Com recorde, Bottas fatura pole do GP dos EUA; Hamilton larga em 5º

Com uma forte performance ainda no início do Q3, a terceira e última sessão do treino classificatório, Bottas registrou a marca de 1min32s029. Garantiu, assim, a...

Publicado em

Por Agência Estado

Ainda com esperanças de adiar o título de Lewis Hamilton, o finlandês Valtteri Bottas fez a sua parte neste sábado ao faturar a pole position do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. Em Austin, o piloto da Mercedes obteve o melhor tempo do fim de semana e cravou o novo recorde do Circuito das Américas. Hamilton vai sair do 5º posto.

Com uma forte performance ainda no início do Q3, a terceira e última sessão do treino classificatório, Bottas registrou a marca de 1min32s029. Garantiu, assim, a sua quinta pole da temporada e a 11ª de sua carreira. Ele vai largar ao lado do alemão Sebastian Vettel. O piloto da Ferrari anotou o tempo de 1min32s041.

Ambos serão seguidos de perto pelo holandês Max Verstappen (1min32s096) e pelo monegasco Charles Leclerc (1min32s137). O piloto da Red Bull liderou o primeiro e o terceiro treinos livres. Mas não conseguiu ameaçar a pole de Bottas. Leclerc, por sua vez, vem abaixo de Vettel durante quase todo o fim de semana até agora.

Líder disparado do campeonato, Hamilton terá um novo “match point” neste domingo. Perto do hexacampeonato, o inglês vai largar da quinta posição após uma performance mais discreta no Q3. Ele não passou do 1min32s321. Será sua pior posição de largada na temporada até agora.

A três corridas do fim do campeonato, Hamilton só precisa e mais quatro pontos para sacramentar o novo título. Para deixar Austin com o título nas mãos, o piloto da Mercedes precisa chegar em 8º lugar ou mesmo em 9º, se obtiver a volta mais rápida. E isso mesmo que Bottas vença a corrida.

O grid de largada terá ainda o tailandês Alexander Albon, da Red Bull, na sexta colocação (1min32s548), seguido do espanhol Carlos Sainz Jr. (1min32s847) e do britânico Lando Norris (1min33s175), ambos da McLaren. No nono posto, estará o australiano Daniel Ricciardo, da Renault (1min33s488), logo à frente do francês Pierre Gasly, da Toro Rosso (1min33s601).

O treino deste sábado foi marcado por poucas emoções. O Q2, a segunda sessão do treino, contou com o único momento tenso da atividade. Vestappen fez uma manobra estranha que quase resultou em colisão com Hamilton e o russo Daniil Kvyat. Os pilotos da Ferrari acabaram dominando esta parte da atividade, com Leclerc à frente do companheiro Vettel.

Antes, no Q1, o mais veloz foi o mais uma vez surpreendente Lando Norris. O britânico da McLaren desbancou Hamilton e Verstappen para assumir a liderança da tabela de tempo. Horas antes, no terceiro treino livre, Norris havia sido o terceiro mais rápido.

O mexicano Sergio Pérez obteve apenas o 19º e penúltimo lugar, no Q1. Mas terá que largar do último posto, diretamente dos boxes, após ter sido punido ainda na sexta-feira.

A largada do GP dos EUA está marcada para as 16h10 (horário de Brasília) deste domingo. Será a antepenúltima etapa do campeonato. Depois, serão disputados os GPs do Brasil, no dia 17, e de Abu Dabi, em 1º de dezembro.

Confira o grid de largada do GP dos Estados Unidos:

1º – Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), 1min32s029
2º – Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), 1min32s041
3º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), 1min32s096
4º – Charles Leclerc (MON/Ferrari), 1min32s137
5º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 1min32s321
6º – Alexander Albon (TAI/Red Bull), 1min32s548
7º – Carlos Sainz Jr. (ESP/McLaren), 1min32s847
8º – Lando Norris (ING/McLaren), 1min33s175
9º – Daniel Ricciardo (AUS/Renault), 1min33s488
10º – Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso), 1min33s601
—————————————————-
11º – Nico Hülkenberg (ALE/Renault), 1min33s815
12º – Kevin Magnussen (DIN/Ferrari), 1min33s979
13º – Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), 1min33s989
14º – Lance Stroll (CAN/Racing Point), 1min34s100
15º – Romain Grosjean (FRA/Haas), 1min34s158
—————————————————–
16º – Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo), 1min34s226
17º – Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo), 1min34s369
18º – George Russel (ING/Williams), 1min35s372
19º – Robert Kubica (POL/Williams), 1min35s889
20º – Sergio Pérez (MEX/Racing Point),1min35s808*

* sofreu punição

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X