CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Estimativa para relação dívida/PIB se mantém em 60,70% para 2023 no Focus do BC

Já a projeção para o déficit primário em 2023 continuou em 1,00% do PIB, de 1,00% quatro semanas antes. Para o déficit nominal este ano, a...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A projeção para o indicador que mede a relação entre a dívida líquida do setor público e o Produto Interno Bruto (PIB) para 2023 se manteve em 60,70%, na primeira semana de estabilidade, no Boletim Focus do Banco Central divulgado nesta segunda-feira, 15, ante 61,30% de um mês antes.

Já a projeção para o déficit primário em 2023 continuou em 1,00% do PIB, de 1,00% quatro semanas antes. Para o déficit nominal este ano, a mediana também permaneceu em 7,80%, mesmo porcentual de um mês atrás.

O resultado primário reflete o saldo entre receitas e despesas do governo, antes do pagamento dos juros da dívida pública. Já o resultado nominal reflete o saldo já após as despesas com juros.

2024

Para o ano que vem, a projeção para a dívida líquida subiu de 64,10% para 64,20% do PIB, contra 64,50% de quatro semanas antes.

Em relação ao déficit primário esperado para 2024, a estimativa continuou em 0,80% do PIB, sendo que a meta prevista pelo governo é de resultado neutro (0% do PIB).

Da mesma forma, o déficit nominal projetado na Focus permaneceu em 7,00% do PIB. Há um mês, os porcentuais eram de 0,80% e 7,10% do PIB, nessa ordem.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN