CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Ibovespa tem 7ª alta consecutiva com NY, Petrobras e aposta em corte da Selic

O ganho do índice brasileiro refletiu em parte o desempenho dos pares de Nova York, que tiveram altas de 1,53% (Nasdaq) a 0,56% (Dow Jones), enquanto...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O Ibovespa sustentou a sétima alta consecutiva e renovou o pico do ano no fechamento pela quarta sessão seguida nesta segunda-feira, 12, quando encerrou o dia com 117.336,34 pontos, um avanço de 0,27%. A expectativa por um corte da taxa Selic em breve e a aposta de pausa no ciclo de aperto monetário nos Estados Unidos sustentaram o apetite global e doméstico por ativos de risco na sessão.

O ganho do índice brasileiro refletiu em parte o desempenho dos pares de Nova York, que tiveram altas de 1,53% (Nasdaq) a 0,56% (Dow Jones), enquanto os investidores aguardam a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed) nesta quarta-feira, 16. A ferramenta do CME Group mostra que é majoritária a aposta na manutenção dos juros do país na faixa de 5% a 5,25%.

No noticiário local, falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reforçaram a perspectiva de que um corte da taxa Selic, hoje em 13,75%, está próximo. Após o relatório Focus mostrar redução das expectativas do mercado para a inflação de 2023 a 2026, o chefe da autarquia afirmou que a melhora recente das notícias sobre a inflação e das projeções e a queda dos juros futuros abre espaço para uma “atuação de política monetária”.

As declarações levaram a uma queda dos juros futuros e fizeram o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2024 – mais sensível à condução da política monetária no curto prazo – encerrar a sessão abaixo de 13% pela primeira vez desde março. Como resultado, o índice setorial de consumo da B3 fechou com alta de 0,47%, no maior nível desde novembro do ano passado.

“O bom humor dos últimos dias ficou sustentado, tem um apetite geral por ativos de risco e isso acaba beneficiando os mercados emergentes”, afirma o analista da Empiricus Research João Piccioni. “Está todo mundo de olho nas decisões dos bancos centrais, os investidores estão olhando a dinâmica com a cabeça de que devemos começar a caminhar para um afrouxamento monetário.”

Os papéis da Petrobras também foram destaque na sessão, com ganho de 1,75% nas ações preferenciais e de 1,27% nas ordinárias, apesar de quedas próximas de 4% nos preços do petróleo. Esse resultado – descolado de pares como PetroRio ON (-3,86%) e 3R Petroleum ON (-2,30%) – respondeu à elevação da recomendação das ações da empresa pelo JPMorgan, de neutro para ‘overweight’ (equivalente a compra).

O noticiário corporativo também favoreceu o papel preferencial classe A da Braskem, que encerrou o dia com a maior alta do índice (6,01%), impulsionado pela oferta da Unipar de comprar a participação da Novonor (ex-Odebrecht) na petroquímica. Completam a lista de maiores ganhos da sessão Assaí ON (5,86%), Lojas Renner ON (4,54%), Banco do Brasil ON (3,62%) e as units da Klabin (3,29%).

Na ponta oposta, o dia foi negativo para o setor de mineração e siderurgia, prejudicado pela queda de 1,81% nos preços do minério de ferro na Dalian Commodity Exchange, na China, que levou a uma baixa de mesma magnitude nas ações ordinárias da Vale. As maiores perdas do Ibovespa ficaram com as units do Santander Brasil (-3,24%), Hapvida ON (-2,83%), SLC Agrícola ON (-2,74%) e CSN ON (-2,69%), além de PetroRio ON.

Na máxima da sessão, o Ibovespa atingiu os 117.734,99 pontos, o maior nível intradia desde novembro de 2022. Na mínima, chegou a mostrar queda de 0,27%, aos 116.704,14 pontos. O giro financeiro atingiu R$ 28,9 bilhões, acima da média do ano.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN