
GM de Curitiba constata aumento de pessoas nas ruas e faz apelo: “fiquem em casa”
Segundo tecnologia de geolocalização, Paraná é o estado do Sul com menor índice de isolamento social...
Publicado em
Por Luiz Oliveira

O guarda municipal (GM), Frasson, aparece em um vídeo publicado nesta sexta-feira (3) que diz ter constatado desde o início desta semana um aumento de pessoas circulando pelas ruas da região central de Curitiba. Na sequência, ele pede que a população fique em casa e respeite as orientações do Ministério da Saúde.
“Desde o início desta semana até esta sexta-feira, constatamos um aumento considerável de pessoas circulando na região central da capital. Pedimos que, se possível, fiquem em suas casas e apenas saiam se for estritamente necessário e sigam os hábitos de higiene recomendados pelo Ministério da Saúde”, pede o GM.
Índice de isolamento social
De acordo com o dado mais recente, levantado nesta quinta-feira (2), por uma tecnologia de geolocalização que aponta o nível de isolamento das pessoas nos Estados do Brasil, o Paraná é o estado do Sul com menor índice de isolamento social. 58,2 % dos paranaenses estavam em casa, segundo o software.
Criado pela Inloco –uma empresa de Recife (PE)–, o software consegue mapear o comportamento de um indivíduo por meio de sinais de dispositivos de rede sem fio conectado a celulares. Os dados mapeados pela Inloco mostram que a média nacional de pessoas que têm cumprido o isolamento é de 58,9%.
As unidades federativas onde a população fica menos em isolamento são: Tocantins (51,23%) e Roraima (53,07%).
Já onde há mais isolamento são Goiás com 65,03% e Distrito Federal com 62,52%.
Como funciona a tecnologia
Para identificar as regiões onde as pessoas têm cumprido ou não o isolamento decretado pelos governos estaduais, a tecnologia estuda o comportamento da população por meio de sinais de dispositivos de rede sem fio conectados a celulares. A precisão média é de 3 metros.
“É uma tecnologia nova que é mais precisa que o GPS, que se comunica com satélites e consegue calcular a posição de uma pessoa na terra baseada nessa comunicação com o satélite. Essa tecnologia se comunica com dispositivos mais próximos de uma pessoa. Então, em vez de usar satélite, a tecnologia se conecta com antenas de wi-fi e bluetooth. A tecnologia lê os sensores e consegue fazer uma impressão digital para o local”, explicou André Ferraz ao Portal Poder 360.
Segundo Ferraz, o índice de isolamento de 1 indivíduo é observado a partir do nível de vezes que ele se desconecta do dispositivo de rede. A tecnologia, depois de ter identificado o local no qual o indivíduo mora, consegue evidenciar quando ele sai de casa.
As informações são do site Banda B.
Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou