AMP
MUPA divulga o resultado final do III Edital de Ocupação do Espaço -Foto: MUPA

Três novas mostras: MUPA divulga o resultado final do 3º edital de ocupação do Espaço Vitrine

Sob o tema “Próximos Rituais”, esta edição obteve propostas de exposição nas áreas de Artes Visuais, Design, Arquitetura em diálogo com as disciplinas científicas da instituição......

Publicado em

Por CGN

MUPA divulga o resultado final do III Edital de Ocupação do Espaço -Foto: MUPA

A terceira edição do Edital de Ocupação do Espaço Vitrine do Museu Paranaense recebeu 81 propostas de artistas, arquitetos, artesãos e pesquisadores residentes no Paraná, Bahia, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais. As inscrições aconteceram, de forma on-line, de 16 de março até 10 de abril de 2023. Os selecionados receberão uma contrapartida financeira no valor de R$ 5 mil cada.

Sob o tema “Próximos Rituais”, esta edição obteve propostas de exposição nas áreas de Artes Visuais, Design, Arquitetura em diálogo com as disciplinas científicas da instituição (Antropologia, Arqueologia e História), reforçando a interdisciplinaridade entre esses diferentes campos do conhecimento.

A comissão julgadora foi formada por três representantes da sociedade civil Diogo Duda, Yhuri Cruz e Milla Jung, e dois colaboradores da equipe do MUPA.

Ao longo do ano o público poder desfrutar de três exposições. As propostas selecionadas pela comissão, por ordem alfabética, seguidas de uma proposta selecionada como suplente, foram as seguintes: “Encontros”, do proponente Augusto Leal; “Procurem-se”, da proponente Luana Navarro; e “Vidro”, do proponente Jandir Jr.

A equipe do Museu entrará em contato com os selecionados nos próximos dias, via e-mail, para encaminhar todas as informações necessárias.

À proponente selecionada como suplente – “Queimadas”, de Julia Arbex – será solicitado apenas o envio dos documentos caso um dos três projetos selecionados não cumpra as exigências previstas no edital.

COMISSÃO JULGADORA – Diogo Duda é artista, formado pela Universidade Estadual do Paraná, em 2018. Como visitante, frequentou a Universidade Estadual de Belas Artes Städelschule (Alemanha), em 2017. Recentemente integrou a equipe de curadores da mostra “Ante ecos e ocos” (MUPA, 2022) e tem obras nos acervos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu de Arte de Britânia (GO) e Museu Paranaense. Atualmente vive e trabalha em Curitiba.

Yhuri Cruz, é artista visual e escritor, graduado em Ciência Política, no Rio de Janeiro. Desenvolve sua prática artística a partir de configurações poéticas entre o fantasmagórico e o real, buscando dar conta do que denomina memórias subterrâneas e da necropolítica como plano neocolonial.

Tomando essas memórias como assombrações, sua produção escultórica recente se materializa numa fusão de pedras e gravuras. Outras pesquisas de caráter mais instalativo tendem a se relacionar com monumentos, presenças afrodiaspóricas, memoriais e informações silenciadas.

Milla Jung é fotógrafa, artista visual e pesquisadora em artes visuais. Atualmente investiga questões sobre imagem e esfera pública a partir da relação entre práticas artísticas e políticas da imagem. Doutora em poéticas Visuais pela ECA-USP, mestre em teoria da Arte pelo CEART-UDESC, especialista em Fotografia como Instrumento de Pesquisa em Ciências Sociais pela UCAM, aperfeiçoamento no Centro Internacional de Fotografia – ICP, em NY/USA e na Escola para Assuntos Fotográficos de Praga, na República Tcheca.

Entre outros, compôs o júri e curadoria do 67º Salão Paranaense do MAC/PR, recebeu e participou do “Prêmio Trajetórias em Artes Visuais”, do Prêmio “Outras Palavras” na categoria Ensaios Críticos, do XII Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, o Rede Nacional Funarte (5º, 7º e 10º), da Bolsa de Produção de Artes visuais (3ª e 6ª), entre outras exposições.

SOBRE O EDITAL – O Edital de Ocupação do Espaço Vitrine é um programa do Museu Paranaense que tem como objetivo trazer propostas de exposição nas áreas de Artes Visuais, Design e Arquitetura em diálogo com as disciplinas científicas da instituição: Antropologia, Arqueologia e História, promovendo a interdisciplinaridade entre esses diferentes campos de atuação.

Desde sua primeira edição até a atual, 168 propostas de artistas já foram selecionadas e apresentadas ao público, em exposições gratuitas dentro do próprio museu.

“Neste ano, o tema norteador do edital buscou estimular os proponentes a pensar em novas maneiras de convívio e de apontar futuros possíveis a partir de suas próprias ancestralidades”, destacou a diretora do MUPA, Gabriela Bettega.

Para ela, esse diálogo não se limita ao tema norteador, mas também abrange as disciplinas centrais do organograma do Museu Paranaense. “Por meio das 81 propostas que recebemos nesta terceira edição, percebemos que há um interesse na interdisciplinaridade entre esses diversos campos de atuação e conhecimento”, afirma.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Concerto de aniversário da Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta choros de Villa-Lobos
Orquestra para mães, exposição japonesa e Semana dos Museus animam a programação cultural
"Lampadário de Mesquita": MON promove oficina de argila para crianças de 1 a 2 anos
Espaços culturais do Estado divulgam programação da Semana Nacional de Museus
Secretaria da Cultura, Biblioteca Pública e museus recebem doações para vítimas do RS
Museu do Samba é declarado patrimônio histórico e cultural do RJ
Museu Oscar Niemeyer leva exposição de arte japonesa a Assaí, no Norte do Paraná
Mergulho na essência do Nordeste, "Uma Jornada no Sertão" chega ao Guaíra
Com mais de 50 eventos, Programa Público do MUPA entra na segunda edição
Miniauditório do Teatro Guaíra recebe duas peças gratuitas da Súbita Companhia em maio
Musical "Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças" chega ao Guairinha em maio
Arnaldo Antunes e Vitor Araújo tocam "Lágrimas no Mar" no Guairão no dia 18 de maio
MON divulga programação especial da Semana Nacional de Museus 2024
Paraná quer receber unidade da Escola de Balé da Ópera de Paris
Paraná sela parceria para ter filial do Pompidou em Foz do Iguaçu
Caminhos da Reportagem conta histórias de pessoas presas injustamente
Lançamentos de livros, oficinas e exposições: veja a agenda de maio na Biblioteca Pública
Festival de Audiovisualidades do MAC-PR prorroga inscrições e expande programação
Barbatuques, Balé Teatro Guaíra, novos livros e exposição inédita no MAC marcam agenda cultural
Multiartista curitibano Rimon Guimarães é o próximo a ocupar a Sala Aberta do MAC-PR
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile