Diretora-gerente do FMI diz ter firme convicção de que solução para teto da dívida nos EUA virá

“O mercado de títulos do Tesouro dos EUA é como uma âncora para o sistema financeiro global. E essa âncora precisa se manter firme, principalmente, em...

Publicado em

Por Agência Estado

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, afirmou que tem “firme convicção” de que será encontrada uma saída para a discussão sobre o aumento do teto da dívida dos Estados Unidos. Um desfecho positivo é crucial não só para o país como para a economia mundial, defendeu ela, reforçando o coro de preocupação para uma rápida solução.

“O mercado de títulos do Tesouro dos EUA é como uma âncora para o sistema financeiro global. E essa âncora precisa se manter firme, principalmente, em um momento de incerteza significativa”, disse Georgieva, em coletiva de imprensa, realizada nesta sexta-feira, 26.

De acordo com ela, há “notícias animadoras” de que as discussões sobre o aumento do teto da dívida dos EUA estão avançando.

Georgieva comparou o esgotamento do prazo para os EUA encontrarem uma solução para o tema ao conto de fadas da Cinderela. Na história, a jovem tem de retornar para a sua casa antes da meia-noite porque neste horário os efeitos da magia feita pela sua fada-madrinha acabam. “E estamos neste ponto. Então, antes que a viremos abóbora, podemos resolver isso? Não é apenas a perda de um sapato que enfrentamos”, alertou a diretora-gerente do FMI.

Na sua visão, os EUA têm de fazer mais para reduzir a sua dívida e colocá-la em uma trajetória descendente, mas também do lado da arrecadação de receitas. “O que isso significa é um apelo para uma ampla gama de políticas que incorporem tanto aumentos de receita tributária quanto tratamento de desequilíbrios estruturais em programas como o Social Security benefícios sociais e o Medicare de saúde”, cobrou Georgieva.

“Quanto mais cedo esse ajuste for implementado, melhor”, emendou, acrescentando que um esforço fiscal antecipado ajudaria o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em seus esforços para reduzir a inflação.

Os seu comentários foram feitos em coletiva sobre o relatório Artigo IV dos EUA, documento anual em que o FMI avalia a economia de seus países-membros.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X