CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
TECHNOVAÇÃO: Cascavel se torna o centro das atenções em tecnologia
Foto: Vanderlei Faria e Manoel Teixeira/Secom

TECHNOVAÇÃO: Cascavel se torna o centro das atenções em tecnologia

O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que Cascavel está em uma das mais importantes regiões do Brasil onde há arranjo produtivo de alimento e a cidade é...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Publicidade
TECHNOVAÇÃO: Cascavel se torna o centro das atenções em tecnologia
Foto: Vanderlei Faria e Manoel Teixeira/Secom

Um mundo de soluções sendo apresentadas em um único espaço. É assim a 3ª edição da Technovação, maior feira de tecnologia e inovação do Paraná, aberta ontem (25) no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel. A feira, que atrai visitantes e expositores de todo o Brasil, acontece até sábado (27), das 9h às 22h, e a entrada é gratuita.

O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que Cascavel está em uma das mais importantes regiões do Brasil onde há arranjo produtivo de alimento e a cidade é polo de medicina e educação. Agora, Cascavel também é destaque na tecnologia e inovação.

“A inteligência artificial chegou, a tecnologia, e precisamos preparar os nossos jovens, os nossos adultos.  Nos prepararmos para o novo momento que o mundo vive. Nós temos, sim, produtos e serviços, mas precisamos usar uma ferramenta de competitividade, resolver problemas, trazer soluções, trazer as nossas crianças, os nossos jovens para se apaixonarem por esse novo momento que o mundo vive. Esse é o resumo desta feira, desse evento”, afirmou o prefeito.

Cascavel tem investido em tecnologia, inclusive na educação básica, com programas como o Tec Escola e a implantação da robótica nas unidades escolares.

Alcione Gomes, presidente da Fundetec, disse que a feira é uma oportunidade de mostrar que Cascavel pode entrar para o cenário nacional como uma cidade inovadora.

“A soma de tecnologia com a inovação é o que a gente está propondo aqui. Que todos os ambientes tenham informação, conteúdo, conhecimento, inovação e experiência. Que não seja só teoria que você não pode tocar. Por isso, a gente tem um monte de coisas do conhecimento que você pode experimentar, são palpáveis”, diz.

O vice-prefeito Renato Silva afirma que a consolidação da feira faz parte do grande esforço de um governo liderado pelo prefeito Paranhos.

“Governo comprometido, que quer o melhor para as pessoas. Um evento com toda essa tecnologia motiva a juventude a pensar, a usar  sua imaginação, a inteligência que Deus nos dá. As ideias fazem a diferença”, avalia.

E quem passou pela feira não escondia a emoção de ter contato com novas tecnologias, experimentos científicos e realidade aumentada.

“É muito legal, eu acabei de ir nesse negócio aí, o cara me colocou de ponta de cabeça, fiquei com medo, mas foi muito divertido”, disse Laura Portela da Silva, 12 anos. Ela se referia a um giroscópio humano, equipamento que faz a pessoa sentir a mesma sensação de um astronauta no espaço, fora da ação de gravidade da terra.

Lucas Sgorla de Almeida, curador do museu de tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é um dos expositores da feira.

“Como é uma feira de inovação e tecnologia, o nosso museu procura mostrar como o conhecimento científico é explorado em forma de técnica, de tecnologia. A gente mostra o que há de conhecimento cientifico nas pequenas coisas do dia a dia que as pessoas fazem”, relata.

Na abertura, aconteceu a palestra com o especialista em internet stand up comedy, Murilo Gun. Ele foi um dos pioneiros da internet no Brasil.

O evento é promovido pela Fundetec e Prefeitura de Cascavel. Itaipu Binacional, Governo do Paraná, Secretaria Estadual de Inovação, Celepar, Sanepar, DD Telecom, Sicredi patrocinam a feira.

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais