CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a 38 anos da OSP e obra rara de Andersen são destaques da programação cultural do Paraná
Orquestra Sinfônica do ParanáFoto: Maringas Maciel/Teatro Guaíra

38 anos da OSP e obra rara de Andersen são destaques da programação cultural do Paraná

Nesta semana a Orquestra Sinfônica do Paraná comemora 38 anos com apresentações especiais. Além disso, a programação conta com a revelação da obra "Porto de Cabedelo", primeira......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a 38 anos da OSP e obra rara de Andersen são destaques da programação cultural do Paraná
Orquestra Sinfônica do ParanáFoto: Maringas Maciel/Teatro Guaíra

A Agência Estadual de Notícias reúne toda sexta-feira os principais destaques da programação das instituições culturais do Estado. Entre estreias, novidades e programações em cartaz, grande parte das atrações é gratuita.

Nesta semana a Orquestra Sinfônica do Paraná comemora 38 anos com apresentações especiais. Além disso, a programação conta com a revelação da obra “Porto de Cabedelo”, primeira visão registrada por Alfredo Andersen no Brasil; uma conversa com a artista plástica Mariana Palma no Museu Oscar Niemeyer; e extensa programação na Biblioteca Pública.

Confira alguns destaques da programação cultural do Estado, que promovem atividades enriquecedoras e diversas:

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

Mulheres Eficientes – Encontro do grupo de convivência Mulheres Eficientes. Com mediação de Lilian Merege Biglia. Dia 26 (sexta), às 14h. Informações pelo telefone (41) 3221-4985.

Escrita Criativa – Refletindo Sobre os Espaços das Suas Narrativas – Minicurso com o escritor Pedro Martins. Dia 26 (sexta), das 14h às 16h, na sala de cursos.

Cine Pipoca – Exibição do filme “Deu a Louca na Chapeuzinho” (2005), com distribuição de pipoca para o público. Dia 26 (sexta), às 14h30, no auditório

Cine Adélia – Sessão do cineclube itinerante voltado para a discussão de temáticas negras. Filme do mês: “Noirblue”, de Ana Pi. Dia 26 (sexta), às 18h30, no auditório.

Bate-papo com Rafaela Tavares Kawasaki e Tatiana Lazzarotto – As autoras de “Peixes de Aquário” (2021) e “Quando as Árvores Morrem” (2022) falam sobre seus trabalhos. Dia 27 (sábado), às 10h30, hall térreo

Lançamento do livro “Enciclopédia de Curiosidades Sonoras” – Contação de história inspirada na obra publicada pelo Hospital Pequeno Príncipe. O evento contará com a presença dos autores para sessão de autógrafos, distribuição gratuita de exemplares e contação de histórias. Dia 27 (sábado), às 11h30. Seção Infantil

Sábado Lúdico – Evento para crianças de 6 a 12 anos, voltado para o aprendizado de RPG e card games. Dia 27 (sábado), às 11h30, na gibiteca.

Hora do Conto – Sessões de contação de história com o grupo Era Uma Vez, seguida de atividade artística sobre o conteúdo apresentado De segunda a sexta-feira, às 11h e 15h, e sábados, às 11h, na seção Infantil. 

Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Títulos disponíveis neste mês: “Cartas para Julieta” (2010), “Como Eu Era Antes de Você” (2016) e “Gente Grande” (2010). Agendamento pelo telefone (41) 3221-4985. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, e sábados, das 8h30 às 13h, na seção Braille.

Oficina Permanente de Poesia – Encontro semanal promovido pela Academia Paranaense da Poesia. Todas as quintas-feiras, às 18h, na sala de reuniões do terceiro andar.

MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON)

MON na Escola – A artista plástica Mariana Palma conduzirá o MON na Escola de maio. Os encontros mensais, voltados para profissionais da educação, são gratuitos, com emissão de declaração de participação. Nesta edição, a atividade ocorrerá na quarta-feira (31), em duas sessões, às 9h30 e 14h. Os inscritos participarão de uma conversa sobre a vida e a obra da artista, através do seu processo criativo, seguida de uma oficina artística. As inscrições podem ser feitas neste link. Sujeito à lotação.

Últimos dias – A exposição “Afinidades II – Elas!” poderá ser vista até este domingo (28), na Sala 3. A mostra faz parte do projeto “Afinidades”, que teve início em 2021 e trouxe nesta edição um olhar feminino. Com curadoria de Marc Pottier, dez artistas brasileiras foram convidadas para uma imersão na coleção permanente do MON. As participantes selecionaram obras do acervo com as quais têm maior afinidade e, a partir delas, construíram uma nova narrativa.

Nova exposição – A sala 07 do MON recebe a partir do dia 1.º de junho (quinta) a exposição “Tela – Leila Pugnaloni”, de uma das mais importantes artistas paranaenses em atividade. A abertura está marcada para as 19 horas.

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO PARANÁ (MIS-PR)

Quartas musicais – Toda quarta-feira, às 18h, o Museu cria um espaço de convívio musical de variadas sonoridades, desde grupos de choro, duo de cordas, até bandas de rock. Entrada livre e gratuita.

MUSEU CASA ALFREDO ANDERSEN (MCAA)

Porto de Cabedelo – Entra em exibição neste sábado (28) a rara obra “Porto de Cabedelo”, primeira visão registrada por Alfredo Andersen (1860-1935) ao chegar ao Brasil. A obra retorna ao ateliê por meio da doação feita pelo casal de colecionadores Fernando Xavier Ferreira e Beatriz Ferroni Ferreira. O ato solene acontece às 11h, no salão In Transit do museu.

Últimos dias de “Matéria e Memória” – Fica em cartaz até domingo (28) “Matéria e Memória”, exposição individual com pinturas da artista plástica e arquiteta ítalo-brasileira Daniela Marton. As obras apresentam a dualidade de forças essenciais na arte: o material e o imaterial, com o apelo tátil presente em toda a mostra. Em exibição no espaço anexo à Academia Alfredo Andersen.

CENTRO CULTURAL TEATRO GUAÍRA

Aniversário da Orquestra – A celebração de 38 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná será em dose dupla, com apresentações no sábado (27) e no domingo (28) no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão). A execução da “Sinfonia n° 9”, de Beethoven, junto a um coral de 68 integrantes, marca a trajetória do grupo, com 75 músicos, que já reuniu 1 milhão de pessoas em quase quatro décadas de shows. 

Guaíra para Todos – A companhia Balé Teatro Guaíra fará neste fim de semana apresentações gratuitas em Apucarana, no Vale do Ivaí, e Arapongas, no Norte, como parte da programação especial da 14ª edição da Mostra Paranaense de Dança, com duas coreografias do repertório: “Piá”, de Alex Soares, e “V.I.C.A.”, de Liliane de Grammont. Os bailarinos se apresentam no Cine Teatro Fênix de Apucarana, sexta (26), e no Cine Teatro Mauá de Arapongas, domingo (28). Os espetáculos são abertos ao público em geral e com entrega antecipada de convites.

“Tum Tá” – A remontagem do espetáculo “Tum Tá” acontece em duas apresentações: quarta e quinta (31 e 1.º) no Guairão, às 20 horas. A produção nasceu no ano passado para o encerramento das atividades da Escola de Dança Teatro Guaíra e levou uma mensagem que ainda vale: “acalme o seu coração”. Um coração que não tem uma única voz, mas dezesseis vozes e conta com uma trilha sonora original de Gilson Fukushima, figurinos de Paulinho Maia, projeções de Allan Raffo, cenografia de Daniel Marques, iluminação de Diego Bertazzo e roteiro e direção-geral de Larissa Pansera. Ingressos a R$ 20 e R$ 10 no Ticket Fácil ou bilheteria do Teatro Guaíra.

EVENTOS EXTERNOS

Paulo Ricardo – Comemorando os mais de 35 anos de carreira, com todos os seus grandes sucessos, tanto no RPM quanto solo, Paulo Ricardo está sexta-feira (26), no palco do Guairão, com sua nova turnê “Rock Popular”, às 21 horas. Disk Ingressos ou bilheteria do Teatro Guaíra.

Teatro – “Arapuca”, com temporada gratuita até dia 4 de junho, no Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório), é uma investigação cênica inédita, que destaca a pluralidade feminina. Sessões sexta (26), quarta (31) e quinta (01), às 20h; sábado (27) e domingo (28), às 18h e 20h.

“Itan e Tal” – O Grupo Baquetá volta ao Guairinha neste sábado (27) e domingo (28) para as últimas apresentações gratuitas do espetáculo “Itan e Tal”, que traz importantes reflexões ao público infantojuvenil sobre as questões afroindígenas. A peça faz parte do programa Crianças no Teatro da SEEC e PalcoParaná, com apoio da Audi. Sessões às 16 horas.

Orquestra Didática – A instalação “Orquestra Didática” está aberta ao público na terça (30), quarta (31) e quinta-feira (1.º), das 10h às 17h, e proporciona conteúdo dinâmico sobre os instrumentos e elementos de uma orquestra. A entrada é franca, e não precisa agendar. O acesso é pela lateral da bilheteria.

ENDEREÇOS 

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba – PR

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba – PR

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba – PR

(41) 3331-7579

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo s/n – Centro, Curitiba – PR

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba – PR

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Mini Guaíra) – Rua Amintas de Barros s/n – Centro, Curitiba – PR

Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba – PR.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Últimos dias da exposição “O Espaço Imantado de Mario Rubinski” no MON
Últimos dias da exposição “O Espaço Imantado de Mario Rubinski” no MON
Orquestra Sinfônica do Paraná começa nova temporada de apresentações para crianças
Orquestra Sinfônica do Paraná começa nova temporada de apresentações para crianças
Nova edição do Cândido destaca a Coleção Afro da Biblioteca Pública do Paraná
Nova edição do Cândido destaca a Coleção Afro da Biblioteca Pública do Paraná
Cândido de março destaca a Coleção Afro da Biblioteca Pública do Paraná
Cândido de março destaca a Coleção Afro da Biblioteca Pública do Paraná
Museu da Imagem e Som inaugura exposição presencial sobre seus 55 anos
Museu da Imagem e Som inaugura exposição presencial sobre seus 55 anos
MON oferece oficinas e mediações inéditas e gratuitas para o público em abril
MON oferece oficinas e mediações inéditas e gratuitas para o público em abril
Orquestra Cordas do Iguaçu apresenta clássicos do rock no Guairão no dia 30 de abril
Orquestra Cordas do Iguaçu apresenta clássicos do rock no Guairão no dia 30 de abril
Conscientização sobre TEA é tema de exposição e debate na Biblioteca Pública do Paraná
Conscientização sobre TEA é tema de exposição e debate na Biblioteca Pública do Paraná
No MON, 35ª Bienal de São Paulo é tema do programa Arte para Maiores de abril
No MON, 35ª Bienal de São Paulo é tema do programa Arte para Maiores de abril
Espaços culturais do Estado em Curitiba funcionam neste feriado de Páscoa em horários especiais
Espaços culturais do Estado em Curitiba funcionam neste feriado de Páscoa em horários especiais
Fotógrafo Wagner Melo explora espaços urbanos na residência do Alfredo Andersen
Fotógrafo Wagner Melo explora espaços urbanos na residência do Alfredo Andersen
Com Lei Paulo Gustavo, Fiep lança cursos com 2,9 mil vagas de formação para o audiovisual
Com Lei Paulo Gustavo, Fiep lança cursos com 2,9 mil vagas de formação para o audiovisual
Teatro Guaíra recebe Nando Reis com show
Teatro Guaíra recebe Nando Reis com show "Voz e Violão" no dia 14 de abril
PrFilm Commission participa de evento que discute indústria do audiovisual do Paraná
PrFilm Commission participa de evento que discute indústria do audiovisual do Paraná
Em Paris, MON apresentará programa com suas ações de inclusão para o público autista
Em Paris, MON apresentará programa com suas ações de inclusão para o público autista
Evento itinerante Bienal Black Brazil Art ocupa espaços no Rio
Evento itinerante Bienal Black Brazil Art ocupa espaços no Rio
Recife: ciranda e maracatus se tornam patrimônios culturais imateriais
Recife: ciranda e maracatus se tornam patrimônios culturais imateriais
MON abrirá normalmente na Sexta-Feira Santa e domingo de Páscoa
MON abrirá normalmente na Sexta-Feira Santa e domingo de Páscoa
Nanini, Guta Stresser, Deborah Colker e comédias: Guairão recebe o Festival de Curitiba
Nanini, Guta Stresser, Deborah Colker e comédias: Guairão recebe o Festival de Curitiba
Festival de Curitiba, Detonautas, Toni Garrido e museus com estreias agitam agenda cultural
Festival de Curitiba, Detonautas, Toni Garrido e museus com estreias agitam agenda cultural

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais