CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Haddad: Abrimos espaço para uma redução da taxa de juros, que pode acontecer a qualquer momento

“O Banco Central tem autonomia para decidir, mas o governo está fazendo a sua parte”, afirmou Haddad após deixar o gabinete do ministério na avenida Paulista...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Ao falar sobre sua expectativa para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da semana que vem, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira, 28, o governo já criou condições para a taxa de juros voltar a cair “a qualquer momento”.

“O Banco Central tem autonomia para decidir, mas o governo está fazendo a sua parte”, afirmou Haddad após deixar o gabinete do ministério na avenida Paulista nesta sexta-feira.

Segundo o ministro, os esforços do governo em reequilibrar as contas públicas para a economia crescer com sustentabilidade são reconhecidos pelo Banco Central (BC). “Abrimos espaço para uma redução da taxa de juros, que pode acontecer a qualquer momento”, disse Haddad, reiterando o compromisso do governo de “arrumar a casa” no primeiro ano do mandato.

Referindo-se à decisão do Superior Tribunal da Justiça (STJ) favorável ao governo sobre a inclusão de benefícios fiscais de ICMS na base de cálculo de impostos federais, Haddad avaliou que a administração federal está conseguindo angariar apoio para eliminar o máximo possível os gastos tributários. Essa é uma conta que representa, segundo Haddad, perdas equivalentes a 1,5% do PIB, algo como R$ 150 bilhões, aos cofres da União.

O ministro voltou a dizer que, corrigindo distorções do sistema tributário, o arcabouço fiscal proposto pelo ministério, cujo objetivo é reverter o déficit primário, fica em pé, assegurando sustentabilidade para o crescimento econômico no longo prazo.

Depois de citar a ociosidade em cadeias como a de produção de veículos, o ministro pontuou que o hiato do produto – isto é, o desempenho do PIB abaixo do potencial – permite ao Brasil crescer sem pressão inflacionária. “Vamos poder produzir mais, sem pressão inflacionária e com espaço para a queda da taxa de juros.”

O ministro afirmou também que o governo não pode deixar de tomar todo mês medidas, em áreas como crédito e mercado de capitais, para a economia crescer satisfatoriamente. “Não podemos brincar com a economia”, frisou.

Questionado se espera um corte dos juros na reunião do Copom da semana que vem, Haddad considerou que o mais importante é uma sinalização do início do ciclo de afrouxamento monetário para que as empresas voltem a investir pesadamente no Brasil.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN