CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Basquete: alvo de racismo na Espanha, Yago Mateus enaltece Vini Jr.
© Divulgação/FIBA

Basquete: alvo de racismo na Espanha, Yago Mateus enaltece Vini Jr.

Um brasileiro ofendido por conta da cor da pele, na Espanha, durante o exercício da profissão. Poderia ser um dos vários episódios de racismo pelos quais......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Basquete: alvo de racismo na Espanha, Yago Mateus enaltece Vini Jr.
© Divulgação/FIBA

Um brasileiro ofendido por conta da cor da pele, na Espanha, durante o exercício da profissão. Poderia ser um dos vários episódios de racismo pelos quais o atacante Vinícius Júnior passou ao longo desta temporada, mas a vítima é outra – e o esporte também. Trata-se de Yago Mateus, armador da seleção masculina de basquete, chamado de “macaco” durante um jogo da Euroliga, no início do ano.

“É uma coisa bem difícil. Eu, de primeira, não soube como agir, mas é algo que ficou na minha cabeça, no meu coração. Deu muita raiva pensar como pessoas podem fazer isso com outras, com insultos racistas, homofóbicos. Eu já tinha muita raiva e via com tristeza quando acontecia. Quando foi comigo, senti essa dor e não a desejo para ninguém”, comentou Yago, em depoimento, por vídeo, à Agência Brasil.

Na ocasião, Vinícius Júnior foi uma das personalidades que prestou solidariedade a Yago. O próprio atacante já vinha sendo alvo constante de manifestações racistas em jogos do Campeonato Espanhol. Após o novo ataque ao jogador do Real Madrid, em duelo contra o Valência, o atleta da seleção de basquete publicou um longo texto no Instagram e enalteceu Vini Jr como uma “bandeira” do enfrentamento ao racismo no mundo.

“Tenho fé em Deus que tudo isso mudará, que as pessoas vão se respeitar e quem faça isso [racismo] realmente pague pelo crime que cometeu. Que não aconteça em estádio, nem na rua. Não é humano”, concluiu o armador de 24 anos.

Fonte: Agência Brasil

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais