu 6,01% e Citigroup, 7,12%.

Diante do bom humor por conta do pacote, a divulgação dos dados sobre pedidos de auxílio-desemprego ficaram em segundo plano. Os novos pedidos de auxílio-desemprego caíram 261 mil na última semana, a 6,61 milhões, em mais uma evidência do forte impacto da pandemia na economia dos EUA. Nesse quadro, a Oxford Economics avalia em relatório que a hora de maior apetite por risco ainda não chegou. A consultoria diz em relatório de hoje que o mercado acionário deve seguir na defensiva por ora, mesmo com os avanços dos últimos dias.

No setor de energia, ExxonMobil recuou 1,64% e ConocoPhillips, 2,66%, com o corte da oferta da Opep e aliados, mencionado por fontes, não animando muito os mercados e levando a mais um dia negativo para o petróleo.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN