CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Assistência técnica, cooperação e sucessão familiar fortalecem a cafeicultura do Paraná
Visita técnica do Sistema Estadual de Agricultura a propriedades de café em CarlópolisFoto: Gisele Barão-Seab-Pr

Assistência técnica, cooperação e sucessão familiar fortalecem a cafeicultura do Paraná

O Norte Pioneiro concentra a maior parte da cafeicultura e, ainda que o volume no Estado não seja expressivo comparado a outras grandes culturas, a qualidade......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Assistência técnica, cooperação e sucessão familiar fortalecem a cafeicultura do Paraná
Visita técnica do Sistema Estadual de Agricultura a propriedades de café em CarlópolisFoto: Gisele Barão-Seab-Pr

Cafeicultores paranaenses estão impulsionando a produção com boas práticas, assistência técnica e cooperação. Com ações inovadoras, eles buscam melhorar a renda familiar e, ao mesmo tempo, preservar o café como uma tradição importante da história da agricultura do Estado.

O Norte Pioneiro concentra a maior parte da cafeicultura e, ainda que o volume no Estado não seja expressivo comparado a outras grandes culturas, a qualidade da produção faz a diferença, com diversos cafés especiais premiados em concursos.

A fórmula para esse bom desempenho inclui mecanização, diversificação e sucessão familiar. O café do Norte Pioneiro também já tem selo de Indicação Geográfica concedido concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e iniciativas importantes como o grupo Mulheres do Café.

Nesse cenário, o “saber fazer” dos extensionistas rurais do Estado tem sido fundamental para promover transformações na vida das famílias no campo. Eles conhecem as propriedades, o modo de vida e a realidade local. Ajudam na organização dos pequenos produtores e levam também modernização às lavouras – um empenho diário que visa elevar a renda e a qualidade de vida desses agricultores.

As políticas públicas do Estado também têm papel importante no suporte à agricultura familiar, dando acesso a recursos, estrutura ou outros benefícios que fazem prosperar a produção.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, acompanhado de uma equipe do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri), visitou nesta semana propriedades que servem como referência no Norte Pioneiro. O objetivo do governo estadual é replicar o modelo em outras regiões.

O município de Carlópolis lidera a produção do grão no Paraná e é um exemplo desse cenário. Enquanto o Estado, de modo geral, tem perdido área de café nos últimos anos, a cidade faz o caminho inverso e tem conseguido crescer nessa cultura.

São aproximadamente 5 mil hectares que geraram uma produção de 9,16 mil toneladas e um Valor Bruto da Produção (VBP) de R$ 165,2 milhões em 2021, segundo os dados mais recentes do Departamento de Economia Rural (Deral). Cerca de 600 produtores trabalham nessa atividade na cidade.

Durante a visita às propriedades, Ortigara parabenizou os cafeicultores, técnicos e lideranças e listou algumas políticas públicas que podem ajudar na continuaidade desse trabalho.

“Nós reconhecemos o esforço de quem cresceu pela busca de fazer diferente, e esperamos que outras cidades copiem essa capacidade de organização. Esse modelo de união, e com a ideia de ter um café de qualidade, especial, é muito importante”, disse.

“Nosso time está definindo uma estratégia para nos somar a esse esforço, nas políticas de incentivo ao cultivo, à mecanização, ao uso da água, para aumentar a produtividade, baixar custos e riscos”, completou.

DIVERSIFICAÇÃO – O coordenador estadual de Cafeicultura do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Otávio da Luz, que trabalha há mais de 30 anos em Carlópolis, acompanhou de perto a história do café. Ele explica que o cuidado com o solo e a diversificação são fatores primordiais para melhorar a produtividade, especialmente com a fruticultura e olericultura. A extensão rural tem papel fundamental no incentivo a essas práticas.

“A diversificação de culturas dá uma estabilidade financeira muito boa para o produtor. A fruticultura e a olericultura agregam bastante valor na propriedade”, diz. De acordo com ele, com planejamento, a área de café na cidade poderia ser ampliada para 10 mil hectares nos próximos anos.

PANORAMA – O café está presente em 187 municípios do Paraná e, segundo o IDR-Paraná, em mais de 50 deles a economia depende da cafeicultura. São aproximadamente 6 mil famílias nessa atividade em todo o Estado e cerca de 80% das propriedades são de agricultura familiar.

No Paraná, embora a produção tenha reduzido 13% de 2020 para 2021, atingindo 51 mil toneladas, o VBP cresceu 41% em termos reais e chegou a R$ 911 milhões, segundo o Deral. Por área, essa cultura rende pelo menos cinco vezes mais do que a soja. No entanto, a área destinada ao plantio dessa cultura tem reduzido ao longo dos últimos anos.

O Estado já foi um grande produtor de café. Chegou a ter 1,8 milhão de hectares nos anos 1960, até que adversidades climáticas severas, como a geada negra de 1975, fizeram a produção despencar. Naquele ano, o Paraná tinha 942 mil hectares plantados. No ano passado, aproximadamente 30 mil hectares foram destinados à cultura.

SUCESSÃO FAMILIAR – Para entender o que levou Carlópolis ao título de principal produtor de café do Paraná, é preciso conhecer também a história das famílias, que têm conseguido manter o interesse das novas gerações pela cultura.

A propriedade da família do Sítio São Manoel, com 21 mil pés de café, já está na quarta geração de produtores. Se, antigamente, o trabalho seguia um sistema de cultivo mais difícil e penoso, hoje é um exemplo do que vem dando certo na cidade: diversificação e sucessão familiar.

“A sucessão é automática desde que a propriedade dê dinheiro suficiente para ter uma vida boa na família. Se não tiver recursos, o jovem vai buscar outras alternativas na cidade”, completa o coordenador estadual de Cafeicultura do IDR-Paraná.

Eduardo da Silva é bisneto de cafeicultores. “É um orgulho muito grande”, diz a avó, Anita. Ele está estudando agronomia e pretende se especializar em café. “A gente espera que o café cresça muito mais”, diz Eduardo.

​​​​Também em Carlópolis, o produtor Emanuel Liuti, de 23 anos, seguiu a mesma vocação do pai e do avô. Em 2006, a família cultivava meio hectare. Hoje, são 16 hectares de café, e também está aumentando a área de fruticultura. “A vantagem é que trabalhando com a fruta você consegue pagar os custos de família, de maquinário, manutenção, da lavoura e ainda um pouco da lavoura do café”, explica.

Liuti conta que a boa condução dos pais na educação dele e dos dois irmãos, dando abertura para que participassem das escolhas na propriedade, fez a diferença para mantê-los no campo. “Desde quando a gente tinha por volta de 15 anos, éramos envolvidos nos trabalhos. Então crescemos com olhar de comunidade, de trabalhar em família. A partir dessa oportunidade, sabendo que seríamos o futuro disso, a gente se sentia bem trabalhando junto”.

MECANIZAÇÃO – Na lavoura da família de Emanuel, 90% do trabalho é mecanizado. “Começamos com as máquinas a partir de 2014 e de lá para cá fomos melhorando, trabalhando com novo método de cultivo, que é o espaçamento adequado para a colheita mecanizada, reduzindo o custo de mão de obra”.

Outros equipamentos são utilizados em colaboração com propriedades vizinhas. A parceria entre agricultores, segundo o coordenador de Cafeicultura do IDR-Paraná, é uma marca de Carlópolis. “Esse é um modelo que pensamos para outros municípios, em que se possa criar núcleos de cafeicultores para trabalhar em conjunto para conseguir comprar máquinas, por exemplo”, explica.

APOIO – Políticas públicas também são fundamentais para estruturar as propriedades e colaborar com os produtores. Além de pesquisa e extensão rural, programas de estado como Banco do Agricultor Paranaense; o Coopera Paraná, que garante recursos para pequenas associações e cooperativas; e o Compra Direta Paraná, são exemplos de ações efetivas, segundo Ortigara. “Também teremos uma iniciativa para incentivar a irrigação”.

FORMAÇÃO – Outro cafeicultor que manteve a propriedade da família é Marcelo Teixeira, do Sítio Teixeira. Ele é da terceira geração de cafeicultores, e os filhos já estão interessados no setor. A propriedade gera de 2,5 mil a 3 mil sacas de café beneficiado por ano e já teve seu produto comercializado para países como Austrália e Holanda.

“Eu assumi a propriedade em 2011, e desde então houve essa transformação daquela cafeicultura tradicional para essa cafeicultura moderna, mecanizada”, conta. Além do incentivo da extensão rural do Estado, ele destaca a importância de cursos de formação para que os produtores possam se aperfeiçoar, como os do Senar-PR. “O consumidor cada vez mais quer qualidade, então a gente precisa caprichar no que faz”.

COOPERAÇÃO – O cooperativismo foi outro fator que colaborou para o fortalecimento dessa cultura. Trabalhando em parceria com o IDR-Paraná, a Capal passou a atuar nessa área por volta de 2004. Hoje, com 350 cafeicultores cooperados – 218 deles de Carlópolis –, a entidade planeja potencializar a comercialização e ampliar os investimentos.

“A aptidão da região é muito forte para o café. Há grande colaboração entre as famílias e um dos papéis da cooperativa é promover justamente isso”, diz o diretor comercial, Eliel Magalhães Leandro.

PLANO – A intensificação das ações do Estado junto a produtores de café teve um marco também na semana passada, durante a Expoingá. Em Mandaguari, na sede da Bela Esperança, um grupo de produtores e lideranças regionais conversou com o secretário Norberto Ortigara e com a equipe do Sistema Estadual de Agricultura para apresentar um plano de ação. A iniciativa envolve outros quatro municípios, além de Mandaguari: Apucarana, Cambira, Jandaia do Sul e Marialva.

O grupo listou dez ações necessárias, que incluem mais acesso a mudas, equipamentos e capacitação. Entre as metas estão aumentar a área de café na região em 200 hectares por ano; renovar os cafezais deficitários, substituindo por lavouras mais produtivas e adequadas ao manejo mecanizado; aumentar a produtividade e produzir mais cafés especiais.

Mandaguari também busca o selo de Indicação Geográfica para o café produzido na região. No final do ano passado, produtores retomaram a Associação dos Produtores de Café de Mandaguari (Cafeman), hoje com 40 associados, e estudam meios de conquistar o reconhecimento para agregar mais valor ao produto.

“Com isso, a gente busca valorizar nosso produto, e não deixar que os produtores abandonem o café por outra atividade. Não queremos necessariamente volume, mas qualidade”, explica o presidente da Associação, Fernando Roberto Rosseto.

O diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, falou sobre a possibilidade de ampliar a assistência técnica na cafeicultura. “Para nós é um bom desafio poder discutir ações técnicas de uma cultura que faz parte da origem do estado. É um modelo do qual queremos ser parceiros”.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Governador reforça incentivo às agroindústrias e abertura de mercado na ExpoLondrina
Governador reforça incentivo às agroindústrias e abertura de mercado na ExpoLondrina
Governador reforça incentivo às agroindústrias e abertura de novos mercados na ExpoLondrina
Governador reforça incentivo às agroindústrias e abertura de novos mercados na ExpoLondrina
Governador reforça incentivo às agroindústrias e abertura de mercado para a carne na ExpoLondrina
Governador reforça incentivo às agroindústrias e abertura de mercado para a carne na ExpoLondrina
Adapar leva à ExpoLondrina ações sobre combate ao greening e gripe aviária
Adapar leva à ExpoLondrina ações sobre combate ao greening e gripe aviária
Limões, laranjas e tangerinas: citricultura ocupa 54% da área da fruticultura no Paraná
Limões, laranjas e tangerinas: citricultura ocupa 54% da área da fruticultura no Paraná
Após sucesso no Show Rural, ExpoLondrina recebe Vitrine do Biogás e do Biometano
Após sucesso no Show Rural, ExpoLondrina recebe Vitrine do Biogás e do Biometano
ExpoLondrina sediará 30º Encontro Estadual de Cafeicultores na próxima quarta
ExpoLondrina sediará 30º Encontro Estadual de Cafeicultores na próxima quarta
Produção de ovos do Paraná cresce 72% em uma década e mercado segue em expansão
Produção de ovos do Paraná cresce 72% em uma década e mercado segue em expansão
IDR-PR leva para ExpoLondrina discussão sobre mudanças climáticas e manejo do solo
IDR-PR leva para ExpoLondrina discussão sobre mudanças climáticas e manejo do solo
Inovameat: Secretário destaca protagonismo estadual na produção de proteína animal
Inovameat: Secretário destaca protagonismo estadual na produção de proteína animal
Com apoio do Governo do Estado, Toledo inaugura banco de alimentos municipal
Com apoio do Governo do Estado, Toledo inaugura banco de alimentos municipal
IDR-Paraná lança na ExpoLondrina app para controle biológico do greening dos citros
IDR-Paraná lança na ExpoLondrina app para controle biológico do greening dos citros
Conselho Monetário Nacional autoriza produtores a renegociar dívidas do crédito rural
Conselho Monetário Nacional autoriza produtores a renegociar dívidas do crédito rural
Estado publica cartilha para ampliar alcance de programas para agricultura familiar
Estado publica cartilha para ampliar alcance de programas para agricultura familiar
IDR-Paraná promove encontro para discutir a produção de mel durante a Expo Londrina
IDR-Paraná promove encontro para discutir a produção de mel durante a Expo Londrina
Alimentos do outono: IDR-Paraná dá dicas de consumo de produtos da estação
Alimentos do outono: IDR-Paraná dá dicas de consumo de produtos da estação
Alimentos do outono: IDR dá dicas de consumo de produtos da estação
Alimentos do outono: IDR dá dicas de consumo de produtos da estação
Deral destaca aumento na área de feijão e divulga estimativa da safra de inverno no Paraná
Deral destaca aumento na área de feijão e divulga estimativa da safra de inverno no Paraná
Estado promove encontros em Londrina e Francisco Beltrão para discutir mercado do leite
Estado promove encontros em Londrina e Francisco Beltrão para discutir mercado do leite
Inovação e tecnologia são fundamentais para agronegócio do futuro, aponta secretário
Inovação e tecnologia são fundamentais para agronegócio do futuro, aponta secretário
Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais