AMP
Secretaria presta homenagem aos profissionais da enfermagem, força maior de trabalho da Saúde - Na foto, Elza de Fátima Pereira Moreira é a servidora mais antiga da secretaria em atividade na área da enfermagem. São 47 anos dedicados aos pacientes do Hospital Luiz Borba Carneiro, em Tibagi, região dos Campos Gerais. Entrou para o quadro de funcionários do Estado em 1975 como auxiliar de enfermagem e desde então permanece na mesma unidade hospitalar -

Dia da Enfermagem: Estado destaca força dos profissionais no atendimento em saúde

Eles atuam nas unidades básicas de saúde, ambulatórios e hospitais, mas também na gerência e gestão dos serviços, na coordenação e supervisão das atividades dos técnicos......

Publicado em

Por CGN

Secretaria presta homenagem aos profissionais da enfermagem, força maior de trabalho da Saúde - Na foto, Elza de Fátima Pereira Moreira é a servidora mais antiga da secretaria em atividade na área da enfermagem. São 47 anos dedicados aos pacientes do Hospital Luiz Borba Carneiro, em Tibagi, região dos Campos Gerais. Entrou para o quadro de funcionários do Estado em 1975 como auxiliar de enfermagem e desde então permanece na mesma unidade hospitalar -

Nesta sexta-feira, 12 de Maio, é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem e o Governo do Estado presta homenagem a esses profissionais, que são linha de frente no atendimento à população na área da Saúde. No Paraná, são mais de 100 mil profissionais. A secretaria estadual da Saúde (Sesa) destaca que dos 6.498 servidores públicos que atuam na pasta, 2.607 – ou 40,12%, são da área da enfermagem.

Eles atuam nas unidades básicas de saúde, ambulatórios e hospitais, mas também na gerência e gestão dos serviços, na coordenação e supervisão das atividades dos técnicos e auxiliares de enfermagem, na docência e na pesquisa acadêmica. A classe conta com categorias conforme o nível de complexidade das atividades. Atualmente, no sistema público estadual da saúde são 1.724 técnicos de enfermagem, 798 enfermeiros e 85 auxiliares de enfermagem na Sesa.

Elza de Fátima Pereira Moreira é a servidora mais antiga da Sesa em atividade na área da enfermagem. São 47 anos dedicados aos pacientes do Hospital Luiz Borba Carneiro, em Tibagi, nos Campos Gerais. Entrou para o quadro de funcionários do Estado em 1975 como auxiliar de enfermagem e, desde então, permanece na mesma unidade hospitalar.

“Entrei jovem no hospital, sempre na mesma função e não pretendo me afastar ainda. Trabalho por amor à profissão e quando estou de plantão faço o melhor, dedicação total às pessoas que precisam dos meus serviços”, afirma Elza. Dentre as funções do cargo estão o auxílio ao paciente nas consultas e procedimentos, sempre seguindo orientações de enfermeiros e da equipe médica. Elza incentiva e auxilia nas práticas de higiene, além de outras atividades voltadas à assistência direta às pessoas.

“Desde criança sempre quis seguir essa profissão. Atendia e atendo os moradores da região. Vi muitas pessoas nascerem aqui e voltarem anos depois para algum tipo de procedimento. Minhas filhas também seguiram na área da enfermagem e me emociono quando relembro toda essa trajetória”, diz ela.

VALORIZAÇÃO – O Governo do Estado, por meio da Sesa e em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), reforça o apoio e incentivo a estes profissionais. Em novembro do ano passado, dentro do Programa de Formação Técnica para Agentes de Saúde, 333 novos técnicos de enfermagem se formaram, abrangendo as 22 Regionais de Saúde.

“Investimos na formação e capacitação de novos profissionais, buscando ampliar os recursos humanos. Essa política tem reflexo direto na qualidade de atendimento à saúde da população”, diz o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Reconhecimento mais do que especial a esses mais de 2,6 mil profissionais da enfermagem que diariamente estão na linha de frente da Saúde”, afirma.

HOMENAGEM – O Dia Internacional da Enfermagem foi instituído em homenagem a Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820, na Inglaterra. O trabalho da enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra, teve profundo impacto na saúde e na reorganização dos serviços desta área em nível mundial, sendo considerado um marco na profissionalização da enfermagem moderna.

“A Enfermagem é a maior força de trabalho na área de saúde, presente em todos os níveis de atenção, sendo que na atenção hospitalar a atuação é de 24 horas por dia”, enfatiza a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, enfermeira há 37 anos. “O trabalho destes profissionais é fundamental na prevenção de doenças, promoção, assistência e recuperação da saúde das pessoas, famílias e coletividade.”

No Brasil, a data é lembrada desde 1938. Além disso, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem no país, em homenagem à Nightingale e também à Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Com aumento de casos, Secretaria da Saúde alerta sobre os cuidados com a hepatite A
Ouvidoria da Saúde distribui 220 urnas para manifestações dos usuários do SUS
Planejamento familiar: laqueaduras e vasectomias no SUS dobraram no Paraná
Programa SUS Digital tem adesão de 100% dos municípios paranaenses
Informe da Secretaria da Saúde registra 38.468 novos casos de dengue e mais 26 óbitos
Informe da Saúde registra 38.468 novos casos de dengue e mais 26 óbitos
Hemonúcleo de Apucarana vai aos municípios coletar sangue e doações aumentam 20%
1ª etapa: Saúde faz chamamento de 108 profissionais selecionados por PSS
Todos os municípios já estão aplicando a vacina contra a gripe para maiores de seis meses
Para reforçar atendimento contra dengue, Estado habilita mais quatro leitos em Ponta Grossa
Secretaria da Saúde alerta sobre aumento da circulação do vírus sincicial na região Noroeste
Saúde alerta sobre o vírus sincicial que causa infecções respiratórias
Vacinação contra a gripe é liberada para toda a população a partir de seis meses de idade
Secretaria da Saúde confirma mais 42 óbitos e 32,8 mil novos casos de dengue
Estado destina R$ 48 milhões para vigilância em saúde, incluindo combate à dengue
Saúde promove seminário para aprimorar cuidados na rede de urgência e emergência
RJ: médicos receberão manual sobre obesidade e doença cardiovascular
Com foco na dengue, Estado habilita 14 leitos no Hospital Universitário de Ponta Grossa
Paraná chega a 1 milhão de doses aplicadas contra a gripe, mas cobertura ainda é baixa
Estado alerta sobre riscos e proibições dos "vapes" e reforça disponibilidade de tratamento
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile