AMP
O total de mudas doadas pelos 19 viveiros do IAT equivale a cerca de 7 mil hectares restaurados ou uma nova fatia de área verde do Paraná correspondente a 7 mil campos de futebol

No Dia da Mata Atlântica, Paraná celebra 8 milhões de mudas de espécies nativas distribuídas

O saldo da distribuição é impactante. O total de mudas equivale a cerca de 7 mil hectares restaurados ou uma nova fatia de área verde do......

Publicado em

Por CGN

O total de mudas doadas pelos 19 viveiros do IAT equivale a cerca de 7 mil hectares restaurados ou uma nova fatia de área verde do Paraná correspondente a 7 mil campos de futebol

O Estado atingiu neste sábado (27) em que é celebrado o Dia da Mata Atlântica um marco histórico dentro do Programa Paraná Mais Verde: os viveiros do Instituto Água e Terra (IAT) alcançaram a marca de 8 milhões de mudas de espécies nativas entregues gratuitamente à população. A medida busca incentivar o plantio de árvores ameaçadas de extinção, promovendo crescimento econômico, sustentabilidade, reflorestamento e recuperação de áreas desmatadas.

O saldo da distribuição é impactante. O total de mudas equivale a cerca de 7 mil hectares restaurados ou uma nova fatia de área verde do Paraná correspondente a 7 mil campos de futebol. “Todas essas mudas são nativas da Mata Atlântica, inclusive muitas delas em risco de extinção. O resultado é a recuperação de áreas degradadas por todo o Paraná”, afirma o gerente de Restauração Ambiental do IAT, Mauro Scharnik.

Dentro da estrutura do programa Paraná Mais Verde, criado pelo Governo do Estado em 2019, uma das linhas de trabalho é justamente o Revitaliza Viveiros, que tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva com reestruturação e modernização dos 19 viveiros florestais estaduais e dos dois laboratórios de sementes, conjunto gerenciado pelo IAT.

Os Laboratórios de Sementes, instalados em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e em Engenheiro Beltrão, na região Centro-Oeste, são responsáveis pela coleta, beneficiamento, armazenamento e distribuição de sementes utilizadas para a produção de mais de 100 espécies florestais nativas pelos viveiros – 25 dessas espécies consideradas ameaçadas de extinção.

Além das ações diretas, o IAT lançou em maio de 2022 o aplicativo Paraná Mais Verde, também para estimular e facilitar a solicitação e retirada de mudas pela população. Por essa modalidade, as espécies mais procuradas foram o Angico (Parapiptadenia rigida), o Pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifolia) e a Aroeira-pimenteira (Schinus terebinthifolia).

Diretor-presidente do IAT, Everton Souza, destaca que a proposta de recuperação florestal é essencial na consolidação do Estado como referência internacional em sustentabilidade, status reconhecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), estrutura voltada para a promoção do desenvolvimento econômico e do bem-estar social.

“As mudas do IAT vão para todo o Estado, muitas delas com a função de recuperar matas ciliares. Hoje o Paraná tem aproximadamente 30% de cobertura com florestas nativas e nós estamos trabalhamos para aumentar ainda mais esse número”, diz.

COMO FAZER – A Divisão de Produção de Mudas Nativas do Instituto Água e Terra (IAT) é responsável pela coleta, armazenamento e distribuição de sementes, bem como produção das mudas e sua disponibilização à população. São 19 viveiros à disposição da população, em São José dos Pinhais, Engenheiro Beltrão, Salgado Filho, Cascavel, Cornélio Procópio, Guarapuava, Fernandes Pinheiro, Ivaiporã, Jacarezinho, Morretes, Ibiporã, Mandaguari, Pato Branco, Tibagi, Pitanga, Paranavaí, Toledo, Umuarama e Paulo Frontin.

Os interessados podem solicitar mudas por meios digitais, como aplicativo Paraná Mais Verde, disponível na Play Store (modelos Android).

Ao fazer a solicitação para até 100 mudas/ano, o requerimento é aprovado automaticamente e elas já poderão ser retiradas no viveiro selecionado, devendo apenas ligar para o local para agendar quando buscar.

Para mais de 100 mudas, o requerimento seguirá para análise e aprovação de um técnico do IAT. O requerente poderá acompanhar a solicitação e será informado quando for aprovada ou reprovada. Após a liberação, poderá  pegar as mudas no viveiro selecionado.

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é outro caminho. É uma solução informatizada que, dentre demais facilidades, permite aos usuários a requisição de mudas nativas e consultas relacionadas ao requerimento feito pela internet através do endereço www.sga.pr.gov.br.

Após a solicitação, o pedido passará por uma análise do IAT. Caso seja aprovado, será encaminhado um e-mail ao requerente, com as informações do local de retirada das mudas e a documentação necessária.

MATA ATLÂNTICA – Um dos principais biomas do Brasil, a Mata Atlântica remanescente corresponde a 12,4% da área original, de acordo com o Atlas da Mata Atlântica. Passa por 17 estados. Com quase 6 milhões de hectares preservados, o Paraná é o segundo estado em remanescente do bioma, atrás apenas de Minas Gerais.

Além disso, o Paraná faz parte do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e da Rede Trinacional para a Restauração da Mata Atlântica, formada por Brasil, Argentina e Paraguai. As iniciativas integram a Referência da Restauração Mundial e podem receber apoio, financiamento e expertise técnica da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: AEN

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X