AMP
Projeto universitário oferece orientação sobre progressão de regime a apenados de Foz do Iguaçu.Foto: Deppen

Projeto universitário oferece orientação sobre progressão a custodiados de Foz do Iguaçu

O projeto oferta direcionamentos sobre reinserção no mercado de trabalho, atendimento de órgãos auxiliares para confecção de documentos, orientações sobre órgãos fiscalizadores de medidas restritivas e......

Publicado em

Por CGN

Projeto universitário oferece orientação sobre progressão de regime a apenados de Foz do Iguaçu.Foto: Deppen

Ocorreu nesta segunda-feira (15) o quarto e último encontro do projeto de extensão universitário Sonho de Liberdade, na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu, no Oeste. A iniciativa foi criada pelo curso de Direito da Uniamérica com o objetivo de preparar pessoas privadas de liberdade (PPL) em regime fechado com orientações sobre monitoração eletrônica, que é um benefício de progressão de regime.

O projeto oferta direcionamentos sobre reinserção no mercado de trabalho, atendimento de órgãos auxiliares para confecção de documentos, orientações sobre órgãos fiscalizadores de medidas restritivas e de assistência social, entre outros.

Os detentos são orientados para o uso da tornozeleira eletrônica, como características dos equipamentos, regras de uso e direitos e deveres da pessoa monitorada. Para isso, tiveram o apoio de policiais penais da Divisão de Monitoração Eletrônica, em especial do Posto de Monitoração Eletrônica da Região 9 – PAM R9. Também são distribuídas cartilhas e material de apoio com todas as informações.

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Mauricio Ferracini, ressalta que, além das atividades relacionadas à custódia dos presos e questões de tratamento penal, a instituição também tem o dever de trabalhar a monitoração eletrônica e, consequentemente, dar a devida assistência aos monitorados.

“Por isso, entendemos que esse projeto vai ao encontro dos objetivos da Polícia Penal do Paraná e da Divisão de Monitoramento Eletrônico, pois fornece informações equilibradas e adequadas aos presos que estão próximos à progressão de regime semiaberto harmonizado. Isso oferece mais segurança e efetividade ao sistema de monitoração eletrônica”, afirma.

O projeto de extensão tem a coordenação do professor William Vieira Costa Zonatto, que também é policial penal. Segundo ele, o projeto Sonho de Liberdade é a concretização do que prevê a Lei de Execução Penal em relação à cooperação da comunidade na execução da pena. “No caso, a começar pela comunidade acadêmica, formadores de opinião que são os primeiros a desenvolverem projetos com propostas reais para os problemas existentes”, afirma.

O projeto possui dois mentores que atuam na consultoria. São eles o policial penal coordenador do Escritório Social de Foz do Iguaçu, Daniel Rodrigo da Silva, e a integrante do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Socioeducação do Tribunal de Justiça do Paraná, Adriana Accioly.

O policial penal Marcos Alexandre de Jesus, que atua na monitoração eletrônica, afirma que o procedimento é atualmente um importante instrumento dentro do tratamento penal. “Isso porque garante o cumprimento da lei com a progressão de regime, sendo do interesse público pelo princípio da economicidade, além de ter um caráter humanizador da pena, pois permite ao egresso o convívio familiar, a continuidade nos estudos e trabalho”, completa.

O projeto de extensão tem um caráter contínuo e será desenvolvido pelos acadêmicos no segundo trimestre deste ano. “O projeto possui uma essência muito relevante que visa proporcionar às pessoas privadas de liberdade o exercício pleno da cidadania, por isso objetivamos que tenha continuidade para atingir o máximo de detentos possível”, diz a aluna Ísis Frasson Monteiro de Barros, também uma das idealizadoras do projeto.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Forças de salvamento do Paraná já resgataram 786 pessoas no Rio Grande do Sul
Paraná sedia pela 1ª vez Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate
PCPR prende dez pessoas em operação contra o tráfico de drogas no Sudoeste do Estado
Com resgates aéreos e barcos, forças do Paraná ajudaram 150 pessoas no Rio Grande do Sul
Helicóptero que vai ajudar vítimas das chuvas decola para o Rio Grande do Sul
Apoio nas chuvas: Paraná envia força-tarefa do Corpo de Bombeiros ao Rio Grande do Sul
Chuvas: Paraná envia força-tarefa do Corpo de Bombeiros ao Rio Grande do Sul
Com viaturas, barcos e helicóptero, Paraná envia força-tarefa dos bombeiros ao Rio Grande do Sul
PMPR participa de nova campanha de segurança ao turista em Foz do Iguaçu
Em apenas 20 dias, Operação Mulher Segura faz 122 prisões no Paraná
PCPR na Comunidade levará serviços de polícia judiciária à população de Foz do Iguaçu
Em 20 dias, Operação Mulher Segura faz 122 prisões no Paraná
Polícia Civil forma sete alunos no curso de operações aéreas de segurança pública
Mortes violentas têm queda de 31% no primeiro trimestre no Rio
Com apoio de cão, PM apreende 1,5 tonelada de maconha em Santa Helena
Laboratório de genética forense da Polícia Científica do Paraná completa 22 anos
PCPR prende três pessoas em flagrante por falsificação de remédios em Curitiba
Polícia Civil indicia envolvidos na morte de advogado no centro do Rio
Major do Corpo de Bombeiros apresenta manual de atendimento a pessoas autistas
Com apoio de cão, PM apreende 2 toneladas de maconha em caminhão em Iguaraçu
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile