CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Taxas fecham em baixa com exterior, revisões de PIB e Selic

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2021 encerrou em 3,205%, de 3,248% ontem no ajuste, e a do DI para janeiro...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A quinta-feira, 2, foi de alívio nos prêmios de risco da curva a termo na sessão regular, mas na reta final dos negócios a ponta longa zerou a queda e fechou com viés de alta. A melhora do humor no exterior a partir do mercado de petróleo, novas medidas anunciadas pelo governo para combater os efeitos do coronavírus na economia, boa disposição do Congresso para votar medidas, mais revisões de PIB e Selic para baixo e, por fim, cancelamento do leilão de NTN-F formaram o mix de fatores a conduzir as taxas futuras. O destaque foram os vencimentos intermediários, que caíram em até 16 pontos-base.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2021 encerrou em 3,205%, de 3,248% ontem no ajuste, e a do DI para janeiro de 2022 caiu de 4,211% para 4,05%. O DI para janeiro de 2027 terminou com taxa de 7,75%, de 7,732% ontem.

A trajetória descendente dos juros começou ainda ontem na sessão estendida, após anúncio de medidas do Fed e do Tesouro cancelando o leilão de NTN-F para hoje, o que tirou pressão do mercado na medida em que os participantes da operação têm de buscar hedge no DI para fazer suas ofertas. E prosseguiu hoje com o Conselho Monetário Nacional anunciando medidas para o crédito, enquanto no exterior os sinais de corte expressivo na produção de petróleo para estabilizar os preços acalmaram o mercado, em contraponto à nova decepção com disparada dos pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos na semana passada.

Para Vladimir Caramaschi, estrategista-chefe da CA Indosuez Brasil, o mercado está “resignado” sobre os efeitos da pandemia na atividade e, apesar de ciente das dificuldades, quer acreditar que as medidas já adotadas podem estancar o “backstop” da economia. “Temos os BCs operando no modo ‘Mario Draghi'”, afirmou, se referindo ao ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE) e seu super QE (quantitative easing) anos atrás.

A curva continuou hoje mostrando um mercado dividido nas apostas para o Copom de maio. A precificação, de -37 pontos, indica 50% de chance para corte de 0,5 ponto porcentual na atual Selic de 3,75% e 50% de possibilidade de queda de 0,25 ponto.

Algumas instituições revisaram agressivamente suas estimativas para a taxa básica, caso da Itaú Asset, que agora vê corte de nada menos do que 2,25 pontos porcentuais, o que levaria a Selic a 1,5% no fim do ano.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN