CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Curitiba tem seu maior evento de Corpus Christi, com 120 mil pessoas

Curitiba tem seu maior evento de Corpus Christi, com 120 mil pessoas

Corpus Christi de Curitiba é destaque em publicação do Vaticano  Veja o funcionamento dos serviços neste feriado Feiras de Inverno movimentam o......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Curitiba tem seu maior evento de Corpus Christi, com 120 mil pessoas

A Arquidiocese de Curitiba chamou e os curitibanos responderam: nesta quinta-feira (8/6), feriado de Corpus Christi, mais de 120 mil pessoas participaram da cerimônia católica que celebra o sacramento da Eucaristia, conhecido como Corpo de Cristo (Cropus Christi). 

  • Corpus Christi de Curitiba é destaque em publicação do Vaticano 
  • Veja o funcionamento dos serviços neste feriado
  • Feiras de Inverno movimentam o Centro de Curitiba e são um bom passeio para o feriado

O arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, expressou seu agradecimento à multidão que dedicou o dia para participar das celebrações de Corpus Christi. O evento tem como objetivo fortalecer o sentimento de pertencimento à Igreja Católica e ajudar os fiéis a recuperarem a autoestima em sua fé.

“A população respondeu ao chamado para este Corpus Christi. Já se tornou um aspecto da cidade de Curitiba essa celebração com a presença desta multidão que quer seguir Jesus. O povo católico de Curitiba, com o apoio franco, generoso das autoridades possibilitaram o maior evento de Corpus Christi, que já tivemos até hoje na cidade”, destacou o arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo

A procissão de Corpus Christi é realizada na região central da cidade há 302 anos, deste 1721, ininterruptamente, lembrou o prefeito Rafael Greca. 

Este ano, o percurso teve dois quilômetros de extensão, com 116 tapetes, desde Catedral de Curitiba, na Praça Tiradentes, até a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, que começaram a ser construídos por 4 mil voluntários as 8 horas da manhã. 

Promoção da paz

Pela manhã, Dom Peruzzo acompanhou a confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi, feitos por pessoas ligadas às paróquias, congregações e movimentos da Arquidiocese de Curitiba. Ele ressaltou a presença diversificada dos participantes, incluindo católicos e não-católicos que vieram apreciar as efêmeras obras sacras criadas sobre o asfalto. Essa experiência exemplifica como é possível promover a paz.

“Vimos idosos, adultos, adolescentes, crianças, mães com seus bebês na preparação dos tapetes. Diferentes mentes, inteligências, convicções e experiências humanas numa grande linguagem de unidade que nasceu da fé em Jesus Cristo. Em tempos em que facilmente se constatam confronto e tensões, este evento pode inspirar para que onde formos e onde nos encontrarmos, que levemos a paz”, destacou o líder da arquidiocese curitibana. 

Entre as centenas de milhares de pessoas que caminharam pela Rua Barão do Cerro Azul e pela Avenida Cândico de Abreu para conferir a beleza dos tapetes de serragem e outros materiais, estava a psicóloga Luciana de Santa, 43 anos, que levou os filhos Olívia, 9 anos, e Luiz, 11 anos, e o amigo dos curitibinhas, Miguel, 10 anos. Ela diz que acompanhar a procissão é algo que fazia na infância, e quer transmitir essa tradição aos seus filhos. “Somos uma família católica e acho importante que eles aprendam a importância dessas tradições dos ritos da Igreja. E sempre está muito bonito”, disse. 

Tapete da fé: da Catedral ao Centro Cívico 

Com a confecção dos tapetes para a procissão concluídos por volta do meio-dia, o público contemplou o conjuntoao som bandas e cantores de música católica até as 15 horas, quando a se concentrou diante do grande palco instalado em frente à Catedral, onde o arcebispo rezou a Santa Missa. 

“Curitiba é uma cidade religiosa, que acolhe todos os povos e sempre teve no coração a fé. A fé católica é uma fé expressiva, por isso, parabéns Curitiba e a Prefeitura, que, de todas as formas, está apoiando o Corpus Christi 2023”, destacou o padre Reginaldo Manzotti, que animou a Santa Missa.

A procissão começou às 16h30, rumo à Praça Nossa Senhora de Salette. Em oração, os participantes seguiram contemplando os desenhos artísticos. Também no percurso, foram instalados pequenos palcos, em que foram encenados temas como a Eucaristia e Vocação. As celebrações do dia de Corpus Christi seguiram até o anoitecer, com o show de Manzotti, na Praça Nossa Senhora de Salete.

Preparativos

Para que a celebração cristã fosse realizada, muito antes do início da Santa Missa, católicos de toda a cidade foram para a Rua Barão do Cerro Azul e a Avenida Cândido de Abreu para preparar o trajeto da procissão.
 
Antes mesmo das 8 horas, horário agendado para iniciar a composição dos tapetes, a analista de Recursos Humanos e catequista, Tamara do Prado, 38 anos, a artesã Eliane Ávila de Matos Schultz, 58 anos, e outros 20 membros da Paróquia São Marcos, já estavam na Rua Barão do Cerro Azul, entre as ruas Paula Gomes e Carlos Cavalcanti para dar sua contribuição com um dos 116 espaços decorados no asfalto. 
“Criamos os desenhos há mais de um mês. Fizemos moldes em TNT para, hoje, reproduzir no pavimento. Usamos barbante para delimitar a área para cada cor. Foram horas de joelhos, abaixados, mas vale muito a pena compartilhar com todos, esse gesto de profissão de fé e fraternidade”, contou Tamara.

Enquanto isso, pela manhã, o bispo auxiliar de Curitiba, dom Reginei Modolo, “dom Zico”, percorreu hospitais e instituições sociais levando o ostensório com a hóstia sagrada. 
Nos dias anteriores, em preparação à data sacra, a Arquidiocese levou a Eucaristia a centros terapêuticos e penitenciárias. 

Concurso fotográfico

Entre o público que registrou a celebração do Corpus Christi em Curitiba em fotos, muitos buscavam o melhor clique como participantes do Primeiro Concurso Fotográfico do Corpus Christi, promovido pela Arquidiocese de Curitiba. 
Os inscritos concorrem em quatro categorias (Retratos, Ícones e símbolos, Vocação e Tapete. Os vencedores serão conhecidos no Dia Mundial da Fotografia (19/8).

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais