CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Jornalista atacado por diretora de cinema que abriu Cannes alega que ela é contra o #MeToo

Segundo Plene, a diretora o agarrou pelos cabelos e cuspiu em seu rosto no momento em que ele almoçava em um restaurante em Paris. O episódio...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Em entrevista à revista Variety, o jornalista francês Edwy Plene, falou nesta terça-feira, 16, sobre o ataque que sofreu pela diretora de cinema Maïwenn.

Segundo Plene, a diretora o agarrou pelos cabelos e cuspiu em seu rosto no momento em que ele almoçava em um restaurante em Paris. O episódio foi registrado em um boletim de ocorrência em 7 de março deste ano.

Plene confessou o que acredita ter motivado a atitude de Maïwenn. Segundo o jornalista, a ação foi em resposta a uma reportagem do Mediapart, jornal online onde ele é o editor-chefe. O jornal produziu uma investigação de estupro e agressão sexual contra Luc Besson, cineasta de O Quinto Elemento. Maïwenn foi casada com Besson na década de 1990 e juntos eles tem uma filha.

“Publicamos o que ela disse à polícia como parte da investigação sobre Besson”, disse Plene.

O jornalista francês vê a agressão como um ato político da diretora contra a investigação do Mediapart sobre a relação de assédio sexual na indústria do cinema. Ele ainda afirmou durante a entrevista que Maïwenn é contra o movimento #MeToo – que defende os direitos das mulheres e as vítimas de assédio sexual.

Plene embasa sua teoria de Maïwenn ser contra o movimento relatando uma entrevista que a diretora deu a revista francesa Paris Match em 2020.

“É uma loucura quanta estupidez elas dizem hoje em dia! Essas mulheres não gostam de homens, isso é claro, e estão causando danos colaterais muito sérios”, disse Maïwenn na ocasião sobre as denúncias de abuso sexual. “Quando ouço mulheres reclamando que os homens só estão interessados em suas nádegas, digo a elas: ‘Aproveite porque não vai durar!'”, declarou a diretora.

“Eu não conheço Maïwenn, nunca a conheci. Eu não saberia, inclusive, reconhecê-la. Essa agressão causou mais estupor do que qualquer outra coisa. Ela não só me atacou individualmente, mas também o que represento, como fundador e diretor de um jornal, que na França esteve à frente de todas as revelações em torno do #MeToo”, diz Edwy à Variety.

O caso voltou a repercutir porque nesta terça-feira, 16, o filme dirigido e estrelado por Maïwenn e Johnny Depp, Jeanne du Barry (2023), abriu o Festival de Cannes, realizado na Côte dAzur, a Riviera Francesa.

A diretora em entrevista recente para um talkshow francês confessou ter agredido o jornalista. As informações são da Variety.

“Se eu confirmo que o assediei? Sim. Eu falarei sobre isso quando me sentir pronta. Estou muito ansiosa em torno do lançamento do meu filme”, teria respondido ela.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN