CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Experiência paranaense com ressarcimento de medicamentos é destaque em encontro do Cosud
Experiência paranaense com judicialização de medicamentos é destaque em encontro do CosudFoto: SESA-PR

Experiência paranaense com ressarcimento de medicamentos é destaque em encontro do Cosud

Buscando garantir o atendimento imediato a pacientes que necessitassem destes medicamentos, o Governo adquire os itens, embora este processo seja de competência da administração federal, evitando......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Experiência paranaense com ressarcimento de medicamentos é destaque em encontro do Cosud
Experiência paranaense com judicialização de medicamentos é destaque em encontro do CosudFoto: SESA-PR

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou, nesta quinta-feira (2), no Grupo Técnico da Saúde, como prévia da 8ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que acontece em Belo Horizonte (MG), as medidas implementadas no Paraná que permitem o ressarcimento financeiro por parte da União ao Governo do Estado de insumos e medicamentos com intermediação judicial.

Buscando garantir o atendimento imediato a pacientes que necessitassem destes medicamentos, o Governo adquire os itens, embora este processo seja de competência da administração federal, evitando casos que se prolongam por anos na Justiça.

Com esse fluxo, o Estado indica a necessidade de compra de medicamentos ou insumos, a Justiça fixa o valor para o custeio dos fármacos pelo período de tratamento junto ao Cemepar e determina a transferência dos recursos da União para a conta bancária do Fundo da Saúde.

O sistema foi implementado pela portaria conjunta 15/2021 e acelera essa tramitação, com o Poder Judiciário amparando as decisões. O projeto foi idealizado em parceria com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

“Essa é uma experiência importante, que mostra como a responsabilidade fiscal é fundamental para a administração pública. Na saúde, muitas vezes temos de agir de maneira proativa, a fim de garantir que aquele cidadão que precise de atendimento possa ter suas necessidades realizadas. Esse processo permite reaver recursos que foram necessários para preservar o bem mais importante que temos: a vida dos paranaenses”, comentou o diretor-geral da Sesa, César Neves, que fez a apresentação.

“O Paraná ganha muito com este reconhecimento e acreditamos que nossa experiência possa auxiliar outros estados a garantirem recursos que são de seu direto. É válido reforçar que estas ações somente foram exitosas devido também entendimento do Poder Judiciário, que atendeu a nossa demanda com muito apreço e responsabilidade”, avaliou o diretor-geral.

COSUD – O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) está de volta a Minas Gerais, que sedia o segundo ciclo de 2023. Neste oitavo encontro, o objetivo é o avanço para uma nova fase, a partir da temática da geração de emprego e renda.

As reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) vão abordar temas de diferentes áreas, como Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Fazenda, Planejamento e Previdência; Saúde; Desburocratização, Inovação e Tecnologia; Cultura e Turismo; Educação; Desenvolvimento Econômico; Infraestrutura, Logística e Transporte; Meio Ambiente; Agricultura e Pecuária; Segurança Pública; e Transparência, Controladoria e Ouvidoria.

Fonte: AEN

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN