CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Novo presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão toma posse na Prefeitura
Prefeito Rafael Greca, acompanhado de Cris Alessi, ex-presidente da Agência Curitiba, do vereador Pier Petruzziello e da assessora Cibele Fernandes Dias, empossa o novo presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão. Curitiba, 05/06/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS.

Novo presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão toma posse na Prefeitura

Paixão terá a missão de dar continuidade às ações de articulação do ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão, e dos programas......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Novo presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão toma posse na Prefeitura
Prefeito Rafael Greca, acompanhado de Cris Alessi, ex-presidente da Agência Curitiba, do vereador Pier Petruzziello e da assessora Cibele Fernandes Dias, empossa o novo presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão. Curitiba, 05/06/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS.

O prefeito Rafael Greca assinou nesta segunda-feira (5/6), no Salão Brasil do Palácio 29 de Março, o termo de posse do novo presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão. O administrador e especialista em Gestão de Recursos Humanos e Turismo assume o cargo no lugar de Cris Alessi. 

Paixão terá a missão de dar continuidade às ações de articulação do ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão, e dos programas de empreendedorismo da Prefeitura gerenciados pela Agência Curitiba, como Bom Negócio, Curitiba Empreendedora, Cidade das Startups, Empreendedora Curitibana. 

“Esse é o segredo de Curitiba: para termos direito ao futuro, temos de procurar na nossa smart city (cidade inteligente) smart people (pessoas inteligentes) que fazem as coisas acontecerem. É nesse sentido que dou ao Dario e aos meus secretários a missão de materializar a criação de uma cidade completamente voltada para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, destacou o prefeito. 

Paixão ocupava, até então, o cargo de diretor da Escola de Administração Pública e coordenador-geral das pós-graduações do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

Greca ressaltou ainda que a missão de Paixão começa em um local que respira inovação. A sede da Agência Curitiba, no Engenho da Inovação, fica na Rua Engenheiros Rebouças, que “tem a memória do grande construtor da ferrovia (que liga a capital ao Litoral), Antonio Rebouças, e do homem que criou o primeiro abastecimento de água de Curitiba, que foi o Andre Rebouças’, lembrou. 

Continuidade

Paixão destacou que pretende não só dar sequência aos trabalhos realizados na Agência Curitiba e no Vale do Pinhão, mas também trazer sua experiência profissional para contribuir, especialmente com os pequenos negócios. 

“Tenho foco na aproximação dos micro e pequenos negócios com grandes empresas e instituições, não só as que já estão aqui, mas as que traremos. Vamos fortalecer e acelerar a tríplice hélice da inovação em Curitiba, com a Prefeitura, as empresas e o setor acadêmico”, destacou Paixão.

Mais investimentos

Na bagagem, o novo presidente da Agência Curitiba traz realizações na Escola de Administração, como a nota máxima na avaliação nacional de escolas de governo, a criação de novos cursos de pós-graduação, auxílio nos projetos das escolas de Turismo, Sustentabilidade, Patrimônio, Trânsito e Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura e no projeto das Cidades Educadoras, da Secretaria Municipal da Educação.

“Minha paixão pela Educação será levada para o Vale do Pinhão. Quero contribuir para trazer mais investimentos, empresas e para a cidade. Curitiba tem legado de inovação e é atrativa para investimentos. Somos a 5ª cidade em geração de empregos, temos o Programa Tecnoparque de incentivo fiscal, temos 35 projetos de smart city na Prefeitura mapeados”, enumerou.

Festa da inovação

Deixando o cargo que ocupou desde abril de 2018, Cris Alessi destacou que o trabalho realizado só foi possível com uma equipe dedicada na Agência Curitiba e na articulação com secretarias e demais instituições da Prefeitura, estreitando laços com demais atores do ecossistema da cidade: empresas, instituições não governamentais, universidades e faculdades. 

“É uma festa da inovação de Curitiba estar neste evento, ver os amigos nesta jornada de sonhos e realizações para a cidade. Realizamos muito e ainda há muito a realizar nesse movimento que mostrou que a gestão pública também pode inovar”, disse Cris.

O prefeito a presenteou com um azulejo com frases de agradecimento e uma escultura de Rafael Sartori, feita no Memorial Paranista, como lembrança dele e da primeira-dama, Margarita Sansone. 

Currículo de Dario Paixão

O novo presidente da Agência Curitiba é doutor em Gestão do Turismo Sustentável (Universidad de Málaga/Espanha); mestre em Turismo Internacional (Universidad Las Palmas de Gran Canaria/Espanha); tem MBA em Neuroliderança e Gestão de Recursos Humanos (Universidade Positivo); especialista em Gestão Estratégica (Universidade Positivo); bacharel em Administração (Universidade Positivo) e em Turismo (UFPR). Foi professor de Planejamento e Organização de Eventos da UFPR e diretor da Escola de Administração Pública e coordenador-geral das pós-graduações do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

Atuou como coordenador-geral de pós-graduação e educação continuada e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Gestão e Inovação da Universidade Positivo, onde também foi professor do mestrado e doutorado em Administração.

Ex-presidente do Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau, contribuiu na organização de grandes eventos, como Goal to Brazil (Londres), hospitalidade para a Copa do Mundo 2014 (Curitiba), Jogos Mundiais da Natureza (Paraná) e Habitat/ONU (Curitiba). 

Presenças

Também participaram da cerimônia de posse o secretário estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Fachinello; os vereadores Rodrigo Reis, Herivelto Oliveira, Bruno Pessuti, Piepaolo Petruzziello, Osias Moraes, Mauro Bobato e João da 5 Irmãos; o chefe de gabinete do vice-prefeito Eduardo Pimentel, Ricardo Andreazza, os secretários municipais Alexandre Jarschel (Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação), Cinthia Genguini (Comunicação); Maria Silvia Bacila (Educação), Carlos Eduardo Pijak Junior (Esporte, Lazer e Juventude), Cristiano Hotz (Finanças); o assessor especial de articulação política, Lucas Navarro; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o assessor de Relações Internacionais, Rodolfo Zannin Feijó; o presidente do Imap, Alexandre Matschinske; a presidente do Conselho de Administração da Agência Curitiba, Cibele Fernandes Dias; o diretor técnico da Agência Curitiba, Paulo Krauss; a assessora técnica da Smap, Carla Cavichiolo Flores; os administradores regionais Gerson Gunha (Portão), Narciso Doro (Cajuru), Rafaela Lupion (Matriz); o CEO e o sócio fundador do iCities, Beto Marcelino e Caio Castro, respectivamente; o superintendente do Sebrae-PR, Victor Tioqueta; a esposa e o irmão de Dario Paixão, Angélica e Leonardo, respectivamente; o vice-presidente do Conselho Regional de Administração, Evandro Stelle Teixeira Filho, acompanhando do diretor de Desenvolvimento Institucional, Marcelo Dias e da Câmara da Mulher, Carla Lourenço; o presidente da  Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), Gilmar de Andrade; a presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná   (Assespro-PR), Josefina Queiroz; o vice-presidente da Fecomércio-PR, Paulo Cezar Nauiack; o vice-reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná  (UTFPR); o ex-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho; o presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil no Paraná (ADVB-PR), Claudio Stringari; representantes da Universidade Positivo, Receita Federal em Curitiba, do Senac-PR e da Fiep.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN