AMP
Campanha incentiva atletas, familiares, amigos e a população a doarem sangueFoto: SESA-PR

Com apoio dos três clubes de Curitiba, campanha incentiva população a doar sangue

O objetivo é incentivar a doação de sangue e ampliar o número de cadastrados como doadores de medula óssea. A iniciativa também tem o apoio de......

Publicado em

Por CGN

Campanha incentiva atletas, familiares, amigos e a população a doarem sangueFoto: SESA-PR

O Governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba unem forças para sensibilizar atletas, seus familiares e amigos e a população em geral para a doação de sangue. A iniciativa faz parte da campanha “Doe Sangue pelo Esporte”, desenvolvida desde 2003 pela Secretaria estadual da Saúde, por meio do Hemepar, e a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba. A edição deste ano começou nesta quinta-feira (01) e segue até 21 de junho.

O objetivo é incentivar a doação de sangue e ampliar o número de cadastrados como doadores de medula óssea. A iniciativa também tem o apoio de três clubes de futebol profissional, o Athletico Paranaense, Coritiba e Paraná Clube, que ofereceram as camisas oficiais com as assinaturas dos jogadores. Para quem gosta de futebol, é um incentivo extra, já que as camisas serão sorteadas aos doadores participantes da campanha.

“As ações que envolvem Saúde e Esporte têm tudo para dar certo. Os atletas estão doando sangue, além de incentivar outras pessoas a fazê-lo”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, na solenidade de lançamento da campanha, realizada no Hemepar. “São exemplos a serem replicados, em prol de uma causa muito nobre. A necessidade de sangue é diária. Se recebemos menos doações em um dia isso impacta em toda a rede do Hemepar”.

As ações acontecem especialmente entre o final do outono e início do inverno, quando, devido ao frio e às férias escolares, ocorre uma queda no número de doações. O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Junior, destaca a parceria de longa data e a união de forças para transmitir à população a importância da doação de sangue, principalmente nesta época. “Os atletas estarão engajados nessa causa. Convidamos a todos a procurarem o Hemepar”, afirmou.

AJUDAR O PRÓXIMO – O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende a demanda de fornecimento de sangue e hemocomponentes do Estado graças às doações dos voluntários. A necessidade de coleta para atender a demanda em Curitiba e Região Metropolitana é de cerca de 180 bolsas por dia.

Carlos Jacó, atleta de vôlei sentado, participou da campanha de lançamento e aproveitou o momento para doar. Ele já havia doado outras vezes e considera que o próximo é o maior incentivo que as pessoas devem ter para doar. “Estamos apoiando este projeto, esta parceria. É muito gratificante, estou muito feliz por participar”, disse.

Os doadores que quiserem participar da campanha devem se identificar no atendimento do Hemepar, com o CÓD. 39. Somente com esta identificação poderão concorrer ao sorteio com as camisas autografadas dos clubes paranaenses.    

“Além de impactar no nosso estoque, a campanha traz um fator educativo, não só para os atletas como também para a família e amigos. Muitos deles continuam doadores regulares, e isso é o mais importante”, comemorou a diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza. “Este é um gesto de solidariedade e amor ao próximo. Cada doação pode salvar até quatro vidas, por isso a importância em sempre manter nossos estoques estáveis”.

CADASTRO PARA MEDULA – Para se cadastrar como doador de medula basta dirigir-se até um Hemocentro, preencher um cadastro e coletar uma pequena amostra de sangue para a realização do exame HLA. Os dados do doador e os resultados do exame são inseridos no Registro de Dadores de Medula Óssea (Redome) e, quando é apontada a compatibilidade, o doador é chamado para exames confirmatórios. 

PARA DOAR – Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação). É possível agendar a doação clicando AQUI.

PRESENÇAS – Estiveram presentes no evento o diretor de Unidades Próprias da Secretaria estadual da Saúde, Guilherme Graziani; o diretor do Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da secretaria municipal, Guilherme Schlichta; os vereadores Marcelo Fachinello, Pier Paulo Petruziello e Alexandre Leprevost; os representantes do Club Athletico Paranaense, Rubens Neves e Roberto Bonnet, e do Biobanco, Giorgio Roberto Baldanzi; além de organizações esportivas, assessores, servidores do Hemepar e atletas.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Vacinação contra a gripe é liberada para toda a população a partir de seis meses de idade
Secretaria da Saúde confirma mais 42 óbitos e 32,8 mil novos casos de dengue
Estado destina R$ 48 milhões para vigilância em saúde, incluindo combate à dengue
Saúde promove seminário para aprimorar cuidados na rede de urgência e emergência
RJ: médicos receberão manual sobre obesidade e doença cardiovascular
Com foco na dengue, Estado habilita 14 leitos no Hospital Universitário de Ponta Grossa
Paraná chega a 1 milhão de doses aplicadas contra a gripe, mas cobertura ainda é baixa
Estado alerta sobre riscos e proibições dos "vapes" e reforça disponibilidade de tratamento
Serviços privados de educação e saúde terão imposto reduzido em 60%
Paraná recebe novo lote de vacinas contra dengue para sete Regionais de Saúde
UEL recruta pacientes para participar de estudo internacional sobre depressão
Secretaria da Saúde reforça ações contra hipertensão, que afeta mais de 20% da população
Hospital Zona Norte de Londrina vai ampliar cirurgias de pacientes com hanseníase
Vacinação contra a dengue será ampliada para mais 101 municípios no Paraná
Vacinação contra a dengue será ampliada para mais 101 municípios no Paraná, entre eles Cascavel
Saúde confirma novo caso de febre do oropouche no Paraná
Paraná participa das ações da 22ª Semana de Vacinação das Américas
Acidentes de trânsito geraram custo de R$ 36 milhões ao SUS apenas entre 2022 e 2023
MON oferece automediação inédita e gratuita: Conhecendo Artistas Mulheres
Boletim registra 41.472 novos casos de dengue e mais 31 óbitos no Paraná
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile