CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

ITE-Facamp avança 1,7% em março na margem, após alta de 1,1% em fevereiro

O resultado ampliou o avanço da média móvel trimestral do indicador, que passou de alta de 0,6% em fevereiro para crescimento de 1,0% em março....

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O Índice de Tendência Econômica da Facamp (ITE-Facamp) avançou 1,7% na margem em março, na série com ajuste sazonal, após alta de 1,1% em fevereiro. Foi o quarto avanço consecutivo no indicador, após acumular quedas entre agosto e novembro de 2022.

O resultado ampliou o avanço da média móvel trimestral do indicador, que passou de alta de 0,6% em fevereiro para crescimento de 1,0% em março.

No acumulado em 12 meses, o crescimento nesta leitura foi de 1,4%, ante alta de 0,9% na anterior. Na comparação com março de 2022, o indicador cresceu 4,9%.

Em relatório, os pesquisadores do Núcleo de Estudos de Conjuntura (NEC) da Facamp afirmam que o comportamento do ITE sugere uma recuperação da economia brasileira no primeiro trimestre do ano, após a queda registrada no Produto Interno Bruto (PIB), de 0,2%, no quarto trimestre de 2022, o que diminui as chances de recessão técnica no País.

Na avaliação dos pesquisadores, a recuperação foi puxada pelos resultados positivos do setor de serviços, que registrou crescimentos de 0,7% e 0,9% em fevereiro e março, respectivamente, de acordo com o IBGE, além do bom desempenho da agropecuária no período.

Os resultados positivos desses dois setores são explicados principalmente pela trajetória de crescimento da massa salarial no período, que contribui para o desempenho dos serviços, e pela recuperação da economia chinesa, que impulsiona o setor do agronegócio, de acordo com a Facamp. Por outro lado, a instituição avalia que as elevadas taxas de juros comprometem o consumo das famílias e o investimento das empresas.

À frente, o cenário de incertezas para o restante do ano permanece, de acordo com a Facamp. “O grau de dificuldade do novo governo para chegar a um consenso em relação ao novo arcabouço fiscal, evitar uma escalada crise de crédito das empresas e, ao mesmo tempo, retomar uma agenda de investimentos será determinante para a magnitude do crescimento econômico neste ano”, afirma a professora da instituição Juliana Filetti.

Segundo a Facamp, o ITE tem coeficiente de correlação de Pearson (r) de 0,84 ante o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-br) em março de 2023. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o coeficiente de correlação é de 0,79% no primeiro trimestre de 2022.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN